Futebol: a longa epopeia do craque Coró

– Saiu a convocação para a copa e a boa surpresa é a convocação do menino Coró. Aos dezessete anos Coró deve ser o titular, repetindo Pelé, nos idos de 1958, o menino está jogando muita bola e merece mesmo a convocação, não apenas por ser tão jovem, por ser uma grande promessa, mas pelo futebol que está jogando. Pra mim a vaga no ataque é dele.

* * *

– Acabam de confirmar a saída do técnico da seleção. Desentendimentos com direção da CBF levaram alguns dirigentes a pedir a cabeça do técnico. As expectativas não são nada otimistas: por um lado se espera uma continuidade no trabalho, já que não há tempo hábil para um novo recomeço, por outro lado, espera-se também alguma mudança, ou a troca de técnico não se justificaria. Vamos aguardar o desenrolar dos fatos, mas o desentendimento nesse momento não é nada animador.

– Está sendo apresentada a nova lista de convocação, a definitiva. Amanhã se encerra o prazo de inscrição dos jogadores e não haverá mais possibilidade de troca.

– A única surpresa na nova lista é a ausência de Coró. O técnico justificou o corte alegando a imaturidade do garoto. Segundo ele, o menino ainda terá muitas copas para mostrar seu futebol, mas ainda não está maduro para isso. Aparentemente o corte veio apenas para justificar a mudança. Alguma modificação tinha que ser feita para contornar a crise e a opção mais simples acabou sendo o corte do rapaz. Amanhã a lista segue para a FIFA.

* * *

Chega-nos a informação de que o craque Coró, de vinte e um anos acaba de sofrer uma contusão e está fora do time que vai disputar a copa. Considerado o melhor jogador do mundo, disputaria sua primeira copa, já que foi cortado da anterior às vésperas da convocação definitiva.

Coró estava participando de um treino recreativo, fazia a função de goleiro, quando, em um lance infeliz, lesionou o ombro. A contusão o impede de jogar por dois meses, de maneira que não poderá participar dessa copa. Por sorte o jogador é ainda muito novo e terá ainda várias copas pela frente para mostrar todo o seu futebol.

* * *

Notícia bomba! O super astro do futebol, Coró, jogador de vinte e cinco anos está fora da copa. Coró e mais dois outros jogadores, Chicão e Pindaíba, foram cortados da seleção por motivos disciplinares. Depois de inúmeros desentendimentos entre a comissão técnica e os jogadores acabou sobrando para eles. Ninguém sabe ao certo o que houve no centro de treinamento da seleção às vésperas da convocação definitiva para a copa, mas parece ter havido um bate-boca intenso entre jogadores e membros da comissão técnica, e o técnico teria pedido a cabeça dos porta-vozes do movimento.

Bem, essa seleção estava mesmo uma bagunça e alguma coisa tinha que ser feita, mas o corte de Coró, o craque do time, parece uma medida suicida. Fica parecendo que os jogadores tinham razão, e que o técnico quer aparecer mais que todo mundo, daí o corte da grande estrela do futebol mundial. De qualquer maneira, é possível que a punição exemplar surta efeito, e que o time se comporte como uma verdadeira equipe.

* * *

Sai hoje a decisão sobre a permanência ou não de Coró no time que disputará a copa do mundo de futebol. O craque voltou a sentir uma lesão antiga no joelho, e por certo não participará das partidas iniciais do torneio. Existe a esperança de que ele venha a se recuperar até o final do campeonato, o que será definido por uma avaliação médica momentos antes da convocação definitiva.

Aos vinte e nove anos, será a última oportunidade de Coró, considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos, jogar uma copa do mundo, na próxima ele já deve ter passado da idade para tal. Há uma grande torcida, no mundo inteiro, para que ele permaneça no time e possa jogar ao menos uma partida.

Notícia triste – os médicos avaliaram que a recuperação de Coró não foi satisfatória e que ele não estará em condições de participar dos jogos até a final da copa. A comissão técnica lamentou muitíssimo a decisão de cortar o melhor jogador do mundo, mas a conselho médico, não havia outra possibilidade. Tristeza geral na concentração, mas Coró está fora da copa.

* * *

Saiu a lista definitiva dos convocados para a copa do mundo. Poucas surpresas, exceto, talvez, a ausência de Coró na lista. Considerado por muitos o maior jogador do mundo, vinha sendo criticado pelo técnico, segundo quem seu tempo já passou. Fica uma grande frustração pela não participação de Coró, o maior jogador de todos os tempos em uma copa do mundo. Aos trinta e três anos, ele não terá outra chance.

Em minha opinião o craque vem jogando muita bola e ainda é o maior do mundo, mas essa coisa da idade acaba pesando. Não soubessem a idade dele e estaria do time, mas como todos sabem...

