A Aldeia (XXIII)
Ormec saiu para buscar ervas no bosque para que fosse temperada a capivara.
- Eis aqui o que procuro por tanto tempo, esse capinzinho vai levantar as forças do meu rei... Se ele olhar para as coxas torneadas da minha rainha, vai ficar cheio de tesão, a minha rainha que se cuide, depois que Auan tomar esse chá, ele vai cuspir foguete... Saia da frente, Kally!
Assim resmungava Ormec enquanto catava o capim milagroso.
Mais adiante ele encontrou a alfavaca e uma porção de temperos que ia juntando no seu embornal. E pensava:
- ( Preciso fazer logo um canteiro de ervas para uso diário... Tenho andado muito para encontrar minhas ervas e temperos...)
Mas seguiu ainda por um longo tempo até recolher tudo o que fosse necessário, porque com as sobras ele queria transformar em mudas para poder iniciar a plantação do seu canteiro.
Mas seguiu ainda por um longo tempo até recolher tudo o que fosse necessário, porque com as sobras ele queria transformar em mudas para poder iniciar a plantação do seu canteiro.
Roan comandava a ginástica matinal, aproveitando o dia ensolarado para exercitar um grupo de guerreiras, onde Kally, Auan e as crianças também participavam.
O calor evaporara todas as nuvens, e o sol iluminava o azul profundo do céu fazendo com que a natureza conspirasse para que todos participassem alegremente daquela festa. Bandos de periquitos voavam em alarido, e Roan incentivava aos atletas:
- Todos com mãos cruzadas atrás da nuca! Vamos trabalhar a elasticidade do corpo! Pernas afastadas!
Agora, por favor, Majestade, fique aqui na frente...
Quando Auan se postou na frente de todos, Roan continuou:
- Abaixem o tronco, vamos saudar o rei!
Todos se abaixavam ao seu comando e ele dizia:
- Quando forem se abaixar, repitam comigo: Salve o rei!
E todos obedeciam e gritavam :
- Salve o rei!
- Novamente, mais alto: Salve o rei!
- Salve o rei!
E todos se curvavam solenemente, exercitando-se e saudando o rei.
Um menino gordinho, parou de fazer os exercícios e Roan perguntou:
- Momau, porque parou? Venha para cá, fique bem em frente ao seu rei, abaixe-se e cumprimente ao rei. Não estou ouvindo, fale mais alto, Momau...
- Salve o rei! Salve o rei!
- Abaixe-se mais, Momau!
- Salve o rei!
Enquanto aquele grupo fazia ginástica, o outro, comandado por Isaac e Malec, terminava de completar o detalhamento da obra do palácio.
Aulah se encarregou de buscar água no poço para regar as plantas, indo de canteiro em canteiro com a lata cheia de água e cuidando para não molhar as folhas, porque Ormec alertara bem sobre as folhas molhadas, que ao receberem a luz solar ficavam queimadas. Por isso, o ideal era molhá-las bem cedo ou pela tarde, para evitar danificá-las.
A parte interna do palácio já estava pronta, e as mulheres comandadas por Ewa, já estavam a fazer a mudança. Queriam aproveitar a entrega do palácio para fazerem a festa.
Ormec chegou e as cozinheiras o rodearam, precisavam dos condimentos que faltavam para o preparo da capivara. Ormec entregou os condimentos e saiu apressado, estava com dor de barriga e precisava se aliviar...