O HOMEM QUE AMAVA DUAS MULHERES

 

    Na volta do banho de mar Gerson se acomodou na mesa onde tomava uma cerveja, o calor estava insuportável e a praia repleta de banhistas. Estava sozinho e já pensava em voltar para casa quando notou que uma jovem o espionava discretamente. Esboçou um ar de surpresa vendo aquela bela moça que lhe abriu um tímido sorriso, mas permaneceu quieto. Aparentemente ela estava sozinha, mas depois ele percebeu que existia ali próximo dela uma criança que brincava na areia. Aproximou-se discretamente e iniciou um papo, pois viu que seria apoiado. Ela também já estava para ir embora com a filhinha que ali brincava, mas resolveu ficar mais um pouco. A conversa animada chegou a um consenso, ela o conhecia de vista, via-o sempre que passava na sua rua rumo ao trabalho, portanto "estavam em casa". Tudo contribuiu para um namoro.

   Gerson era um homen sentimental e a chegada de Vilma em sua vida aconteceu numa hora certa, fazia pouco tempo que rompera com Neusa, uma antiga companheira dos tempos de colégio por quem se apaixonou perdidamente. Namoraram por cerca de seis meses, depois concordaram em noivar. A princípio ela não queria esse compromisso logo, pedira tempo, mas acabou cedendo. A festa de noivado deixou Gerson muito feliz, tinha até planos para o casamento, pois amava a noiva e não via outra mulher em sua vida. Com o passar do tempo ele notou uma certa "frieza" no comportamento de Neusa, essa noiva que para ele era tudo, amava-a perdidamente e por ela tudo era capaz de fazer. Porém ele tomou um grande susto quando ela lhe comunicou que não o amava mais e que estava apaixonada por outro homem. Aquilo caiu como uma bomba em cima dele, seu coração ficou completamente "estraçalhado" e o romance teve fim, um fim melancólico, já que ela estava prestes a contrair matrimônio com essa pessoa e que sentia muito ter que desapontá-lo. O casamento realmente aconteceu e Neusa saiu definitivamente de sua vida, o que fez Gerson sofrer por bastante tempo e sem querer assumir outro romance, tinha esperança de que algo poderia acontecer e ela voltar para seus braços. 

   Nosso personagem engatou um namoro firme com Vilma, começou a gostar dela, estava amando-a, afinal ela estava fazendo ele feliz e contribuindo para que esquecesse o antigo amor que por muito tempo o rompimento o perturbou emocionalmente, nunca tirou da cabeça essa mulher, Neusa passou a fazer parte paralelamente de sua vida, mesmo a contragosto de Vilma, que tudo fazia para que ele a esquecesse.

   Três anos se passaram, Gerson já estava casado com Vilma. Larissa, filha de sua esposa, fruto de um relacionamento anterior dela, era tratada como se fosse sua filha, que agora estava com quatro anos. Eles levavam uma vida tranquila até que algo inesperado aconteceu. Casualmente Gerson encontrou Neusa na cidade, o que fez seu coração ficar abalado, não sabia o que fazer quando ela foi ao seu encontro querendo conversar com ele. Notou que ela chorava, começando a contar toda a sua vida, que seu casamento tinha ido por água abaixo e que havia se separado. Gerson sentiu todo aquele antigo amor aflorar, pois guardara ele dentro de si e mesmo tendo casado com Vilma a imagem desse antigo amor permanecia viva e agora tinha que tomar uma decisão, ficar com ela e abandonar aquela com quem assumiu um novo amor ou dispensar Neusa, fazendo exatamente o que ela fez com ele. A dúvida pairou em sua cabeça, não queria tomar nenhuma decisão, pelo menos agora, ou nunca, mas tinha que fazer alguma coisa, tinha que falar para Neusa o que sentia, o que ela representava para ele, mas tinha também que dizer o quanto gostava de Vilma, aquela que fez ele levantar a cabeça e viver uma nova vida, só que o destino foi cruel com ele e agora estava nessa enrascada, pois amava as duas e não queria desapontar nenhuma, principalmente Neusa, cujo amor ficou guardado por um bom tempo na esperança de um reencontro e ele aconteceu, mas também não quería desprezar Vilma, pois ela o ajudou a se reerguer emocionalmente. Gerson prometeu a si próprio pensar com carinho, só que nesse momento era impossível uma decisão.

Moacir Rodrigues
Enviado por Moacir Rodrigues em 10/01/2023
Código do texto: T7691131
Classificação de conteúdo: seguro