* * *

Frustrada a expectativa da convocação de Coró para a copa do mundo. Aos trinta e sete anos, e jogando um bolão, o craque esperava finalmente participar de uma copa, tendo jogado muita bola nos últimos meses, continua mostrando porque é considerado por muitos o maior jogador de todos os tempos.

Muitos, por outro lado, acreditam que Coró já passou da idade, e que só teria sido convocado por uma espécie de caridade, o que parece ter sido a opinião do técnico. Para mim Coró tem mostrado que ainda é o maior jogador da atualidade.

* * *

Nenhuma novidade na lista de convocados entregue à FIFA ontem. A expectativa de que Coró, aos quarenta e um anos pudesse ser convocado não se confirmou.

* * *

Sai a lista dos convocados para a seleção brasileira, e a surpresa é a convocação de Coró, aos quarenta e cinco anos.

Segundo o técnico Chicão, Coró é o maior jogador de todos os tempos e ainda joga muita bola. A decisão, muitíssimo polêmica, mostra que Chicão está com moral altíssimo ante a diretoria da CBF. Parece ter havido muitíssimas discussões internas e forte oposição à convocação do craque, que, aliás, vinha jogando na segunda divisão, fato que certamente pesou muito contra a convocação do jogador, além de sua idade. Por outro lado o técnico alegou que Chicão vem carregando o time que está na liderança do campeonato, no qual ele, presentemente, é o artilheiro. O certo é que essa decisão ainda vai gerar muita polêmica.

Durante a apresentação da lista foi lembrado o antigo episódio em que ambos, Coró e Chicão, foram cortados da seleção. O técnico não quis comentar o acontecido duas décadas antes, mas afirmou que a convocação de Coró para a copa corrige uma injustiça histórica para com o maior jogador de todos os tempos. De acordo com Chicão, Coró é o maior jogador que ele já viu jogar, o melhor de todos os tempos. Usando adjetivos como “mágico” e “melhor de todos os tempos”, afirmou que Coró será a arma secreta do time. Estima-se que a decisão cause uma tempestade de críticas.

* * *

– ... Bulê toca para Agogô, Agogô pra Limá, chutou é gol. Goooool, da França. (silêncio) agora a vaca foi pro brejo, Batista.

– É, a coisa tá feia mesmo, trinta e quatro minutos do segundo tempo, dois a zero França. O time está cabisbaixo, abatido. Desanimou mesmo, os jogadores parecem conformados com a derrota. É a final da copa do mundo, não tem volta, não podem desanimar, têm que lutar. Não podem entregar os pontos assim.

– É, o problema é que eles não conseguem fazer nada, o time está completamente inoperante desde o início do jogo, apenas uma finalização em oitenta minutos. O segundo gol da França parece agora selar a vitória, o time brasileiro é a imagem da derrota.

– Coró no aquecimento.

– Pois é, e agora o técnico que não fez nada durante o jogo inteiro, que permitiu que a França dominasse toda a partida resolve homenagear esse velho colocando ele em campo. Isso é um absurdo.

– Mas não é assim, Batista, a opção de entrar mais um atacante parece óbvia, o time precisa de gols. O atacante que resta no banco é o Coró, os outros já entraram antes. Entra Coró no lugar do volante, Vampireta.

– Pois é, agora é que o erro fica mais evidente. O Chicão pensou que levaria o Coró para uma festa, dois a zero Brasil e colocava o cara faltando cinco minutos para terminar. Mas agora é jogo sério, o time precisa de atacante e só resta ao técnico a opção que ele mesmo escolheu, um jogador de quarenta e cinco anos.

– ... sobrou para Givaldo sozinho,vai marcar, é gol! Gooooooooooollllll. Goooooooooooolllll. Gol do Brasil! O toque do Coró foi sensacional. Ele ainda não tinha pegado na bola, desarmou o adversário com um único toque de primeira colocando o Givaldo cara a cara com o goleiro. Caçapa!

– Foi um lance de sorte, mas sensacional. Coró desarmou o francês com um chutão e a bola sobrou livre para o homem-gol do Brasil. Apesar da sorte um golaço.

– Olha Batista, você pode não se lembrar, mas esse desarme tocando de primeira na frente é uma das jogadas tradicionais do Coró, ele deu o toque com muita consciência, e a bola foi morrer dentro da área, na frente do Givaldo que só teve o trabalho de tirar do goleiro. E olha lá, confusão na área, o Coró pegou a bola e os franceses querem tomar dele. Mas o Coró é experiente, não vai cair nas provocações. Agora ele está pagando geral para os brasileiros. Vem trazendo a bola e gritando com os caras, deu berro em todo o mundo.

