O desânimo não nos abaterá

- Mr. Ismay! Mr. Ismay!

O Pier 59 estava cheio e J. Bruce Ismay pretendia sair dali o mais rápido possível. Voltou-se irritado para ver quem gritava seu nome de forma tão deselegante.

- Mr. Ismay, por favor! Algumas palavras para o "The New York Times"!

J. Bruce Ismay desfez a carranca. Era um jornalista americano. Publicidade! Grátis!

- Pois não, senhor...

- Clifford. Sam Clifford. Eis o meu cartão.

O repórter estendeu-lhe um cartão de visitas que Ismay olhou brevemente antes de guardá-lo num bolso do colete.

- E este é o meu colega, o fotógrafo Pete O'Neill - apresentou Clifford.

O'Neill, um sujeito atarracado carregando uma grande câmera Graflex, mantivera-se à parte. Tocou na aba do chapéu, em saudação.

- Creio que posso lhes conceder alguns minutos, Mr. Clifford - disse Ismay, consultando o relógio de algibeira.

- Excelente! - Exclamou o jornalista, puxando um bloco de notas e um lápis do sobretudo. Molhou a ponta do lápis na língua e começou a escrever.

- Bem, Mr. Ismay... como o senhor classificaria esta viagem inaugural do "Titanic"?

- Não menos que perfeita - retrucou Ismay. - Batemos o nosso recorde de velocidade na rota Southampton-Nova Iorque.

- Hum-hum... e tudo isso em perfeita segurança? - Questionou o repórter, sem parar de escrever.

- Naturalmente, Mr. Clifford! - Ismay respondeu em tom gélido. - Segurança é o nosso lema na White Star Line!

- Hum-hum... mas no ano passado, um dos seus novos barcos, o "Olympic", chocou-se contra um navio da Royal Navy... e a White Star Line foi declarada culpada pelo acidente.

- Mr. Clifford, imaginei que esta entrevista fosse a respeito da bem-sucedida viagem inaugural do "Titanic", não sobre um incidente ocorrido com outro navio há mais de seis meses! - Irritou-se Ismay.

- Mas é fato que a White Star Line demitiu o capitão do "Olympic" após o... incidente?

- Fizemos uma sindicância interna e o capitão Smith foi considerado culpado - atalhou Ismay. - Porém, ele foi reformado com todas as honras, como compensação pelos anos de leais serviços prestados à companhia.

- Muito bem - disse Clifford, dando-se por satisfeito. - Permite que façamos uma foto deste momento feliz, Mr. Ismay? O senhor, com o "Titanic" ao fundo?

Ismay respirou aliviado.

- Naturalmente, Mr. Clifford.

O'Neill posicionou a pesada câmera Graflex, enquanto Ismay ajeitava chapéu e sobretudo.

- Mantenha a posição, Mr. Ismay! - Avisou o fotógrafo.

E, dedo no botão do obturador, gritou:

- Sorria!

[01-09-2013]