Uma semente de dúvida

- Mãe! É dele!

Helen parou no meio o gesto de estender à filha o prato que acabara de lavar.

- Pris, como você pode ter certeza disso?

- Eu SINTO que é dele!

Priscilla estendeu a mão e agarrou o prato, passando a enxugá-lo.

- Você sente... - Helen balançou a cabeça, cética. - Que eu saiba, eles sequer foram namorados.

- Mãe! Pelo amor de Deus, estamos no século XX! A senhora acha que uma moça precisa estar namorando para engravidar?

- Arre, menina! Que falas são essas? - Protestou Helen, abrindo a torneira para lavar uma xícara. - Vivemos numa cidade pequena, aqui tudo se sabe... ou quase tudo. Peggy Simmons e seu irmão saíram umas duas vezes, se tanto. Ela nunca demonstrou ter grande interesse por ele.

- A última vez foi no baile da prefeitura, faz dois meses - atalhou Priscilla, incisiva. - Foi antes dele voltar para o continente.

Helen pôs-se a lavar metodicamente colheres e garfos.

- Dois meses... - ponderou. - Pode ser só uma coincidência...

- E depois do baile, Simon levou a Peggy para casa. Bom, não deve ter tomado o caminho mais curto.

- Pris! - Escandalizou-se Helen.

- Mãe, você perguntou a ela de quem era?

- Não deu tempo. E eu nem sei se me atreveria a tanto, embora conheça a Peggy praticamente desde antes dela nascer. Pris, esse é um assunto delicado...

- Se ela não confiasse na senhora, não lhe teria dito!

- Eu não sei é se deveria ter te contado isso - cortou Helen, dando as costas para a pia da cozinha e pegando um pano para enxugar as mãos.

- Mãe! Você não confia em mim?!

- Confio, meu amor! - Helen segurou a filha pelos ombros e deu-lhe um beijo na testa. - Agora deixe de caraminholas, está bem? Se o seu pai ouvisse isso, era capaz de mandar interná-la num convento de freiras irlandesas!

Priscilla não se deu por vencida:

- Mãe... ela não pode ir para a ATA!

Helen cruzou os braços e encarou a filha.

- Acha que está nas minhas mãos decidir para onde Peggy Simmons vai ou deixa de ir, Priscilla?

- Mãe... se for o seu neto quem está naquela barriga, vai querer que ela se exponha voando por aí em aviões de guerra?

- Meu Deus, Priscilla! Há horas em que você realmente me assusta!

Mas o que a filha lhe dissera dava o que pensar, tinha que reconhecer para si própria.

No dia seguinte, bem cedo, foi procurar Peggy Simmons.

[18-06-2013]

[Anterior: "Nada mais que a verdade" (16/06/2013)]

[Próximo: "Antes do blecaute" (23/06/2013)]