1189-CAIM APAIXONADO POR LILITH

CAIM APAIXONADO POR LILITH

Como vimos anteriormente, na narrativa das interpretações do Velho Testamento, a morte de Abel foi em função de uma queda de uma árvore, e não um assassinato praticado por Caim. Mas Adão, tal qual Jeová quando o expulsou do Eden, despejou uma ira irracional sobre Caim, não ouvindo sua defesa, amaldiçoando-o e fazendo que seu único filho até então, abandonasse pai e mãe para cuidar de sua própria vida.

Ora, em suas andanças, Caim veio a encontrar com Lilith, a primeira mulher de Adão. Ela abandonara o primeiro homem por não suportar o machismo de Adão, que, autorizado por Jeová, deveria manter a mulher sob seu poder e jugo.

Lilith, diferente da sua sucessora Eva, era uma mulher que se respeitava e que queria ter os mesmos direitos de Adão, já que sua origem era a mesma: o barro das margens do rio, matéria não muito recomendável para a criação de seres vivos. E, principalmente, com inteligência. Enfim, parece que Jeová fazia as coisas por tentativas e erros. Lilith abandonou Adão e se mandou do Eden.

O encontro com Caim foi casual e os dois se afeiçoaram no momento em que se conheceram. Foi o primeiro caso de amor à primeira vista. E ambos tinham um sentimento em comum com relação a Adão: a aversão, que os tornava mais unidos no amor e nos sentimentos.

Passaram a viver juntos e dessa convivência geraram filhos e filhas, claro, pois como animal, essa é a função primordial do ser humano: a propagação da espécie.

Como de hábito por aqueles tempos, viveram muitos anos. Transmitiram aos filhos e filhas aquela aversão inicial a Adão. Aversão que atravessa as eras, passa por todas as civilizações e responsável por todas as questões, preconceitos, desavenças, ódios, lutas e guerras.

No mundo criado por Javé, as maldições são mais fortes do que as bênçãos e o comportamento humano tende mais para a violência do que para a paz.

ANTONIO ROQUE GOBBO

Belo Horizonte, 27 de junho de 2024.

Conto # 1189 da série INFINITAS HISTÓRIAS

325 PALAVRAS

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 27/06/2024
Código do texto: T8094820
Classificação de conteúdo: seguro