O casamento na fazenda

O CASAMENTO NA FAZENDA

O meu irmão mais novo, resolveu casar; resolveu não né! Quem iria dizer não, depois de engravidar a moça, e ver o tamanho dos cinco irmãos que ela tinha!

—Mana vou me casar e quero que você seja a minha madrinha! O que você me diz?

— Oba! Vamos ter casório meus parabéns! Fico muito feliz! E lógico que eu aceito! Por que tão de repente?

—É que...

—Nem precisa terminar, e é pra quando o neném?

—Acho que pra Maio!

—Tudo bem, o importante é o bebê vir com saúde, e vocês serem felizes! Parabéns!

Combinamos tudo. O casamento do Civil ia ser no sábado às 11horas em Varginha que era a cidade mais próxima com Cartório, e onde chegaríamos pela manhã. Depois iríamos para a casa da noiva em Três Pontas, e lá ficaríamos na fazenda. Domingo seria o casamento do religioso na igrejinha da cidade.

Depois de uma noite inteira viajando, fomos para o Cartório. O casamento correu maravilhosamente bem... Os noivos estavam felizes da vida. E nós também!

Fomos pegar o ônibus para Três Pontas. Esperamos muito tempo, afinal, o ônibus só passava de duas em duas horas. Já estávamos muito cansados, e doidos para chegar à casa da noiva,

Quando finalmente o ônibus chegou, já estava lotado! Mas não só de gente! Cada passageiro tinha um animal, até dois! E o pior, ocupavam as cadeiras do ônibus! Parecia mais um zoológico ambulante. Tinha cachorro, galinha, papagaio, cabra, peru... Apesar de tentar disfarçar o riso, tinha hora que não dava. Não estávamos acostumados com aquela situação! O barulho de bichos era muito grande; o cachorro latia e era acompanhado pelos outros animais! E o cheiro! Era muito forte! Tudo era muito engraçado. Depois de uns trinta e cinco minutos, chegamos finalmente, foi um alívio!

Saltamos do ônibus; a rua era de barro e uma casinha aqui, outra lá. Fiquei olhando pra ver se entendia, e perguntei finalmente pra o meu irmão.

—Menino, cadê a fazenda?

— Tudo isso é a fazenda!

—Mas e a casa principal, não é lá que vamos ficar?

Paramos em frente a uma casinha, tipo; de barro...

—Mano, é aqui a casa que vamos ficar?

—É! Disse ele sem graça.

—Mas essa não vai dar pra todo mundo!

—Relaxa mana, à noite tudo se ajeita!

Eu e meus irmãos nos olhamos e concordamos—esse é doido mesmo!

Qual não foi a nossa surpresa ao vermos a turma que chegou do Rio a noite. Eram amigos de infância, amigos do trabalho... Mais vinte pessoas. E acabou que não deu mesmo pra todo mundo. Nem com a boa vontade de uma vizinha que morava mais ou menos perto. Resolvemos que o jeito era revezar, uns dormiam a noite e outros de manhã. Sobrou para os homens ficarem acordados. Beberam cachaça, e ouviram Zezé de Camargo e Luciano a noite toda, com aquela música; Pensa em mim. E ainda cantavam juntos! O barulho não permitiu que alguém dormisse e a reclamação foi geral. O pior de tudo foi o cheiro da cachaça

O domingo começou com a mulherada indo fazer o almoço. O casamento ia ser às 18 horas e tudo tinha que acontecer cedo. Imagina como ia demorar pra toda aquela gente tomar banho...

Enquanto fazíamos o almoço, o meu filho de seis anos chegou correndo.

—Mãe, olha, é o meu bichinho de estimação

E foi abrindo uma caixa de fósforos pequena. Nós que estávamos fazendo a comida, vimos quando algo pulou direto pra panela do macarrão, foi uma gritaria, procuramos de todo jeito; reviramos o macarrão, olhamos atrás do fogão e nada! Era uma perereca e que acabou sumindo não se sabe pra onde! O meu filho por sua vez ficou chorando a perda do bichinho de estimação, e foi atrás do meu irmão...

Não comentamos sobre o fato ocorrido pra o resto do pessoal, com medo de que o povo não quisesse comer. Eu grávida e enjoada que era, acabei não comendo comida nenhuma. Eu e as crianças devoramos os biscoitos recheados. A tarde chegou, foi uma correria com todos se arrumando e no final como sempre, deu certo! E

Aí apareceu a questão de como ir tanta gente pra o casamento. Só tinha carro pra noiva. Mais uma vez perguntei para o meu irmão.

—E aí, como vamos pra cidade?

—Espera, a nossa condução já está chegando!

—Ai que bom que você já tinha pensado nisso!

—Já está tudo resolvido, eu sou o cara!

—O cara é! (risos)

E de repente encostou um caminhão, desses de caçamba! O povo começou a subir, todo mundo de roupa nova... Na boleia já estavam à mãe da noiva e a tia. Não tinha mais lugar. E eu disse grávida de seis meses disse.

—Tudo bem, é rezar pra o meu filho não nascer dentro do caminhão!

A rua era de barro seco e toda esburacada. O caminhão dava pulos e eu segurava a barriga e rezava!

Graças a Deus chegamos à igreja, e foi o maior alívio! A cidade em peso estava presente. Foi linda demais a cerimonia, a emoção aflorou em todos, até esquecemos os atropelos. Minha filha e minha sobrinha foram as damas e estavam que era só alegria.

O casamento acabou, mas nós não voltamos pra casa da noiva. Resolvemos levar toda a nossa bagagem para cidade e tentar uma pensão ou qualquer coisa assim! Duas amigas da noiva ofereceram abrigo pra gente. Na manhã seguinte pegamos aquele ônibus; o zoológico ambulante e aportamos na rodoviária de Varginha. Lá embarcamos para o Rio de Janeiro. Hoje, vinte e um anos depois, quase morremos de chorar, de tanto rir, nos lembrando do casamento.

yoyo
Enviado por yoyo em 04/09/2013
Reeditado em 05/09/2013
Código do texto: T4466525
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.