A Aldeia (capítulo III )

Naquele mesmo dia, Auan chamou as mulheres e lhes disse:
- Vou dividir o grupo de guerreiras em três: o primeiro, liderado por Ewa, será composto por N'Madii, Ualab, M'Aba, Loala e Kally. Esse grupo terá por missão, cortar e trazer para nós, os galhos mais retos de madeira nobre para serem feitas as lanças.
O segundo, liderado por M'Uana, terá as seguintes guerreiras, M'Aab, N'Alida, Caaj e as duas irmãs, Caaleje e Caalebe. A missão de vocês, se dirigiu a elas, é trazer os galhos mais finos, duros e leves, para que possamos fazer as flechas.
O terceiro grupo será liderado por Marmah, e será composto das guerreiras mais novas, Noem, Nagd, Abab, Yod e Lagui. Vocês estão encarregadas de trazer as fibras mais frágeis que acharem, aquelas que servem para fixar as palhas das bordas das palhoças. Todas entenderam bem o que nós precisamos, o que terão de fazer para trazer até aqui o que necessitamos?
Então, como todas entenderam e sabem o que deve ser feito, podem sair, e tão logo estejam com o material, podem me chamar para lhes ensinar a primeira lição.

As mulheres saíram e demoraram muito para voltar, só chegaram no final da tarde, cansadas, todas arranhadas pelos galhos das árvores, ferroadas pelos insetos, mas felizes por terem a sensação de terem alcançado os seus objetivos.
Foi Ewa quem foi chamar Auan.
  - Onde está o material que vocês trouxeram, perguntou para as três. Elas lhe mostraram os montes de madeiras selecionadas, então Auan se dirigiu para Marmah, que estava toda picada de insetos, e disse, olhando para o monte de fibras recolhidas:
- Essa foi a primeira lição, nada se consegue sem muito esforço e sacrifício, todas vocês estão picadas de insetos e cansadas, e isso é bom...
Elas, perplexas, olharam umas para as outras, querendo saber o que de bom havia em terem se cansado e picadas por insetos e querendo saber onde ele queria chegar com suas palavras.
E ele continuou:
- Marmah, dê-me uma fibra que vocês recolheram. ..
Marmah lhe entregou a fibra e ele a cortou de modo que todos vissem, e fez delas uma série de palitos compridos. Todas acompanharam os movimentos precisos de Auan com a pequena lâmina e então ele lhes disse:
- Marmah, quebre esse palito! Ela mostrou para todas o palito em sua mão e com um simples movimento dos dedos quebrou-o em duas partes.
Auan então juntou três palitos, alinhou-os lado a lado e novamente mandou Marmah quebrá-los. Ela forçou com os dedos e teve muita dificuldade para quebrá-los.
Ele lhe entregou cinco palitos unidos e pediu para repetir o feito, e ela e nenhuma delas conseguiu quebrá-los.
- Eis a segunda lição: A união faz a força!
Mas a terceira lição, vamos tirar diretamente da primeira, se vocês tivessem planejado o trabalho e protegido suas peles com o óleo de citronela, não teriam sido picadas pelos insetos...
Antes de iniciar qualquer ação, primeiro tem que se planejá-la!
- Amanhã a nossa tarefa será como preparar as lanças e as flechas, logo depois de acordarem e tomarem o desjejum estejam aqui nesse mesmo lugar.