O bicho amor

Essa nova jornada que vos apresento se passa em uma terrinha chamada Chã de Estrela, lugar cheio de vida e muitas flores, há quem diga que é uma cidade ruim por ser distante e pouco conhecida, mas há também quem goste, na vida sempre se tem uma dualidade, a cidade é conhecida também por ser um lugar muito fertio, a economia da cidade se movimenta através da agricultura familiar, é justamente através desse mesmo chão que muitos podem sonhar, frase bonita né?, é o que todos os mais velhos dizem, mas é exatamente aí onde se situa a fazenda" assum preto" com mais de 70 anos de existência, é lá, onde tudo acontece, onde tudo há de acontecer, onde uma criatura nova aos olhos desatentos, faz morada, nesse mesmo lugar cheio de memória e sentimentos confusos, neste mesmo lugar, onde muito é pouco e pouco é muito, a fazenda está na família há muito tempo, seu josé, esté atual representante, é o mais consciente de sua linhagem, ele não obriga seus filhos a seguirem seus passos, entende muito bem esse tal de “desejos singulares” ou sonhos próprios, mas um deles decidiu por si só viver e cultivar ali, mas tudo isso por conta de um bicho danado que amolece até a armadura mais potente e que faz a gente fazer loucuras sem nem perceber, que seu josé conhece muito bem.

na manhã desta quinta-feira o dia já começa animado no celeiro, o disse me disse entre os animais, esses que compõem todo esse território mágico e cheio de aventura dá pra se ouvir até mesmo de longe

— Foi uma lebre? Disse o gato

- Não, não - responde o corvo

- Foi um pássaro? Diz o porco

— Mas qual?- pergunta o gato.

E a coruja respondeu todos - Não sejam, tolos, era maior que todos esses

O gato não gosta do senhor coruja, ele sempre o achou chato demais.

— Então me diga, senhor sabichão, que bicho foi aquele que disse que amava tanto que poderia morrer? Pergunta o gato

- ora, era humano, quem mais poderia ser?, eles não sabem o que dizem, nunca souberam - diz o porco, aparentemente chateado

"Aaaaaaaa" todos dizem

- Mas eu ainda não entendo, por que esse humano fala tanto de amor? E diz ainda que pode morrer, não compreendo, o amor mata? - diz o gato

- mas é claro que não, sabes o que é o amor?- pergunta a coruja

O gato fingiu pensar, ele realmente não entende, sempre viveu por viver, se perdeu da ninhada novinho e não conseguiu achar sua família, ele não entende, pois acha que amor é coisa de quem não sabe ser só.

Já o corvo parece agoniado, passa na vez do gato, sabe que ele não conhece nada de amor

- Já sei, ele ama alguém, não é?, às vezes vejo esse tal de amor, é como um vírus que se instala no seu hospedeiro,fazendo eles terem ações contraditórias e estranhas, eu escuto sobre ele também, um amigo meu que vive com uma família, me diz que sente isso ao ver os seus donos, e eu bem, não sei dizer, sou um corvo não é, talvez isso não seja para pássaros.

— E quem disse isso a você, seu biruta? Responde o porco, você acha que não somos dignos desse tal amor? Mas digo logo eu que não quero isso, não viu como estava essa criatura, estava cambaleando e dizendo "oh, Joana, eu faria tudo por ti, até poderia morrer de tanto amor que sinto por você", não é vergonhoso?

O porco não entende, acha que devemos se dar o respeito, sua arrogância é de longe vista e para ele, nada além de si importa e nada vale tanto o esforço, morrer por alguém estar fora de cogitação.

A conversa continua, e a criatura apaixonada que não faz ideia de ser pauta de discussão no celeiro se chama Edgar, garoto jovem, cheio de vigor, e diagnosticado com uma doença rara chamada "paixão aguda" daquelas que lhe enchem o estômago de milhares e centenas de borboletas, na noite anterior bebeu demais com seus amigos e fez juras de amor ao vento, deprimente, mas isso lhe gerou diversas vergonhas internas, além dos animais que os viu cambaleando, seus amigos também o virão e o fizeram recordar dessa lembrança não desejada, sua amada é Joana uma menina doce que trabalha para seu pai, na fazenda, quer ser formar em veterinária e cuidar ainda mais dos seus “pequeninos” é assim que chama os animais do celeiro. desde nova cuida de todos animais que passam pelo celeiro, os trata mais como família do que sua própria, essa pouco vista, pois na maioria das vezes, joana sempre está só, ela sendo a 4 filha de 5 ,a única mulher, seu trabalho nunca foi aceito, mas isso nunca fui um empecilho, é disto que ela quer viver.

