Entre os laços da saudade.

Era uma vez uma cidadezinha perdida nas montanhas, onde o tempo parecia correr devagar. As casas, todas feitas de pedra, cercavam uma simpática praça central, onde crianças brincavam e idosos descansavam nos bancos. Ali, a vida seguia tranquila e era difícil imaginar que algum dia poderia ser diferente.

Mas, como em todas as histórias, a saudade também encontrou seu lugar naquela pequena comunidade. Ocorreu de repente, como um suspiro que atravessa o ar. As pessoas começaram a sentir falta de algo que não sabiam identificar, uma sensação de vazio que invadia o coração.

Os dias passavam e aquele sentimento crescia, trazendo um aperto no peito que não se dissipava. As pessoas olhavam para o horizonte, com os olhos cheios de lágrimas, mas sem entender o motivo de tanta melancolia.

E assim, a saudade se tornou uma presença constante naquela cidade. Ela sussurrava em cada esquina, ecoava nas ruas vazias e abraçava todos os habitantes. Cada pessoa encontrava sua própria maneira de lidar com ela: alguns se recolhiam em suas casas, outros tentavam preencher o vazio com atividades diárias.

No entanto, o tempo não parecia amenizar a saudade. Ela persistia, como uma antiga história que não quer ser esquecida. As noites se tornaram o momento mais difícil, quando a falta de algo parecia se intensificar, deixando todos ainda mais frágeis e desamparados.

Foi então que uma menina, curiosa e destemida, decidiu investigar o que causava tanto pesar. Ela caminhou pelas ruas, conversou com as pessoas e ouviu atentamente suas histórias. Descobriu que a saudade não tinha apenas uma forma, mas muitas.

Havia a saudade de um amor perdido, de um amigo ausente, de lugares que já não existiam mais. Havia a saudade de tempos mais felizes, de pessoas queridas que partiram e deixaram apenas lembranças. Havia a saudade de sonhos não realizados, de momentos que escaparam como água entre os dedos.

A menina se compadeceu com as histórias e resolveu juntar todas as saudades em um único lugar. Pediu ajuda aos moradores e, com amor e dedicação, construiu um jardim de memórias. Cada pessoa contribuiu com um objeto, uma fotografia, um pedaço de papel escrito, uma música ou uma simples lembrança.

E assim, no coração da cidade, surgiu um lugar especial onde todos podiam visitar, sentir e compartilhar suas saudades. O jardim se tornou um refúgio, um ponto de encontro para aqueles que buscavam o conforto nas memórias.

Aos poucos, a saudade perdeu sua aura de solidão e tornou-se uma comunhão entre as pessoas. Ela não era mais um peso, mas sim uma ponte que ligava o passado ao presente, mantendo vivas as histórias de um lugar tão querido.

E assim, a cidadezinha encontrou uma forma de abraçar a saudade, transformando-a em uma força que unia todos os seus habitantes. A saudade não era mais um sentimento a ser temido, mas sim uma oportunidade de se conectar com quem realmente importava.

E desde então, aquele jardim de memórias permanece vivo e cheio de histórias. As saudades continuam a existir, mas agora são compartilhadas e acalentadas por aqueles que sabem que o passado é parte fundamental daquilo que somos e que, mesmo ausente, nunca nos deixa de verdade.

BrunoBandeira
Enviado por BrunoBandeira em 01/08/2023
Reeditado em 01/08/2023
Código do texto: T7851105
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.