Antes do blecaute

A grande sala, que até meia hora atrás ressoava com o matraquear das máquinas tabuladoras e das perfuradoras de cartões, agora estava silenciosa. Ainda havia luz do dia lá fora, mas em pouco tempo as janelas teriam que ser fechadas e cobertas por cortinas pesadas, por conta do blecaute. Ela olhou para o painel de controle na mesa à sua frente e tentou se concentrar; faltava conectar poucos fios para concluir a tarefa e deixar tudo pronto para segunda de manhã.

- Meg?

Peggy Simmons encaixou um cabo laranja em seu soquete antes de virar-se para responder:

- Eu sei, Melissa. O ônibus.

- Sai em dez minutos - disse a supervisora, e lhe estendeu um casaco.

- Puxa, obrigada - sorriu Peggy. - Vai me economizar tempo na saída.

Colocou o casaco nas costas da cadeira e voltou-se para o painel de controle, suas mãos trabalhando velozmente em meio a um emaranhado de fios amarelos, vermelhos e pretos.

- Meg.

Peggy Simmons parou novamente.

- Assim vai me fazer perder o ônibus, Mel.

- Você não vai nele, Meg.

E perante a cara de espanto da subordinada, prosseguiu:

- Vieram te buscar. Termine seu trabalho; eu vou fechar as janelas e vou falando.

- Quem veio me buscar, Mel? - Peggy tentou concentrar-se no painel à sua frente.

- Duas garotas de uniforme azul num Hillman Minx.

- Uniforme azul? WAAFs?

- Ministério da Guerra.

- Não estou entendendo mais nada.

- Se você não entende, - prosseguiu Melissa começando a correr as cortinas - imagine eu.

Peggy Simmons acabou de conectar o último cabo, deu uma olhada final para a sua obra-prima, ergueu-se e colocou o casaco.

- Mel, tem certeza de que vieram à minha procura?

A supervisora acabou de correr a última cortina antes de responder:

- Há mais alguma Margaret Simmons por aqui?

Peggy Simmons teve que rir. Um riso nervoso.

- Não. Sou eu mesma.

Melissa parou na frente dela e ficou encarando-a em silêncio.

- O que foi?

- Não se assuste com o que eu vou dizer, mas acho que você não vai estar mais aqui na segunda-feira.

Deu um abraço apertado na atônita Peggy e concluiu:

- Cuide-se, menina!

[23-06-2013]

[Anterior: "Uma semente de dúvida" (18/06/2013)]

[Próximo: "Na estrada para Witney" (26/06/2013)]