A Aldeia (XIX)
 
De manhã cedo, duas guerreiras, N'Agd e Abab se atracaram depois de se xingarem e se acusarem mutuamente.
Disse N'Agd aos gritos:
- Você me trapaceou, era a minha vez e você tomou o meu lugar!
- Não tenho culpa de você ter dormido, quando se quer fazer amor tem que se ficar acordada!
Isaac, no meio das duas,  queria contemporizar, mas N'Agd estava implacável: 
- Você também sabia que era a minha vez, eu não quero saber mais de você, quero trocar de homem!  
- Os outros homens também estão ocupados... Você não vai conseguir outro homem, depois eu lhe dou uma compensação...
- Eu vou reclamar com o rei, você não cumpriu com a sua obrigação!
As outras guerreiras chegaram e conseguiram acalmar os ânimos, mas o clima ficou tenso, umas tomando partido de N'Agd, outras de Abab e a maioria irritada com Isaac.
Não foi necessário N'Agd reclamar ao rei, quando Auan ouviu a gritaria, chegou perto do grupo, se inteirou do que estava havendo e chamou os três para conversar:
- Isaac, N'Agd, Abab, vocês três, vamos ter uma conversa. Vamos para a minha casa.
Já dentro de casa pediu aos anciãos e as mulheres que lá estavam para sair e disse:
- Quero conversar com um de cada vez, em separado. Primeiro com Isaac. Vocês duas esperem na porta que mandarei chamar.
- Isaac, qual foi nossa primeira conversa, foi sobre o que?
- Relacionamento, senhor!
- Conte-me então sobre as causas do conflito.
Isaac, visivelmente nervoso, segurando uma mão com a outra, custou a dar a resposta e Auan ficou observando-o sem dizer uma palavra. 
- Durante esta semana, como as mulheres estavam muito carentes, nós combinamos com elas que atenderíamos a duas delas por noite,e na semana seguinte, o atendimento seria de uma por noite e nós folgaríamos nos  finais de semanas.
- Tudo bem, você sabia que teria de atender à Abab e à N'Agd?
- Sabia, sim senhor...
 - E porque atendeu à Abab por duas vezes e não atendeu à N'Agd?
- A Abab, senhor, foi atendida e depois saiu, quando voltou eu imaginei que fosse a N'Agd, estava escuro e não percebi, ela me acariciou sem falar uma palavra...  Só vim saber hoje de manhã quando as duas brigaram...
- Confundir mulher não é comum, Isaac, mas acredito em você, cuide para não acontecer outra vez e dê uma compensação à ela, da seguinte forma: no próximo dia que for da Abab, você não atenderá à ela e atenda à N'Agd, está certo?
- Está, sim senhor,  me desculpe, majestade, isso não vai mais acontecer.
- Agora, por favor, saia e me chame a Abab.
A Abab entrou, muito desconfiada, sem encarar a Auan.
- Abab, conte-me a sua estória.
- Auan, quando vi que ela estava dormindo, voltei e me deitei ao lado do Isaac, fiz uns carinhos nele mas não disse uma palavra, realmente ele não tem culpa, mas se ela queria fazer amor, não deveria ter dormido...
- Eu preciso dizer que você está errada, Abab?
Não senhor, eu deveria tê-la chamado.
- Então, quando será seu dia, novamente?
- Na segunda feira...
- Então você já sabe que na segunda feira ela vai no seu lugar, está certo?
- Não tem problema, Auan, eu estou errada mesmo...
- Depois que tudo isso passar, Abab, vá e peça desculpas à ela, está bem?
- Está bem, Auan, eu vou pedir desculpas, eu estou errada...
- Agora saia e mande a N'Agd entrar.
Ela entrou na sala ainda visivelmente nervosa, quando ele ia perguntar o que houve, ela começou a chorar.
Auan segurou a mão de N'Agd e disse para ela se acalmar porque tudo já estava resolvido, explicou-lhe que ela teria a compensação na segunda feira, no lugar de Abab e que isso não mais se repetiria, que ela ficasse com Isaac, que ele era um bom rapaz e que realmente não sabia o que tinha acontecido. 
De noite Kally disse-lhe que ele não tinha de se meter nessas encrencas  com as mulheres, que ela iria resolver todos esses casos.
- Está bem, Kally, no próxima vez eu passo para você resolver, porque assim acabo com o seu ciúme...
- Você sabe que eu sou ciumenta, se deixar, essas mulheres vão querer se engraçar pro seu lado também!
- Está certo, rainha, ele respondeu com ar de deboche...