CARTA A VOCÊ
Olá Baixinha.
Há uns dia atrás encontrei a E.... Eu estava acompanhado da minha melhor amiga do trabalho e ela contou algumas estórias de nós dois. Também confirmou que eu era um exemplo de sobriedade na graduação e que depois ela viu o estado deplorável que eu ficava quando eu usava drogas. Conversamos bastante depois, até a convidei para sair, mas não sei se por respeito a você, medo da minha esposa ou desinteresse por mim ela cancelou. Provavelmente as três coisas.
Depois de 19 anos finalmente estou sóbrio novamente. Este foi o preço que eu paguei, e antes que você pense, com razão, saiu barato. Foram inúmeros os meus crimes; contra você, contra minha esposa, contra minha filha, contra meu avô. Inclusive eu vou ser-lhe eternamente grato pelo seu esforço em ir visitá-lo aqui no hospital em Mogi. Se eu nunca lhe disse ele falou para cuidar bem de você porque me amava.
Como você deve estar desconfiada essa "melhor amiga" é alguém que eu elegi para ser o novo objeto das minhas obsessões sentimentais. Mas falta-me o ardor e a liberdade da nossa época. A ela, apesar de se parecer muito com você, falta a fragilidade emocional e física que eu soube explorar tão bem. Fora que tem marido banana que ganha muito bem, isso faz muita diferença.
Mas eu continuo a caça. Isso porque amo minha esposa mais do que há 20 anos atrás. Eu simplesmente não sei explicar nem este padrão, nem este vazio.. Depois que me despedi dela fui assistir o novo filme do Coringa, delírios a dois. Meu Deus!!! Como me lembrei de nós!
O fato deles transformarem tudo em música! Tão eu. Me veio logo a mente como eu elegi para você
Te recuerdo Amanda, na versão do Ivan Lins.
https://open.spotify.com/track/6fpheFjlB3HIXM4XhyOxc4?si=4aSo_ELrS6aiiJStwDvVog
Você ficou puta porque está era uma música revolucionária, e ele a havia transformado em uma canção romântica. Mas para mim tudo estava dito no verso:
-"Não importaba nada, ibas encontrar-te
- Con ele,con el, con el, com ela
- Son cinco minutos, lá vida és eterna, en cinco minutos"
Só hoje eu me toquei de uma coisa. Eu tenho o CD com está música desde a adolescência e nunca prestei atenção a esta música. Assim como passamos um ano juntos e eu mal tomei conhecimento da sua existência até outubro. E em novembro já estávamos saindo e eu estava apaixonado.
Depois naquela dia em que eu estava bêbado de alegria pelo nascimento da minha filha. Hoje eu olho para trás e vejo o tamanho da canalhice do que eu estava fazendo. Traindo minha esposa no último mês de gravidez. Mas a paixão tem esse dom, tudo parece lícito ao apaixonado porque ele está...
APAIXONADO
Qualquer canalhice, qualquer loucura, qualquer violência, qualquer delito, qualquer coisa imaginável e permitida àquele que se torna escravo de Eros
Por mais que eu seja consciente hoje, aquela noite me ficou marcada por nós dois no quarto, a pobre da E... tendo que olhar para o lado enquanto você me satisfazia, o Sol nascendo e iluminando seu corpo como se o acariciando, A música Nascente tocando na minha cabeça:
https://open.spotify.com/track/203I18EujbHxu9qqDP8YVj?si=1q9A-XIIRKOQLnVOk7GJPQ
Neste filme o Coringa está na prisão e ela vai até ele e o seduz, seduzida que estava pelo personagem que ele havia criado em seu surto psicotico. Nós dois estávamos aprisionados, eu no casamento que eu não queria obedecer as limitações que ele me impunha e você nas limitações que a síndrome de Crown e a bolsa de colostomia imponham. Eu te emparedei conscientemente, te cercando de cuidados, carinhos, presentes e atenção, tornando-se impossível não se apaixonar. O destino ajudou bastante fazendo você adoecer e me chamar e eu, largando esposa e filha recém nascida, fui ficar com você e depois você ficar internada bem no setor que eu trabalhava. Depois sua alta e eu arrumando aquela desculpa tosca para te visitar em Campinas depois de você remover a colostomia. A nossa promessa de ali era o fim e que no próximo ano letivo seríamos apenas amigos. Quantos finais nós tivemos? Quantas voltas? Mesmo quando terminamos de vez quantas vezes ficamos juntos? Eu me lembro de quando minha esposa te ligou em desespero e te implorou para terminar comigo e você escreveu aquela carta completamente bêbada que rasgou inteira e alucinada me entregou e que eu passei o plantão inteiro colando até conseguir lê-la inteira.
Mas eu sabia que terminaria, inconscientemente eu sabia. Tanto que logo elegi como música do nosso amor Todo Sentimento, interpretado pela Verônica Sabino. Esta era o tema de uma personagem alcoólatra interpretado pela Renata Sorrah:
https://open.spotify.com/track/56zIvVP48aUYbf4LEx0G9h?si=rHZ0Ts28SieNYFfClpDJYQ
Toda aquela tristeza, impotência, a certeza do final e do reencontro. Como eu não eu entendia que para você, em algum ponto da estrada (outra ironia, o filme que vimos antes do nosso primeiro beijo foi Estrada para Perdição), as coisas mudaram completamente. Para você a música do nosso amor era Tatuagem, na voz da Elis Regina:
https://open.spotify.com/track/2vmXFXcr44JSrZ1MpgWLRa?si=JKVTdasyTta83CUKjm6Kvw
Apesar disso quantas e quantas vezes você tentou se libertar e eu, pacientemente desesperado, lhe acorrentei de novo, sabedoria que era das suas fraquezas. Tem uma cena em que o Coringa liga para a Arlequina e lhe canta Ne me quitte pas, se desmanchando ao telefone. Quantas vezes fiz isso?
Quantas noites eternas passamos no seu quarto e fizemos amor ao som daquele DVD do Joe Cocker e parecia que sempre acabava na música antes de You até sow beautiful, para que eu pudesse ficar te admirando e concordando com cada palavra da canção.
https://open.spotify.com/track/1gJOqXpRjz9GeEEwQpcujK?si=WjApCGmBQgyoSfRaMZNkRA
Enquanto isso o mundo queimava ao nosso redor. Ficamos cegos a tudo o mais que não fosse nosso delírio. Meu avô definhava e veio a falecer e eu só senti a dor da falta dele anos depois. Sua melhor amiga e sua irmã passaram por depressão grave e você foi incapaz de ajudar, a sua colega de apartamento tentou o suicídio e nós fomos incapazes de ver os sinais.
Acabamos por terminar quando meu uso de drogas se tornou algo absolutamente insuportável. Ainda nos vemos algumas vezes, mas depois da terceira internação acabou. O paradoxal é que droga nenhuma pode me dar o tsunami emocional que minha relação com você proporcionou. Seu último contato foi até irônico, na licença terapêutica da internação em que eu finalmente consegui recobrar a sobriedade perdida você me pergunta o que eu acho de Resposta ao Tempo, pela Nana Caymmi, a música preferida do meu avô:
https://open.spotify.com/track/22qCXqA9k4vXa4rHsuYthX?si=fQ50KW8iSVa2BWp6E9pAzA
A minha resposta é que nosso tempo acabou...