SEM QUEBRAR OS COPOS (seriado15)
Houve um encontro, ou intercâmbio de dois grupos de Jovens semelhantes de duas Igrejas Presbiterianas diferentes do Vale do Aço, sendo que o grupo visitado foi o da comunidade a que pertenciam os jovens: Estive, Nathie, Eli, Marcinha, JB, Netinha, Jota, Ednada e outro!...
Ficaram o dia todo e dirigiram todo trabalho com programação específica deles, sendo atividades diversas durante o dia e social recreativa à noite.
A comunidade visitada serviu o almoço feito pelas senhoras da comunidade, à tarde lanche e à noite foram embora após social e lanche.
Todo o trabalho do servir refeições, lanches e e lavar talheres era também dos visitados.
Foi feita uma escala para que todos pudessem participar sem pesar nada a ninguém!...
A maior trabalheira era lavar vasilhas enxugar e guardar. Coisa de uns 120 copos ou mais além de pratos e talheres, era coisa de dar pau em doido!...
Não se sabe porque puseram Eli e Marcinha para cuidar dos copos!...
Seria mera coincidência ou na realidade era porque estavam casualmente mais juntos do que imaginávam!... Sempre havia alguém por perto e que se interagia com nós e não nos importávamos!...
Tínhamos que lavar copos, copinhos. tipo americanos mesmo!... Era uma mesa de copos uma baciona cheia!...
Tinha muita coisa pra lavar, muita gente pra fazer e pouco lugar pra fazer!...
Quando fomos avisados nós dois estávamos sentados num daqueles dois banquinhos encostado na parede do salão social onde a galera lá dentro, fazia a maior algazarra!...
O pessoal da cozinha falou pra gente:
os copos estão na bacia em cima da mesa é só levar lá!... para uma das pias!
- Tá bom!... É só levar pra lá e pronto??? Isso é fácil!... (Perguntei ironizando)
- Nããão!... Só levar e lavar né!... (me responderam). Enxugar e deixar em cima de alguma mesa que alguém vai mostrar onde guardar!
Falei pra Marcinha:
- Vamos esperar ralear um pouco o ambiente
por lá né Marcinha!...
- Éééh!... tem gente demais lá pra pouco espaço!... 😉😏 Com esse calor hein!? 🤔 (falou Marcinha)
-Iiichê!... quero nem pensar... e nem sentir!..
(falei).😅
- Ôôôh!... o que deve ter de desodorante vencido lá num tá escrito!.. 😶 (ela falou).
- E eu que sou perfumosa!.... (imagina). 🤩
- Você é perfumosa, perfumada!...adocicada.
Por isso fico perto de você!... Sou um formigão!... amo doces e docinhos!... Ou melhor, docinhas!...
Vamos dar um tempo! aqui tá bom!... (falei).
- Eh!... Pressa pra quê??? Você tem algum compromisso?... (perguntou Marcinha)!...
- Aaah!... Se não me engano, acho que marquei um chopin ali na esquina , com uma tal de Marcinha!... Você a conhece?
- Eh!... Mas acho que ela não vai não!... ela é crente!... (falou Marcinha).
- Óh!... que pena, com esse calorão, seria uma boa!... Você não bebe mesmo???
- Fora de casa não!... Mesmo assim, muito pouco!... Em barzinhos também e restaurante se estiver com minha família ou meus irmãos!... (falou Marcinha).
- Pôôô!... Se eu quiser dar uma fugidinha com você por ae, tenho que levar o garotão do seu
Maninho também!...
Comprar umas balinhas e adocigar a guelinha do moleque também!... Nossa difícil hein!...
(falei)
- E ela!... kkkk 😁😁🤣🤣
- Não!... as balinhas você não vai precisar comprar!... Se ele aceitar a ir junto, ele deve topar, tomar um Chopin também!... Ele mesmo paga a conta dele e deve te ajudar na minha também!... Ele tem mais de vinte anos e já trabalha.
