A Aldeia (XXII)
 
As guerreiras queriam fazer uma festa para a inauguração do palácio real, mas em realidade a maior satisfação delas foi porque cada grupo ficou com a sua casa, com seu homem exclusivamente para elas. Então, como havia aumentado o espaço, cada mulher ficou com um canto da casa, e elas não mais procurariam o homem, mas o homem é que iria dormir com casa uma delas, no dia estipulado. 
As tarefas de limpeza, cozinha e arrumação, também foram redistribuídas, e para isso as lideranças de Ewa, Marmah e N' Wana, foram de uma importância capital. Depois dessa divisão de tarefas, que de tempo em tempo sofria rodízio, fez com que as relações entre as guerreiras melhorassem muito, já não haviam espaços para os males entendidos em que uma acusava a outra de fazer corpo mole. 
O papel dos homens também foi preponderante nessa divisão de tarefas, porque eles passaram a exercer a função de chefe da casa, da própria família e a opinião deles passou a ser respeitada.
Certo dia duas mulheres se desentenderam e Isaac chamou a atenção das duas e no mesmo instante elas se acalmaram. Eles impunham respeito e elas acatavam suas ordens, nenhuma delas queria ficar mal diante dos olhos do seu homem, afinal elas sofriam concorrência das demais mulheres. 
 
Festa tem que ter comida e bebida, umas queriam matar um bode, haviam bodes demais para as cabras, outras queriam caçar. A opinião das últimas prevaleceu, e decidiram que no dia seguinte sairiam para a caçada.
Auan resolveu  que não deveriam sair muitas guerreiras para a caçada, um grupo muito numeroso dificultaria a comunicação e em vez de facilitar, acabaria criando problemas. Informou que Roan seria acompanhado pelas duas irmãs, Caalebe e Caaleje e por Aulah e Ewa.   
As outras continuariam cuidando dos arremates finais da construção do palácio real, dos jardins e dos demais preparativos para a festa. 
Ormec estava empenhado em construir um novo cercado que circundasse todo o capril. Dentro desse cercado, que seria dividido em três partes, ele plantaria capim colonião, para que, assim que a capineira estivesse formada, eles abrissem o portão e deixassem as cabras se alimentarem, evitando um trabalho desgastante de ser necessário se sair de madrugada, às vezes debaixo de chuva, para cortar alimento para os animais. Fazendo um sistema de rodízio no uso da capineira, mesmo bem alimentados, os animais não esgotariam a capacidade da capineira de fornecer alimento sempre fresquinho ao rebanho, sem haver necessidade de estar replantando o capim.
Ele saía com suas mulheres para buscar mudas de bambus para fazer a cerca viva, que protegeria também as cabras do ataque de predadores. Não era um trabalho de curto prazo, mas foi aprovado por Auan que disponibilizou mão de obra para a construção do  cercado, por Ormec era acompanhado por oito mulheres nessa empreitada.
 
Roan e as guerreiras caçadoras saíram cedo, era de madrugada e ainda estava escuro. Todos seguiam as irmãs, que já conheciam o caminho.
Novamente, naquele mesmo lugar onde anteriormente elas haviam avistado os veados, Caaleje chamou a atenção do grupo:
- Os olhinhos brilhantes dos veados!
Roan alertou:
- Não são olhos de veados, é uma matilha de cachorros do mato... Cuidado! Eles atacam em grupo e são muito perigosos.
Roan e as guerreiras ficaram escondidos atrás das árvores porque sabiam que eles passariam por ali, e disse:
- Preparem suas lanças no caso de sermos atacados!
Enquanto esperavam a chegada dos cachorros do mato, que era inevitável, porque eles percebiam a presença humana de longe, pelo olfato, de repente, ouviram um ruído diferente, de galhos quebrando-se, eram os elefantes que passavam. Uma família em fileira, o macho, a fêmea e um filhote. O macho, enorme, de grande porte, parou em frente a uma árvore que estava mais ou menos cinco metros de distância dos guerreiros, procurou um galho novo no alta da árvores e quebrou-o com a facilidade de quem quebra um palito. o filhote prendeu um ramo com sua tromba e também quebrou-o facilmente e depois foram embora. Por causa da proximidade dos elefantes os cães procuraram outro rumo.
Roan e as guerreiras seguiram até à borda do lago, lá estavam os elefantes, algumas girafas e zebras e mais à direita uma família de capivaras. As irmãs guerreiras escolheram uma delas,  armaram suas flechas  e zás... O animal cambaleou e caiu e os outros entraram na água e desapareceram.