ENTRANDO NA COVA DOS LEÕES!...

Era a primeira vez que Eli tinha um contato mais íntimo com toda a Família de sua namorada!..

Fora convidado por ela e sua māe para almoçar com eles naquele domingo!...

Já havia pelo menos umas três semanas que estávam namorando e quase todos os dias da semana se encontrando!...

Falar aqui das rotinas do dia a dia de um casal de namorados, é uma coisa meio sem graça para quem está de fora e se tornaria uma repetição sem sentido ou talvez uma coisa melosa e constrangedora para terceiros!...

Então vou escrever apenas assuntos e eventos que tiveram certa relevância na vida deles dessa fase do namôro em diante!...

Seria o dia das Mães!...

Na casa dela ainda tinha quatro irmãs solteiras, sendo três mais novas do que ela e uma mais velha, a Neném, cujo namorado, Beto frequentava sua casa também!...

De seus três irmãos, dois também ainda eram solteiros.

Naquele dia as filhas iam oferecer e preparar o almoço, incluindo as casadas e uma nora, a Cida esposa do Zizin, o mano mais velho de Marcinha, que estariam presentes com suas famílias!...

Os que não moravam mais com os pais, levariam algum prato e se juntariam com os demais, exceto a Fati já casada e a segunda acima de Marcinha, que moravam ela e o marido, numa casa nos fundos da casa de seu pai e ela estaria conduzindo aquele evento familiar.

A Fati, era excelente cozinheira, herdara de sua mãe esse talento, se responsabilizava pelo almoço do dia, apesar de que Tia Jam, como era tratada a mãe de Marcinha por todos, não conseguir ficar quieta, parada e esperando que suas filhas fizessem tudo e a servicem, mesmo sendo ela a homenageada!...

Tia Jam estava sempre agitada fazendo uma coisa e outra e sempre interagindo com todos.

A casa estava movimentada naquele dia, além

dos filhos, filhas, noras, genros e os netos todos ainda crianças, estariam lá para o almoço e também, alguns convidados.

Tia Jam e Tio Joãozinho, como eram chamados pelos amigos íntimos da família, devido à sua grande influência e carisma junto a pessoas ligadas à comunidade católica à qual serviam, abraçavam um grande números de casais e pessoas chegadas e amigas de seus filhos!...

Poderia citar aqui pelo menos três casais que quase sempre estavam em ocasiões especiais e festeiras como essa: Zemir e Bete, Carioca e Penha, Geraldo e Leni e alguns jovens amigos de seus filhos, o Joãozinho, o Canela e o Quincas e às vezes alguns outros.

Enquanto o almoço não saía, o burburinho do caldeirão comunitário ali presente fervilhava.

O único intruso e sapo de fora nessa ocasião era Eli!... Que era de outra religião, não bebia cerveja normalmente, não jogava truco e não sambava!...

Não era o bonitão e nem de porte físico atleta e invejável, mas também não era o mais feio e nem um babaca e sem noção das coisas!... Tinha seus defeitos e virtudes!

Além do que também, era homem o suficiente para encarar qualquer situação adversa por amor a uma mulher!...

E era agora o namorado de Márcinha, a estrelinha da família naquele momento, prestes a completar seus 18 anos!...

Ela gostava de dançar Rock and roll e dava uns bonitos pacinhos de samba!...

Naquele momento ali não se tocava Rock, mas seu cunhado, o esposo da Fati, com seu

violão era quem comandava o som!...

Tinha microfone aberto para quem quisesse e soubesse, cantar qualquer coisas!...

Eli sabia cantar e tocar alguma coisa, mas não era aquele o seu momento e nem a sua praia!... Ele tinha seus valores pessoais e Marcinha já o conhecia a bastante tempo e admirava seus valores e sua forma de ser e se conduzir e isso pra ele era o que valia e lhe bastava nesse momento!...

Músicas tipo Trem das Onze, de Adoniran Barbosa e outras semelhantes eram sempre tocadas e cantadas por quase todos nessas rodas assim!...

O Carioca, amigo da família, gostava de cantar e de mostrar suas habilidades no samba e alguns outros do grupo também, mas ele era o mais atirado!...

Convidavam a Marcinha, que aliás era a bola da vez das filhas do Sr. Joãozinho, que estava em evidência naquele dia, mas como ela não se mostrou muito interessada, um cavalheiro se dirigiu a Eli e lhe perguntou se permitia que Marcinha dançasse um samba com ele!... Eli lhe respondeu que isso era com ela, se ela quisesse tudo bem, mas ela foi apenas uma vez pra não fazer desfeita e não quis mais.

Eli estava ali, naquela situação diante de alguns amigos da família, talvez de alguns jovens interessados naquele brotinho que se desabrochava na família, e talvez Eli estivesse sendo visto como um impostor!... Um "persona non grata", uma pessoa indesejável, que não tinha nada haver com aquele família e que chegava já botando areia na farofa dos interessados na filha do Tio Joãozinho!...

Eli se sentiu como que atirado numa cova de leões nos primeiros momentos ali, visto que alguns só lhe dirigiam falas e perguntas desconconcertantes.

Mas graças a boa acolhida dos familiares da moça e seu bom relacionamento com ele, em pouco tempo a poeira foi se abaixando e cada coisa foi tomando seu devido lugar.

Nesse dia houve algumas músicas de homenagem às mães e o Carioca, que tinha uma boa voz, cantou uma música especial oferecida por ele e sua esposa à Tia Jam, que representava todas as mães de filhos presentes ali naquele dia.

Depois todos cantaram uma musica mais conhecida de todos, acompanhada novamente ao violão por Alvim, o esposo da Fati, que também fora dedicada à todas as mães!..

Chega a hora então de rezar e dar graças pelo dia e o almoço!...

Em respeito à Marcinha e Eli, que não éram católicos, rezou-se o pai nosso e todos foram almoçar!...

L Z de Andrade
Enviado por L Z de Andrade em 03/03/2023
Código do texto: T7731916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.