- Ah!... desculpe não sabia!... achei que você tinha um irmãozinho pentelho ainda!...
- Lá em casa não tem crianças mais, eu sou das mais novas, somos dez irmãos!... sete mulheres eu sou a 4a. de baixo para cima!...
Nesse interstício veio alguém da cozinha e nos interrompeu:
- Eli... podem ir, não tem mais ninguém usando as pias!...
- Vamos lá Marcinha, acabou-se o que era do cê-cê!... (falei).
- Doce agora, só eu né!... (Ela falou).
- Ah!... Com certeza! Não vês que não paro dê ti lamber???!!! (falei).
- Peguei na mão dela, de boa agora!... feito namorados!... Quem quisesse ver, que visse!... E fomos caminhando pelo pateo!...
A galera que transitava por ali arrepiou!... 🤔😜😯😎
- Quê que é isso agora??? Onde vocês pensam que vão???
- Nós vamos lavar copos, querem ajudar?...
(Marcinha falou).
- Mas precisa ser assim? (alguém perguntou).
- A Marcinha não quer ir!... não estão vendo que estou puxando ela!...tenho que levá-la até nas costas!... se precisar!...
- Ah!... Se precisasse hein Eli??? (JB falou).
Peguei a bacia de copos levei para a pia!...
Arrumamos todos de boca para a pedra da pia primeiro antes começar a lavar!...
Lhe perguntei:
- Você quer ansaboar ou enxaguar???
- Tanto faz, faço qualquer coisa!... (ela disse).
- Então eu ensabôo e você enxagua? ??
- Pode ser!... (ela disse).
E então iniciamos e começou a juntar copos ensaboados perto dela!... Eu não podia deixar por menos e falei!...
- Você não vai dar conta de mim não!...
- Quem te falou isso ?... é que eu estou dando tempo pra você!... se não você vai quebrar copos!...(ela disse). E acelerou o ritmo.
Eu diminui um pouco o ritmo pra ela me alcançar.
Quando ela me alcançou ela deu uma de boa! em cima de mim dizendo:
- Você diminuiu o ritmo por que você se cansou pode falar, não tem ninguém por perto não.
Então acabei de ensaboar os dois últimos copos e lhe passei e lhe falei:
Pode ser, você ganhou a competição, porisso que você vai ganhar o prêmio!..
Eu estava pertinho dela que lavava o último copo!
- Ah!...é!...que prêmio que eu vou ganhar?...
Eu lhe disse:
- Esse!...
Ela virou e eu lhe dei um beijo na bôca!...
Ela aceitou e me abraçou!... esqueceu do copo que caiu de sua mão esquerda na pia!...
- Óh!... o quê que você fez!... (ela disse).
- Eeeeu??!... Foi você que deixou cair!... (falei).
- Eh!... Mas não quebrou!... ainda bem, se não você é que ia pagar!...(ela disse).
- Porque foi você que provocou isso!... 😇😏☺
- Mas você não gostou??? (Perguntei).
- Gostei 😊 Mas que não se repita isso mais!... (Ela disse).
E estava séria e enxugava os copos!...
Nisso chegou alguém da cozinha e falou!...
- Marcinha podem deixar aí agora que peço alguém pra guardar, vocês já fizeram muita coisa!.. Podem ir aproveitar a juventude de vocês!.. (falou uma senhora da cozinha).
- Oh!... Não se preocupem, nós estamos de boa em tudo que fazemos!... Se precisarem pode chamar o Eli, né Eli ??? (Marcinha falou).
- Eh!... isso aí!..eu venho e ainda trago a Marcinha comigo!... (Eu disse).
- Então!... Que legal!... vocês formam um casal bonito!... porque não namoram hein?... (falou a senhora).
Então fomos saíndo de volta ao patio para o meio da galera!...
O clima ficou assim, meio tenso!...
Mas eu sabia que isso ia passar, com certeza!..