Custe o que Custar...

Por que as lembranças do passado machucam tanto?

Acho que é, porque elas simplesmente não voltam mais... ficam paradas em algum momento do tempo em que foram plenamente vividas. Como a vida sempre segue em frente, as lembranças permanecem congeladas, como uma foto, um espelho... onde sempre podemos olhar, e reviver com detalhes os momentos passados.

Mas, como tudo nessa Vida, as lembranças também estão submetidas ao Tempo... essa Entidade poderosa, transforma o novo em velho e as ações do presente em consequências do futuro... e quanto as lembranças, ele as usa de diversas maneiras. Das maneiras mais vis, às mais lindas...

Sejam elas quais forem os meios usados pelo Tempo, Ele sempre as transforma em uma imagem; mas não é qualquer imagem... é apenas a imagem mais poderosa que existe na vida de qualquer pessoa. É uma imagem inocente, com um aroma, com um sentimento, com um som, com uma textura... e ao entrar em contato com qualquer desses elementos, é notável a viagem ao passado que se inicia.

Para mim, é sempre um perfume, um aroma e uma atitude.

Mas há um problema com as Lembranças...

Elas são estáticas... não evoluem, estão pressas pelo resto da eternidade em um Para Sempre. Elas não têm futuro, se acabam ali.

São estáticas. Rígidas. Imutáveis.

Por isso, quando retornam a nossa mente, querendo nos lembrar daqueles momentos, elas são agressivas... Doem. De uma forma, que não há alívio. Simplesmente, porque nunca, jamais, seremos capazes de mudar o passado. Cada vez que somos atingidos por uma Lembrança, é como um estilhaço. Como diria Clarissa E. Pinkola, é como uma farpa, um estilhaço cravado no coração, que ao menor sinal de similaridade, volta a machucar como se fosse a primeira vez.

Mas.. como lidar com esse espinho, essa partícula tão pequena, mas ainda assim, capaz de causar tanta dor? Hoje, eu o arquivei no meu WApp de mensagens... mas a forma mais acertada, de lidar é: Sentindo.

Sentir, reviver os momentos e em seguida, agradecer.

Com o Tempo, vai ficando mais fácil. A Gratidão toma uma proporção maior e a Sabedoria, ensina no detalhe o que foi bom e o que poderia ser melhorado. Conforme o Tempo segue seu fluxo, a dor fica menos intensa.

Não se engane, a Dor sempre estará lá. Ela é o fantasma das possibilidades de acertos, mas ela nunca vai embora. Ela apenas se transforma.

Se transforma em um leve incomodo, um resquício, um vislumbro do que poderia ter sido.

Não se engane novamente... A dor ainda vai aparecer em uma foto, uma música, um livro, um filme ou um comentário inocente do tipo: “vi que ele/a está namorando!”. Mas, acho eu, que ela não irá doer tanto... por aqui, só de imaginar esse cenário, já dói... mas sempre temos um copo de whisky, um gin ou vinho para nos ajudar a seguir em frente. Mesmo que todo o meu subconsciente e inconsciente faça tudo para estar presente no Passado.

Custe o que custar.