A Aldeia (VII)
 
Auan entrou em seu canto, pensativo, as coisas eram muito mais sérias do que ele imaginava, queria dividir o que sentia mas não tinha com quem falar, os outros dois homens idosos já não diziam coisa com coisa, um deles apresentava sinais de debilidade mental, o outro só falava de coisas do passado, só podia dividir as suas preocupações com as próprias guerreiras, mas teria que buscar formas de dizer que não as melindrassem. Depois de muito pensar no assunto, resolveu conversar com as três responsáveis pelos grupos, Ewa, N'Wona e Mormah. Era um assunto difícil de ser abordado, mas ele teria que fazê-lo.
 
- Minhas guerreiras, eu estou muito preocupado com a situação da nossa tribo. Quando nós conversamos da primeira vez, a Ewa me falou na necessidade de se criar um grupo de caçadoras, logicamente essa era a necessidade primária, nós não poderíamos sobreviver sem alimentação. Então eu acho que nós estamos no caminho certo  para cumprir essa nossa missão. Mas vejo outros problemas, de outra ordem, mas talvez de uma importância ainda maior.
Agora que sabemos que nossos guerreiros não devem mais voltar, e que passou o nosso luto, eu ouso levantar esse problema.
- Qual é o problema tão importante que você quer tratar, Auan, perguntou Ewa.
- É sobre a sobrevivência da nossa tribo... Mulheres sem homens não nos multiplicam! E mulheres sem homens ficam estressadas,  e mulheres estressadas não vão ter a frieza necessária para serem boas caçadoras...
Então Mormah interferiu:
- Você está se referindo à crise nervosa que a Kally teve?
- A Kally agora já está bem, mas teve uma crise nervosa no momento da caçada... Será que outras guerreiras também não terão crises? A segurança de quem caça está no sangue frio, na tranquilidade...
Mas a minha preocupação maior, volto a dizer, é em relação à sobrevivência da nossa tribo...  O que vocês sugerem para resolvermos esse problema?
Marmah olhou para as outras duas, riu e disse:
-Auan, você é o nosso único homem! Resolva o nosso problema...
- Marmah, não é hora de brincadeiras, minha querida... Ainda estou esperando sugestões sérias. É a sobrevivência da nossa tribo que está em jogo, espero que vocês tragam sugestões para que a nossa tribo não se extinga.
- Nós vamos pensar seriamente no assunto, me desculpe pela brincadeira, respondeu Mormah.