A Aldeia (V)
 
Naquela semana Auan aproveitou para a confecção de lanças, flechas e arcos.
As mulheres demonstraram uma habilidade muito grande e especial em preparar as armas, elas ficaram uniformes no tamanho, peso e na ponteira. As lanças de Auan apresentavam uma base larga na ponta não perfurante, para que, apoiadas no chão, não se deslizassem, no caso de serem usadas nos ataques de felinos.
Certo dia Ewa interpelou Auan:
- Quando vamos sair para caçar?
- Só vamos sair quando todas estiverem preparadas, amanhã vamos começar uma nova etapa do treinamento, mas primeiro quero que todas as armas estejam prontas.
As mulheres ficaram todas entusiasmadas, imaginando que iriam caçar no dia seguinte e já nem mais lastimavam as perdas dos seus homens e filhos, só falavam na caçada.
 
Chegou a manhã e Auan pediu para que todos da aldeia saíssem de suas casas enquanto ele iria se reunir com as mulheres. Os idosos e crianças se postaram na frente das casas, sentados em banquinhos e as mulheres se formaram nos seus grupos, imaginando que Auan fizesse uma solenidade de despedida para a saída para a caça. A maioria já estava com suas armas empunhadas, quando Auan lhes disse:
- Vamos nos preparar fisicamente, vamos fazer ginástica, as crianças e idosos também!
Postou-se na frente das mulheres e pediu que elas repetissem com ele as séries de ginástica que ia mostrando.
Enquanto ele próprio ia demonstrando, ao mesmo tempo corrigia a postura das demais:
- Ualah! Levante os ombros, olhe para a frente!
- Guerreiras, olhem a postura!
Depois de uma hora de ginástica, onde até os bem idosos e as crianças participaram, ele fez um intervalo.
Foi quando Marmah o interpelou:
- Quando estivermos fisicamente bem e quando soubermos empunhar e  usar nossas armas é que vamos sair para a caçada?
Auan lhe respondeu:
- Temos que  ficar bem fisicamente e saber usar nossos esforços para dar resultados, e em seguida saiu e voltou com umas ferramentas primitivas que lembravam um enxadão,  e pá, entregou-as  para duas  das mulheres e lhes disse para começarem a cavar o chão, onde ele queria que fizessem uma cacimba.

As mulheres olharam umas para as outras, mas começaram a cavar. Enquanto uma cavava, a outra deslocava a terra que ia se acumulando e ele reuniu as outras em grupos e começou a ensinar técnicas de ataque e defesa.
Auan puxava a mulher contra o seu corpo e com uma das pernas flexionada,  dava um tranco para que ela perdesse o equilíbrio e caísse no chão. Então mostrava como imobilizar o inimigo ou mesmo como usar uma arma para matá-lo.
Quando a lutadora estava se empolgando com os golpes, ele a colocava para substituir a que estava furando o poço...