ESTRANHA VOCAÇÃO - PARTE lll
Aos primeiros raios do sol, começaram a se mover pela
margem do rio, sob as copas das árvores e logo avistaram um acampamento inimigo. O tenente, virando-se ao sargento ordenou,
- Mande dois homens se aproximarem para trazerem melhores informações. Pegou o binóculo e começou a observar o terreno, ao virar para o lado onde os dois homens se preparavam, viu um deles dando dinheiro ao Pedro que seguiu sozinho. Chamou o sargento e indagou
- Por que o Pedro pegou dinheiro do outro e seguiu só?
- É sempre assim, o Pedro não quer companhia, e os outro pagam para não correrem tantos riscos, eu sei que é errado, mas ele fala que se vira melhor estando só, não precisa se preocupar com ninguém. Já foi preso por esta prática, mas não tem jeito, está sempre aprontando, mas é um ótimo soldado. Faz com prazer o que outros não gostam de fazer!
Ao voltar fez um relatório do que viu; ao ser dispensado pelo tenente foi se encontrar com seus colegas de barraca. Nisto o tenente notou que estava mostrando uma arma para eles, se aproximou e viu que era uma pistola inimiga, chamou Pedro e indagou,
- Soldado, onde arrumou esta arma?
- Achei no campo Sr, respondeu Pedro.
O sargento que ouviu, se aproximou de Pedro dizendo,
- Pedro onde você pegou esta arma, ninguém a perde num campo de batalha, vai sem rodeios, diga a verdade!
- Bom já que o Sr quer saber, a peguei na barraca de um oficial , eles estavam jantando eu aproveitei, trouxe um vinho também, é para o Sr.
O sargento, olhou para o tenente, coçando a cabeça, falou.
- Que fazemos? Não lhe disse, que ele era muito ousado?
- É de fato, é muita ousadia, mas precisamos de soldados destemidos, vamos dizer para ser mais cauteloso.
Na semana seguinte o tenente teria que fazer um incursão mais próxima do acampamento inimigo para colher mais informações, a pedido do Alto Comando. Chamou o sargento para recrutar quatro homens para a operação.
Ao passar ao sargento o assunto, logo designou Pedro no comando. Mandou chamá-los.
O sargento cumpriu as ordens e ao chegar com os homens recrutados, o tenente expos a eles as ordens que recebera.
- Pedro logo pediu licença, e disse ao tenente,
- Sr, me permita ir só, eu sei me esgueirar pelo meio deles, conheço o campo minado, todas as trincheiras, posso passar sem problemas, e não tenho que me preocupar em ninguém!
O tenente olhou para o sargento que consentiu com a cabeça.
- Está bem, mas não corra nenhum risco, precisamos da informações, a partir do momento que cruzar o front estará por sua conta . Na hora acertada Pedro partiu.
Passou pelo campo minado que conhecia bem, tinha descoberto o esquema de colocação da minas, desviou das trincheiras inimigas e entrou no QG dos inimigos pelos tubos de ventilação, instalados nas cavernas . Fez muitas fotos, e como não podia deixar de ser, pegou alguns maços de cigarros e doces, retornando em seguida.
No dia seguinte se apresentou ao tenente e entregou a máquina fotográfica, e disse,
- Tenente, as informações que o Sr. precisa estão aí!
- Está bem soldado, parabéns, vamos analisar minuciosamente e passar ao Alto Comando.
Dito isto Pedro, pediu licença e foi dormir.