Ontem foi

Essa história começa como uma outra um dia começou, havia uma aldeia em algum lugar, nem maior nem menor, com velhos e velhas que velhavam, homens e mulheres que esperavam, e meninos e meninas que nasciam e sonhavam.Todos alegres e sorridentes , menos um pequeno menino , a que por enquanto não conhecia. Mas eis que aquele, um dia , saiu de lá, com uma bicicleta por companhia saiu pela antiga estrada da vila.

Ele andou por um longo tempo, com lágrimas ocasionais que escorriam ao vento, viu pessoas, e talvez pessoas o viram, parou debaixo de uma árvore em um campo, deitou a bicicleta, suspirou, pensou, olhou algo que não conseguia ver pra no fim poder dizer:

-Ontem foi.

E o engraçado é que lá sozinho, deitado ele ouviu uma voz dizer:

-Foi o que?

Quando ele olhou assustado viu um conjunto de flores uma rosa, uma tulipa, uma margarida e um girassol.

-Quem disse isso ?

-Foi eu querido

Uma pequena rosa que se escondia em meio a galhos e mais galhos de roseira respondeu de voz bem meiga:

-Ontem foi um dia que eu não queria que fosse real…

Também fiquei surpreso com a naturalidade que o menino respondia, será que sua dor era tanta que não foi capaz de perceber a maravilha que acabara de ocorrer?

Mas a rosa prosseguiu:

-Pequeno o que é real ?

-O que é importante é real.

Enquanto respondia a rosa nosso pequeno se aproximava cada vez mais dela.

-O que é mais real do que aquilo que importa? Perguntou a rosa, e o menino não demorou a responder:

-Que tal a dor? A dor é a mais real.

-Então a dor é uma realidade fundamental, tudo bem. Bom isso é difícil, isso não leva a desesperança?

O jovem abaixou a cabeça e disse um sim arrastado que doeu até o meu coração, a rosa não perdeu tempo já tendo a próxima pergunta na ponta da mão:

-Não existe algo mais fundamental que a dor?

Antes que o garoto podesse responder ela já se adiantou:

- O Amor. Quando você está sofrendo o amor e a verdade é isso que você tem.

E suas primeiras lágrimas daquele momento desataram, mas ele era como uma barrragem, retia para si seu mar e continuo a conversa:

-Se eles são mais poderosos que a dor, talvez sejam as coisas mais reais.

-Uma vez outra criança passou por aqui, e acredito que viu beleza em mim e tentou me tirar uma rosa, mas meus espinhos lhe furaram toda a mão.

-Ele foi embora com a cara triste uma rosa meia mucha e uma mão cheia de furos, achei que ele nunca mais voltaria aqui, pra minha surpresa no outro dia ele voltou com uma menina que usava a rosa presa atrás da orelha, sua mão estava enfaixada e havia um sorriso brilhante em sua cara.

-O amor pode curar qualquer dor…

O garoto sorriu, aquelas palavras simples pelo o que parece o atingiu, e antes que podesse dizer qualquer coisa mais uma voz surgiu.

Era uma margarida de pétalas brancas modestas quando comparadas ao vermelho que a rosa carregava, porém era tão bela que a criança se encontrou admirando cada detalhe dela.

-Jovemzinho, é verdade o diz a rosa, eu sempre choro quando perco uma flor, sinto que as amo antes mesmo de nascerem fico ansiosa pensado em como será a beleza de sua flora.

-As vezes a gente perde coisas que ama e isso nos traz dor, mas a gente tem que aprender a reencontrar o amor.

Aquele ponto o garoto nem lembrava mais que conversava com flores, as ouvia com atenção:

-Criança, mesmo o vendo todos os dias eu sempre tenho que procurar o sol pelas manhãs.

Disse a maior das flores que havia ali, um único pendão de girassol.

-Mas você não se cansa de precisar encontrá-lo sempre?

-Quase todos os dias penso em desistir, mas se parar vou começar a muchar até secar, e deixar de existir.

A conversa se estendeu por várias horas, e a cada uma delas eu vi o brilho voltando para aquele jovem, até que o sol se despediu e a lua lá bem no horizonte surgiu.

As flores começaram lentamente a se esconder o menino desesperado sem entender o que estava acontecendo perguntando se havia feito algo, porque estavam a se esconder ?

-Calma menino eles só estam indo dormir e eu acordando pra poder te despedir.

Uma tulipa roxa se levantava do meio da grama como quem desperta pela manhã.

-Já é hora de você ir à noite já chegou, não esqueças as vezes o amor vai nos ferir, vai deixar em nos um buraco difícil de preencher, as vezes teremos que buscar por ele todos os dias sem abdicar, mas acredite vale a pena ainda amar.

-Vá seguindo o teu caminho que daqui a lua vai seguindo te mostrando seu destino.

E foi assim que eu conseguir ver e longe perceber o menino e a lua pela estrada aos poucos desaparecer.

Cristelli
Enviado por Cristelli em 20/09/2023
Código do texto: T7890383
Classificação de conteúdo: seguro