Amor proibido

Era uma manhã fria quando Antonio José, um jovem negro, observava Helena Rans, a filha dos alemães da cidade. Desde o primeiro encontro, seus sentimentos por ela cresciam, mas ele mantinha essa paixão em segredo, ciente das barreiras que os separavam. Antonio fazia parte de um grupo militante que acusava a família de Helena de perpetuar o sistema patriarcal responsável pela escravidão e preconceito. Eles acreditavam que os descendentes dos colonizadores deviam reparações pelo sofrimento causado aos negros, indígenas e outras etnias exploradas.

Apesar de sua convicção política, o amor de Antonio por Helena era inegável. Ele lutava com seus sentimentos, sabendo que a aceitação desse amor significaria uma traição às suas próprias crenças e ao grupo que defendia. Helena, por outro lado, percebia a paixão de Antonio e, com o tempo, começou a retribuir seus sentimentos com genuinidade. Ela via além das ideologias que os separavam e queria conhecê-lo melhor.

Antonio começou a perceber que o sistema político estava manipulando memórias e histórias para ganhar controle social, dinheiro e poder. Inspirado pelas ideias de Antonio Gramsci, ele havia aderido à destruição das bases culturais que levaram milênios para se organizar. No entanto, seu amor por Helena fez com que ele questionasse essas crenças. Ele passou a ser rejeitado até por pessoas de sua própria etnia, que o chamavam de “capitão do mato”. Além disso, ele notou que as cotas nas universidades beneficiavam alunos que não tinham características físicas típicas da genética africana, prejudicando muitos negros verdadeiros.

Um dia, confuso e desiludido, Antonio encontrou Helena. Eles conversaram longamente e perceberam que não havia diferenças significativas entre eles. O amor que sentiam um pelo outro era maior do que qualquer ideologia ou preconceito. Decidiram namorar, apesar da oposição dos pais de Helena, que ameaçaram deserdá-la e forçá-la a se virar sozinha após a faculdade. Helena determinada a ser feliz ao lado de Antonio, aceitou os termos, mas não abriu mão de seu amor.

Antonio resolveu enfrentar o pai de Helena, Daniel Hoffmann, marcando um encontro para esclarecer suas convicções. Começaram com um aperto de mão, sentaram-se à mesa de um restaurante tradicional da cidade, e iniciaram o diálogo:

Hoffmann: Perguntou o que você quer conversar comigo, Antonio?

Antonio respondeu com outra pergunta: Por que você não aceita o meu namoro com Helena?

Hoffmann: Desejo manter a “pureza” de minha etnia. Uma pessoa negra como você mestiçará minha família e “contaminará” minha linhagem germânica. Não quero passar o resto de minha vida enfrentando a discriminação de meus familiares e amigos.

Antonio: A mistura de raças ao longo da história tem contribuído para a riqueza e diversidade cultural que vemos no mundo hoje. Negar a possibilidade de um relacionamento interracial por medo da discriminação é perpetuar o ciclo de preconceito e exclusão. É necessário reconhecer e valorizar nossa humanidade comum, independentemente da cor da pele ou da origem étnica, e buscar a união e a compreensão mútua para construir uma sociedade mais justa e inclusiva, sem viés ideológico, tendo como base somente os valores ocidentais.

Hoffmann: Isso é uma utopia. Cada etnia em sua cultura. Jamais haverá uma raça mestiça global. A maioria sempre será branca e ditará as regras.

Antonio: A diversidade étnica e cultural é uma realidade inevitável e enriquecedora da sociedade atual. A idéia de uma raça mestiça global não significa a eliminação das diferentes culturas e identidades étnicas, mas sim a celebração da variedade e riqueza cultural que cada grupo étnico traz para o mundo. Todos têm o direito de se relacionar e se apaixonar independentemente da cor da pele ou da origem étnica. É importante reconhecer e respeitar a diversidade e a igualdade de todos os seres humanos. A idéia de uma maioria branca que dita as regras é uma visão ultrapassada e discriminatória, e é essencial promover a igualdade e a inclusão em todas as esferas da sociedade.

Hoffmann então decidiu encerrar a conversa e se afastou. A pressão social e acadêmica se tornou insustentável, levando Helena e Antonio a abandonar a universidade e estudar online. Decidiram queimar suas bandeiras políticas e livros ideológicos, criando um grupo independente de qualquer movimento racial, focado na conscientização de que todos são iguais.

Com o tempo, a dedicação e o amor de Helena e Antonio começaram a mudar a percepção das pessoas ao redor. Eles terminaram a faculdade, Helena tornou-se advogada e Antonio, professor de filosofia. Dois anos após o casamento, nasceu seu primeiro filho, um bebê de pele clara, cabelos cacheados e olhos azuis. A chegada do bebê tocou profundamente a família de Helena, que gradualmente começou a ver além das diferenças raciais e aceitou Antonio como parte da família. Quando Hoffmann pegou seu neto em seus braços, as lágrimas vieram e lavaram as escamas do preconceito e do ódio, e ele disse a sua esposa Marta: “Esse meu neto fez um milagre em minha vida, um milagre espiritual e existencial. Minha vida mudou, meus velhos conceitos se dissolveram como o gelo diante do calor do sol. Obrigado, Antonio, por ter entrado em nossa família. Perdoe-me.”

Alexandre Tito
Enviado por Alexandre Tito em 12/06/2024
Reeditado em 12/06/2024
Código do texto: T8084285
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.