Eu te quero, você se aceita?

---Você agiu de maneira tão egoísta. Parece que não quer minha presença.- digo

---Lembra do que eu te falei? Você é livre para escolher. Se ficar comigo, ou é porque gosta de mim e aceita meu jeito ou espera de maneira ilusória que eu mude.-retruca ela.

---Por que você se faz tanto de difícil? O que você quer afinal?-questiono.

---O que eu quero? Eu quero alguém que esteja comigo pelo que eu sou, não por uma ilusão que tem de mim. Não quero que você crie expectativas ao meu respeito, eu deixei claro pra você desde o início. Quero alguém que ame e admire minhas qualidades, mas mais que isso, que aceite meus defeitos. Pra mim, essa é a maior prova de amor que existe.

---Eu já fiz de tudo pra ser essa pessoa, pra passar nesse teste de fogo. Estou aqui até agora não estou? Lutando por você, conversando pra esclarecer as coisas. Nesse caso, o problema é seu, porque mesmo estando aqui e provando que te quero do jeito que você é, você ainda é insegura, ainda tem medo de ficar comigo. Seu desespero para ser aceita não passa de um desejo vazio dentro de si mesma de se achar digna. É isso?- reflito.

Vejo como seus olhos se marejam se adequando a sua feição sofrêga quando ela afirma:

---É sim. É só que... Eu não sei se alguém realmente me quer sabendo que sou assim. Como alguém suportaria? Uma pessoa egoísta, que não quer compromisso? Nem eu mesma iria me querer desse jeito. Eu não gosto de quem eu sou, queria ser diferente, mas me sinto presa a mim mesma, parece que estou paralisada nessa casca. Eu não consigo mudar. E no fundo não quero mudar. E me odeio por isso. Queria tanto ser alguém altruísta como minha mãe, que se sacrifica e dá o melhor de si para o outro. Mas tudo que consigo fazer é afastar e desvalorizar as pessoas de ao meu redor.

---Eu já te disse, eu te quero, eu te aceito. Mas pra isso, preciso que você se aceite primeiro. Perdoe-se. E daí que você é tudo isso? Você não é obrigada a ser perfeita. O problema só se estabelece se você gostar tanto de errar que não se importa em ser uma pessoa melhor. Tudo tem seu tempo. Um dia você vai se tornar mais parecida com sua mãe, e se não for, você tem suas próprias qualidades também. Não é errado não querer mudar, isso é uma escolha sua, um direito seu. Só não seja hipócrita de esperar que os outros também mudem, que se adequem à sua vontade. Ache um equilíbrio entre ser e não ser. Vamos fazer isso juntos, trabalhando nossos defeitos e acertos, qualidades e erros, até que sejamos tão bons no que fazemos que nós nos tornaremos uma dupla inseparável. Só segura minha mão e vem comigo. Vamos nos amar? Mas pra isso você precisa se amar primeiro.