Edgar não sabe o que falar, na verdade, sabe, mas tem medo, faz dias que diz para si "irei me declarar", mas sempre quando vê Joana, entra em combustão, mas que garoto danado não é?,essas borboletas não são bem de hoje, a jovem desde cedo esteve na fazenda e daí surgiu uma amizade forte entre eles,onde um não vivia sem outro, mas como a vida é movida pelo tempo, e o tempo segue sempre em frente, eles acabaram se afastando, edgar passou um tempo estudando fora para aprimorar seus conhecimentos para aí sim ser o novo sucessor de seu josé, desde pequeno prometeu a sua querida mãe, está falecida que seria ainda mais cuidadoso que seu pai e que iria revolucionar o mercado com agricultura familiar, ja que cada vez mais a sociedade nos condiciona para uma vida distante da saúde e do bem estar do corpo, sua mãe sempre lhe dizia comer bem é o essencial e o necessário para nosso corpo, ele nunca esquecera os dias de colheita, a forma com que isso ao mesmo tempo que lhe alimenta lhe deixa mais perto do chão que pisa, mesmo indo buscar conhecimento para realizar a promessa, o coração continuou aqui, quando se há uma faísca, bem lá no fundo é difícil de apagar, e foi assim que ao retornar para fazenda e de novo viver a magia do lugar junto a doce menina que a faísca se tornou uma labareda pronta para devorar todo o seu ser, mal sabe ele que Joana também compartilha desse mesmo sentimento, mas espera dele uma resposta, a doce garota tem medo de estar sonhando demais e outro porém, ela é funcionária não acha que isso possa dar certo.

A noite havia marcado um encontro com Joana, a mando de sua irmã mais nova, Caroline, que disse "deixe de ser frouxo, fale para ela o que há em seu coração", mas ele ainda sim sentia medo, porém dessa vez acredita que pode dar certo.

Não demorou, marcou com a jovem um pouco antes do celeiro as 20 horas, ao ver a menina de cabelos castanhos, e cachos volumosos, só pensava em uma coisa, “ viver com ela”, seu coração batia tão forte que até havia esquecido que ele podia falar, seu coração parecia uma bateria enlouquecida dentro de uma música nada calma, mas disse

– queria lhe dizer algo

A garota arqueou as sobrancelhas

– diga, ed

Disse tentando ocultar o seu coração descompensado

– eu não posso mais esconder isso, meu coração já não aguenta mais, possa parecer exagero da minha parte, mas nem é, Joana quero lhe ver todos os dias e

A criatura apaixonada para no meio do caminho, seu rosto assume um vermelho vivo

– e?

Questiona a garota

– não, não, eu preciso ser mais claro, é que sabe, quando se trata de você eu sinto como se tivesse aprendendo as coisas básicas da vida tudo de novo, você me faz querer voltar tudo para colecionar ainda mais momentos com você e eu bem, me sinto um tapado, me desculpa, Joana eu quero poder cantar pra você

A garota ri

– mas você é um péssimo cantor

O clima parece menos tenso

– mas não importa, quero cantar pra você, quero viver com você, quero poder ser uma parte da sua vida, mas sem estragar o seu mundo particular

A garota, sabe a resposta, ela quer mais do que tudo, mas não sabe como pode dar certo, como isso pode dar certo?

– eu posso cantar com você?

– o que ?

O garoto pergunta confuso

– a música, acho que se cantarmos juntos você não passaria tanta vergonha

Eles riem

– você não acha que seria um problema isso? Eu sou funcionária do seu pai, eu não quero ser demitida.

O choque de realidade atinge a garota

– é claro que não, Joana meu pai sempre soube, aliás ele foi um dos que me deu gás para vir aqui confessar tudo isso e te propor uma cantoria minha gratuita de amor, não é todos que tem esse privilégio viu?

O garoto sorri

– seu convencido, eu sempre sonhei com esse momento, mas é claro que esperei você vir até mim, por medo eu não conseguia dar esse passo, mas eu aceito criar um mundinho particular só nosso, que não afete o nosso mundo singular .

Mais tarde no celeiro, a conversa já havia se dissipado, todos se preparavam para dormir, até que o gato interrompeu o silêncio.

- Boa noite, senhoras e senhores, depois de nossa conversa eu não me aguentei e fui ver de perto, aquela criatura, agora mesmo o vi mais vermelho que um tomate na frente de outra criatura, acredito que era ela o motivo dele estar tão estranho na noite anterior, e digo mais ela também estava igual um tomate, senti algo de ambos e disso quero lhe falar, era como dois planetas, duas ruas que se dividiam por uma digital, uma mistura de cor, que até deixaram meus olhos confusos, me falem mais desse tal amor e do porquê nós não conhecemos?..

- Não posso te dar uma resposta concreta, de como isso não chega até nós, mas como diz o corvo, mudando algumas palavras "sou apenas uma coruja", mas sei que o amor não é vaidoso ou arrogante não é, porco?, e nem tampouco egoísta, mas acredito que amar é se conectar é quebrar os paradigmas dentro de si, mergulhar de cabeça, é como orbitar em torno do sol e esperar que ele aqueça tudo aqui dentro dessa caixinha que pulsa, que chamamos de "coração".

- Então poderíamos nós termos isso?, até mesmo eu sendo um corvo?.

— Amar é muito mais do que ser ou não ser, é o mais puro sentimento, é se deixar viver e ver a mistura das cores e fazer delas a pintura da vida. - diz a coruja.

Ao fim, todos caíram em seu próprio pensamento, não há porque não se discutir sobre o amor, amar é parte do que somos e disso tenho certo que tanto o porco, como o gato ou até o corvo conseguem entender, já os pombinhos, ah, esses estão a viver o mais longo amor, seja ele em qualquer estação, mas que no fim, sempre no fim, seja amor.