A aldeia (IV)

As mulheres rodearam Auan, queriam logo preparar suas armas, estavam ansiosas em começar efetivamente a caçar e trazer o alimento para dentro de casa, mas ele era cauteloso, quem lida com armas tem de conhecer todo o seu manejo, porque seu uso indevido pode se tornar perigoso.
- Quem pode classificar uma lança, perguntou ele.
Como nenhuma das suas alunas ousou responder, ele mesmo respondeu:
- A lança é uma arma de ataque e também de defesa. E usando o seu bordão, como se uma lança fosse, ele levou o bordão em direção de M'Aba que se afastou rindo. Depois ele pediu que ela mesma fizesse um gesto de ataque em sua direção, e num movimento com o bordão, mostrou que ele também poderia ser usado para defesa.
- Para vocês que querem ser caçadoras, a lança pode atingir um animal e matá-lo, mas o mais comum para ser usado neste caso é o arco e flecha, porque o animal nem precisa ver o caçador e é pego de surpresa. Um fator importante e que deve ser considerado, continuou ele, é o tamanho e peso da lança, e a resistência do material de que é feito... Porque?
Novamente ninguém respondeu e ele continuou:
- Imaginem que um leão ou leoa estejam atacando vocês... Somente a força de uma patada pode matar qualquer um de nós. Então, como a lança vai nos defender? Quando o animal der o bote, e só nesta hora, a lança deve ser apoiada inclinadamente no chão, enquanto a guerreira  se abaixa e permite que a altura da lança seja maior que a do seu corpo, e a lança, então,  deve ficar seguramente presa por uma das mãos, porque quando o animal se projetar sobre o oponente, ele vai ser espetado e o próprio peso dele vai se incumbir de atravessá-lo com a lança. Quem quiser caçar um veado, tem que estar preparada para enfrentar um leão, porque vocês vão estar fazendo concorrência a ele...

Em seguida Auan foi pegando as varas e separando as que estavam aptas para se tornarem lanças e mostrou para cada uma das guerreiras porque elas serviam ou não. Umas eram grandes em demasia, outras muito pequenas, algumas muito grossas e pesadas ou leves demais. Assim, do total que as mulheres trouxeram, só deu para se aproveitar a metade. Ele contou as varas selecionadas, eram dezesseis, então se dirigiu para Ewa e ordenou:
- Vocês vão ter que voltar ao bosque para buscar mais varas! Elas se entreolharam contrariadas, ele percebeu mas fez vista grossa, e elas foram se lambuzar com o óleo protetor e saíram.
Auan chamou N'wana e começou a selecionar as varas para a confecção de flechas. Da mesma forma que anteriormente, as varas tinham que apresentar aspecto uniforme, sem nós, serem retas e firmes. As mulheres acompanhavam com olhares curiosos, enquanto ele selecionava e cortava os galhos, sempre do mesmo tamanho e espessura, e fez uma pilha e mandou que N'wana fizesse montinhos de dez varas cada um. No final tinham dezesseis montinhos, então ele lhe disse:
- Como são dezoito guerreiras, faltam vinte flechas, mas vocês podem voltar e procurar material para cem flechas, as demais servirão para reposição! Da mesma forma elas saíram contrariadas mas não reclamaram, e ele novamente fez como se nada tivesse acontecido...
Ele chamou Marmah e suas meninas, começou a remexer nas fibras e lhes disse que para selecionar o material elas deveriam ficar bem secas, teriam que ser deixadas ao sol durante três dias, e então, depois ele verificaria se estavam de acordo com o que ele precisava ou não, mas alertou, se chover, recolham o material.