Eu não acredito em superstições...mas tomo meus cuidados!

Nem mesmo o sol inclemente de verão retardaria o trabalho de Celso. Sua disposição hercúlea,aliada a uma tesoura nova,aparariam toda aquela hera antes do meio dia.

__Mais água,seu Celso?

Era Tião,o dono da casa,preocupado com a saúde do seu faz tudo:Descascou a pintura da parede?Chama o Celso!A descarga pifou?Chama o Celso?O piso estufou?Chama o Celso!As coisas eram assim.

__Vou aceitar sim,obrigado.

O homem de seus trinta e muitos anos desceu com cuidado os cinco degraus da escada,que tinha a parte superior encostada no muro e a parte inferior escorada na borda de pedra São Tomé que circundava a piscina.

__Está fresquinha!__exclamou,enquanto olhava para a grande parte já cortada,admirando seu trabalho.

__Bebe tudo que o calor está de matar__aconselhou Tião,vendo que o empregado suava muito__Quer parar agora para almoçar?

__Não.__enxugou o rosto com uma toalha__Vou terminar logo com isso.Só falta o pedaço da sauna.Assim eu chego cedo em casa e ajudo a patroa com a ceia.

Esqueci de dizer.Estamos na véspera de natal.De volta ao texto:

__Tudo bem__concordou Tião,deixando o vidro com água em cima de uma das duas mesas brancas que ficavam a beira da piscina__Vou ficar lá em cima.Qualquer dúvida me chama.

__Pode deixar.

Celso levantou a escada com as duas mãos e a encostou no murinho lateral da sauna,que era cerca de um metro mais baixo do que o muro principal.A pequena casa de vapor media uns dois metros de largura por seis de comprimento,já inclusos os espaços da ducha e do filtro da piscina.Coberta pela trepadeira,estava toda verde,como uma morada de duende.

Cerca de dez minutos depois,Tião ouviu Celso lhe chamar:

__Seu Tião!Seu Tião!Vem aqui,por favor!

Tião,que ajudava a esposa a preparar o bacalhau,deixou a nobre tarefa e atendeu ao chamado.

__O que é que houve,seu Celso?

Celso,que tinha um olhar preocupado,apontou na direção do teto da sauna e disse:

__É que eu encontrei,no meio das folhas da hera,uma coisa esquisita..

__Esquisita?Como assim?

__Sobe ali que o senhor vai ver...

Tião subiu na escada e observou durante alguns segundos a laje de cimento parcialmente limpa.

__Não estou vendo nada.__falou,voltando o olhar para baixo.

__Olha na direção do muro dos fundos.

Tião olhou para o local indicado por Celso e viu,encostado ao muro,um pequeno recipiente de plástico transparente,medindo uns dez centímetros de comprimento,quatro de largura e arredondado nas duas extremidades.Dava para ver que,no seu interior,havia uma massa acinzentada recoberta por uma camada esbranquiçada,semelhante a teia de aranha.

__Mas o que é aquilo?

__Se o senhor não sabe__Celso levantou levemente os ombros__Não sou eu quem vou saber...

Tião concluiu que o empregado estava escondendo informação e insistiu:

__Seu Celso.O que o senhor acha que é?

Celso olhou para os lados,como se mais alguém estivesse ali escutando a conversa,e disse:

__Doutor;eu já vi muita coisa esquisita nessa vida...Coisas que a maioria das pessoas não acreditaria se eu contasse...De modos que eu acho que...Fizeram um trabalho contra a sua casa!!Pronto!É isso!

__Um trabalho?

__Sim.Alguém quer lhe prejudicar.O senhor tem inimigos?

__inimigos?__Tião desequilibrou-se levemente no degrau__Que eu saiba...Não!

Celso deu um risinho sem graça e falou.

__A gente nunca sabe de tudo,doutor...Agora eu devo parar o serviço...Depois é melhor chamar um padre para levar aquilo...O senhor é católico,não é?

__Sou,mas..Ora,seu Celso!__desceu da escada e fez um movimento de súplica com as mãos__Deixa de ser medroso!Só falta esse pedacinho da sauna!Acaba logo com isso!Essa hera cresce rápido!Daqui há pouco já vai estar grande de novo e vai começar a sujar o quintal dos vizinhos!Por favor,vai!?

Celso olhou para Tião por alguns segundos enquanto analisava mentalmente a situação.Aquele homem sempre lhe pagara melhor do que todos os outros lugares onde fazia biscates.Era um bom patrão e merecia o sacrifício.

__Eu termino o serviço;mas espera um pouco.__colocou a tesoura no chão e deu uma corrida até o banheiro,onde estava sua mochila.Logo depois voltou com um monte de cordões em volta do pescoço,cada um de uma cor.

__O que é isso?__quis saber Tião,arrependendo-se da pergunta,de resposta óbvia,segundos depois de tê-la feito.

__Proteção.__foi subindo a escada__Vou acabar o serviço.__e recomeçou o corte.

Sem falar nada,Tião voltou para a cozinha.Minutos depois,ouviu o barulho de gente caindo na água.Ao chegar na varanda,viu Celso dentro da piscina,só com a cabeça para fora,olhando na direção do muro.

