Uma viagem ao Paraguai

Um dia desses estava viajando para um vilarejo distante de minha cidade.Como de costume coloquei meu fone e comecei a ouvir uma música do Guns N´Roses enquanto lia um livro e ao mesmo tempo apreciava a paisagem daquele lugar. Percebi que quanto mais me afastava de minha cidade e me aproximava do vilarejo o cenário ficava cada vez melhor e acabei por deixar o livro e fixei meu olhar para fora da janela. A vegetação que antes era mata nativa , aos poucos foi se tornando cerrado e era possível ver os animais com mais clareza e até ouvir o canto de alguns pássaros. O ônibus parou e eu permaneci imóvel na janela quando de repente senti uma mão em meus ombros, olhei calmamente para o lado e me dei conta de que alguém havia se sentado ali.Um rapaz alto, magro, moreno, cabelos meio despenteados pelo vento e um pouco rouco, me pedira educadamente para que eu retirasse a mochila para que ele pudesse melhor se acomodar então coloquei a mesma no colo e lhe pedi desculpa pelo ocorrido. Então ele me disse seu nome e pediu para olhar o livro, eu concordei. Daí começou um dos melhores contos que já ouvi. Começamos a conversar e o tema variava sobre vários assuntos, quando ele me contou sobre sua viagem.

Eduardo foi ao Paraguai,( pasmem) de carona!

Saiu da nossa pequena cidade cansado de tudo com apenas uma mochila, umas mudas de roupas e uns trocados no bolso. Ele que nunca havia saído de Minas Gerais passeou por quase todos os estados brasileiros vendendo miçangas e tocando na rua para conseguir um dinheirinho. Eduardo nesses dias de loucura conheceu muita gente, pessoas interessantes, outras fúteis, malucas como ele e mais uma infinidade de lugares. Até então seu plano inicial era só "dar um tempo" daqui da cidade mas acabou se apaixonando pela ideia de ir até o Paraguai, foi pedindo carona pra todas as pessoas que conheceu pelo caminho e contava toda uma história para encanta-las. Ele realmente tinha um dom para essas coisas, as palavras soam coerentes em sua boca. Até que o grande dia chegou, ele conseguiu sua ultima carona e foi até o Paraguai, ficou por la uns dias, tirou algumas fotos para registrar o momento e daí recomeçou toda a jornada de Eduardo para voltar para Minas. Dava pra ver em seus olhos que ele estava cansado e que precisava dormir, mas também era perceptível uma satisfação muito grande nesses mesmos olhos!

Ele ainda me contou muitas outras histórias mas naquele momento preferi deixa-lo descansar e logo anotar a história para que não me esquecesse, mesmo sabendo que isso seria impossível. Eduardo ainda me presenteou com um colarzinho de pedra que há muito tempo eu queria e pra retribuir eu doei-lhe o livro. Essa sem dúvida foi uma das melhores viagens que eu já tive e um dos melhores contos que já ouvi...