CAÇADA NA BAIXA DO PEDRO SILVA

Em: 21/11/2013

Meu pai gostava muito de caçar e pescar. Certa vez ele e seu amigo Dedé da Diva foram caçar a noite na Baixa do Pedro Silva onde havia uma casa com um forno de torrar farinha na estrada que liga Urucará a Vila do Castanhal. Eles já vinham pesquisando o local onde tivesse vestígio de comedia de Paca, Cotia e Veado, caças que certamente apareciam no horário noturno para comer, embaixo de tucumãzeiro e arvores frutíferas que esses animais gostam.

A caçada era de tocaia na espera trepado na árvore e a noite. Pois bem à tarde se prepararam com as Espingardas calibre 20 Lanterna de 5 elementos e quando chegou à noite caminharam em direção às comedias. A noite estava escura propicia a uma boa caçada, visto que, quando a noite está luar esses animais cismam de longe e dificilmente aparecem para se alimentar. Nesse dia as caças não apareceram.

A Paca é boa nadadora e gosta da água, que é o local onde ela se refugia quando está em perigo, sua toca tem muitas saídas de emergência, bem escondidas por folhas. A paca passa o dia na sua toca. Sai para se alimentar somente quando não estiver enluarado nas fases de lua nova ou crescente, a paca espera a lua se pôr para sair da toca; nas fases de lua cheia e minguante, sai da toca e volta antes de a lua nascer.

Geralmente, as pacas trilham caminhos nas matas, os quais são chamados de carreiro e, por estes caminhos, sempre trafegam em busca de comida, passando por eles todos os dias, se alimenta no horário noturno e principalmente de frutas.

A Cotia e o Veado também gostam comer quando a Lua se põe ou se antecipam quando em noite de lua cheia e minguante, pois eles possuem uma visão excelente quando a noite está escura e serve para se proteger das Onças e humanos, assim como as Pacas.

Nas caçadas anteriores que faziam juntos já tinham morto Paca e Cotia, mas tinham esperança que qualquer dia desses, caçaria um Veado, pois já tinham visto vestígios de Veados nas comedias.

Outro dia saíram novamente para caçar logo a boca da noite, pois a lua só iria aparecer depois da meia-noite, quando então ouviram um animal se aproximando fazendo barulho nas folhas e galhos, quando o barulho parou bem embaixo da arvore frutífera que estavam trepados, o papai focou e o amigo dele Dede da Diva viu que era um Veado Mucho enorme e apertou o gatilho num tiro certeiro.

Depois cortaram uma vara e amarraram as pernas do Veado com cipó e trouxeram, penduraram na cozinha de casa. Quando pela manhã cedo, eu ainda garoto, meu pai me acordou para ver o belo exemplar que havia caçado. Era um animal grande de pelagem marrom e de carne muito saborosa. O seu couro foi vendido a Barca do Pará que fazia regatão pelos interiores do Amazonas.

Na época esses animais não estavam em extinção e a sua carne era alimento dos caboclos interioranos, visto que, não tinham condições de comprar a carne de boi, que alem de escassa era caro demais para seus bolsos. Hoje, com o aumento da população, o desmatamento, construção de hidrelétricas, a irregularidade das estações da natureza, tudo pela ação do homem além do que continuam a caçar esses animais, por isso eles se encontram quase que em extinção, apesar da proibição.

Urucará cresceu muito daquele tempo para os dias de hoje, a Baixa do Pedro Silva se encontra quase que na cidade devido ao aumento populacional com a expansão e o crescimento da cidade.

Este conto é um fato para que possamos relembrar as histórias antigas do nosso querido Urucará.

FIM

José Gomes Paes
Enviado por José Gomes Paes em 29/12/2013
Código do texto: T4629337
Classificação de conteúdo: seguro