__Você caiu?__gritou,preocupado.

__Foi o morcego que passou voando,me assustou e eu me desequilibrei__respondeu Celso,e apontou para um vulto escuro agarrado numa das paredes verdes.

Tião desceu as escadas e foi ajudar o empregado a sair da água.

__Não precisa ter medo não!__tranquilizou o dono da casa__Quando está muito calor eles vem aqui beber água da piscina!

__Mas de dia?Eu pensei que morcego só voasse a noite!__enquanto Celso falava,o vampiro levantou vôo e sumiu entre as folhas de uma mangueira próxima.

__De dia também..

__Doutor..Eu não queria falar..Mas agora há pouco eu vi um Anu pousar no seu coqueiro..

__Anu?

__Sim..É uma ave que,dizem os mais antigos,traz mau agouro..É muita coincidência,não acha?Aquele pote estranho,o morcego,o Anú..Eu procuraria ajuda espiritual...Olha,acabei o serviço.Peguei "aquilo" com a pá e coloquei ali em cima da mesa.Depois o senhor dá um jeito...Segunda feira eu venho ensacar as folhagens...acho que torci o pé quando caí.

__Claro,claro__assentiu Tião,visivelmente preocupado com as informações agourentas.

Célio enxugou-se,recebeu o pagamento,desejou feliz natal e foi embora.Ao chegar em casa falou com a patroa,que assava um chester:

__Vamos dar um pulo no centro hoje.

__Mas a a gente não ia na segun..

__Vamos hoje!Veste os moleques que no caminho eu te explico!

Enquanto isso,Tião contava para a esposa o acontecido.Depois de ouvir o que o marido dissera,ela falou:

__Tião,eu acho que tudo é possível nesse mundo..Você brigou com alguém..Algum desentendimento no trabalho?

__Olha Lúcia__coçou a testa com o indicador esquerdo__Eu sou um fiscal da vigilância sanitária...É muito difícil não brigar com ninguém..Será que um dos autuados..

__Vamos na missa do galo hoje!__Sentenciou a mulher__Ano passado nós não fomos...Temos que colocar a reza em dia...Pedir proteção.

__Concordo!Vamos na missa!

Naquele instante o filho de quinze anos do casal entrou na cozinha,suado e com a roupa imunda.A pelada havia sido boa.

__OI,oi..__abriu a geladeira,pegou o vidro de água e ameaçou beber no gargalo.

__Nem pense nisso!__a mãe lhe deu um copo.Depois de beber com sofreguidão,o menino perguntou:

__O Celso cortou a hera?

Tião,depois de recolocar o vidro na geladeira,respondeu:

__Não só cortou como também achou uma coisa estranha no meio das folhagens...

__Estranha?O quê?

__Tião levou o filho até a varanda e mostrou o recipiente transparente em cima da mesa.O jovem deu um sorriso.

__Aquilo?O senhor não sabe o que é aquilo?

__Não.O Celso disse que poderia ser um trabalho contra a nossa casa...

__Pai;aquilo é uma banheira de passarinho.Para o bichinho tomar banho.

__Banheira de passar..Mas está cheia de uma massa esquisita dentro!

__Eu explico.É que eu faço birdwatching.

__Bird o quê?

__Birdwatching!Observação de pássaros!Aqui tem muito sanhaço,mas como eles são ariscos eu coloco ração dentro da banheira,que é mais espaçosa que os comedouros,para atraí-los.As vezes eu uso frutas...

__Continuo sem entender...

__Pai;é a ração estragada pela umidade..Deu mofo,bolor,fungos...já tem algum tempo que esqueci o vasilhame lá...A hera cresce tão rápido que o escondeu...__concluiu o moleque,enquanto tirava a chuteira enlameada do pé esquerdo.

__Coloca essas chuteiras no tanque que depois eu lavo!__ordenou a mãe,para logo depois cair na gargalhada com o pai.Trabalho?Mandinga?Nada disso!Birdwatching!

__Mesmo assim,hoje à noite vamos na missa!__sentenciou Tião,célere.

__Você acha que devemos ligar para o Celso?__perguntou Lúcia.

__Não vai ser preciso.Segunda feira ele vem ensacar as folhagens..Além disso;se bem o conheço,a essa hora ele já está tomado passe no centro em que frequenta...deixa ele se proteger...

__Cada um na sua!__observou a mulher

__Isso aí!

Tião pegou a esposa pela cintura e tascou-lhe um beijo na bochecha.O filho,que havia resolvido o mistério,sentiu o clima de romance e foi tomar banho.

Horas depois,na igrejinha do bairro,juntos,os três assistiram a missa do galo.

Foi um bom natal.

UM FELIZ NATAL PARA TODOS!

arqueiro
Enviado por arqueiro em 27/12/2015
Código do texto: T5492734
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.