Cada um conta uma história

Eu sou um assim. Um contador de histórias.

A história que você conta é a sua vida. O formato do seu corpo, a cor do seu cabelo, o seu jeito de andar, é a sua história que pode ser vista. Cada uma delas tem o seu motivo e a sua razão de ser. Se eu te ver, posso entender a sua história, os motivos profundos por trás dela. Nada me pode ser oculto. Na verdade, onde estou nada pode ser ocultado. Somos livros abertos.

Já as minhas histórias são mais difíceis de você compreender. Faltam alguns detalhes que você deveria perceber, outras dicas estariam por baixo ou entre as palavras.

Cada linha deve seguir a trama com cuidado, sem ofender ou contrariar. É um único texto, para infinitas almas diferentes. Cada uma acredita em seus próprios propósitos, por coração ou conveniência. Mas não posso deixar de dizer o que deve ser dito. Nada deve ser dito em vão. Há um peso e uma medida em cada palavra, em cada história. Servirá de formas diferentes e iguais, para pessoas iguais e diferentes.

O que conto deve causar. Não importa o quê. Você deve deixar a leitura diferente de como chegou. Não posso deixar você virar a página indiferentemente. Páginas assim são esquecidas muito rapidamente.

Devo, então, ser considerado o irmão mais velho chato . Aquele que por já ter trilhado alguns caminhos a mais acha que deve ajudar. Mas esse tipo de irmão só quer o bem .

Nem tudo deve ser entendido agora. Porque o homem não usa bem as suas vantagens imediatas.

O que falo é para o coração, piegas assim mesmo. Aqueles que me ouvir entenderão.

Por que já sabem, de uma história contada ainda mais antiga , piegas ou não , de que onde estiver o seu tesouro, lá estará também o seu coração.