– E parece que os gritos deram resultado, dá a impressão que o time que acordou. Levantaram a cabeça e está todo mundo correndo atrás da bola. Agora animaram, pena terem acordado só a seis minutos do final, mas tem tempo. Vamos lá Brasil.

– O Coró está regendo o time, ele confabulou ali com o Miltão, no meio, e agora está levantando e apontando os braços, organizando o time. Parece que a coisa melhorou.

– Eu estou achando o Coró muito atrás. O time precisa de atacante, de alguém para fazer o gol.

– Esgotado o tempo regulamentar. O árbitro deu três minutos de acréscimo. Coró lança Givaldo, ele corta o zagueiro, toca para Pimenta, é gol! Goooooooooollllllllllllll! Goooooooooooollllllllllllll. Era o segundo minuto dos acréscimos. Encerrada a partida, vamos ter prorrogação.

– O impressionante é que foi o segundo toque do Coró na bola. Estava lá atrás, numa zona morta, tocaram a bola para ele, ele lançou imediatamente, de primeira, com precisão. Perfeito.

– Agora as coisas estão invertidas, Batista. O time francês está jogado no campo, abatido, cabisbaixo. Deixaram a vitória escapar no último minuto, estão sentindo o desânimo e o cansaço. O lado brasileiro é só alegria. Coró está de pé, gesticulando e falando muito para o grupo.

Começa a prorrogação

O time brasileiro domina completamente o meio de campo. A posse de bola é quase toda brasileira. Os brasileiros ficam trançando a bola na intermediária, tocando uns para os outros, tentando cavar uma brecha para a penetração. Coró comanda o time.

Em disputa de bola o zagueiro entra violentamente no pé de Coró, que permanece estendido no campo.

– O time brasileiro está apenas com dez, Coró está sendo atendido fora do gramado.

– Ainda tem mais essa. O cara até que está jogando bem, mas não tem saúde, qualquer coisinha está fora, contundido.

– Mas você viu a entrada do zagueiro francês? A intenção era rachar mesmo, tinha que ter sido punido com cartão vermelho.

– Pois é, mas se ele tivesse vinte anos já estava em campo.

– Contra-ataque francês, a bola sobra para Siemá, está sozinho, vai marcar, é gol. Goooolll da França. No primeiro ataque francês. Agora as coisas ficam difíceis novamente.

–Coró voltou mancando muito. Mas não tem mais substituição, agora vai ter que ficar até o final.

– A coisa está feia mesmo, o Coró está se arrastando. Está sentindo visivelmente o pé direito.

– Mas o time brasileiro continua muito melhor em campo, não há motivo para desespero.

– Final do primeiro tempo da prorrogação, não tem intervalo. O time francês troca de campo lentamente, parece mais cansado.

– Sete minutos do segundo tempo e a bola não sai dos pés dos brasileiros. Eles ficam trançando ali pela intermediária tentando cavar alguma coisa sob o comando do Coró, que continua mancando muito, mas buscando jogo mesmo assim

– Jair toca para Leco, Leco devolve, bola para Lilinho, Coró, cutuca na frente para Vampireta é Gol! Goooooolllllll, Goooooooolllll! Vampireta, um golaço tocando por entre as pernas do goleiro. O passe do Coró foi magistral deixando o Vampireta na cara do gol, terceira vez que ele faz isso hoje!

O time cresce novamente depois do gol. A França acuada, só um jogador isolado no ataque, todo o time dentro da grande área. O Brasil domina completamente buscando o gol. Os franceses apenas se defendem.

– Vai se esgotando o tempo regulamentar, o árbitro deu mais um minuto de acréscimo. Parece que vamos ter uma decisão por pênaltis.

– Coró recebeu, encarou o zagueiro, aplica um elástico, passa entre dois zagueiros, driblou mais um, saiu o goleiro, ele dribla o goleiro e entra com bola e tudo, é gol! Goooooooolllllllll! Goooooooooolllllllll! Coró! Um golaaaaaaaaaço de Coró.

– O time já comemora a vitória, Coró nem se levantou, está sentindo muito o pé.

– E o árbitro sinaliza o final do jogo, nem esperou a saída no meio de campo.

– Será que ele validou o gol?

– Validou sim. Ele apontou o meio de campo, e já corria para lá, como ninguém veio atrás ele apitou e encerrou o jogo.

– Mas o gol vale, mesmo sem ter dado a saída no meio? O Brasil é campeão?

– Pode comemorar. Brasil campeão sim. O árbitro teve sabedoria; viu que aquele golaço do Coró era como uma assinatura. Tendo terminado a obra de arte, assinou, e estava decretado o fim da obra. Brasil quatro a três, campeão mundial. Coró sai carregado pelos companheiros que comemoram muito.