NATAL INESQUECIVEL - 1982
No dia anterior quando os últimos ensaios terminaram se aproximavam das 22 horas e conversa vai conversa vem quando todos foram embora já passava das 22 horas. Se a Marcinha estivesse sozinha ou com pessoas desconhecidas, com certeza teria sérios problemas em casa com seus pais e com seus irmãos também, que ainda que fossem pessoas bastante descontraídas no trato e no relacionamento e também festeiros, que gostavam de queimar uma carninha na churrasqueira e tomar uma cervejinha nos finais de semana ou em dias especiais, eram entretanto, bastante rigorosos em relação a família e educação dos filhos e acompanhá-los de perto especialmente as filhas moças da família. Admirável família, exemplo para muita gente que se diz cristão!...
Quando saíram para casa acompanhei a Bete e a Márcia até ao quarteirão próximo da casa delas pois não havia mais ninguém transitando para aqueles lados.
- Amanhã tenho salão às 15:00 horas!...(disse Marcia) Quero ficar bem bonita pra noite!...
- Hum!.. já sei!... vai ser um daqueles dias que você fica o dia todo com a cara lambusada de minâncora??? Kkkkk (Bete falou e riu!) 😁😁
- Pode ser bem!!!! o importante é ficar linda na fita!... ☺😊 (replicou Marcinha).
- Eli num aparece lá pro lado da casa dela não, se não você vai achar que é alguma fantasia de Halloween kkk 😁😁😁 (brincou Bete novamente).
- Tenho que ir amanhã cedo no correio também, pra ver se chegou alguma coisa pra mim!... mandei mais de uns trinte cartões de Natal e ainda não recebi nem dez até agora!... né possível que num vem mais nenhum???? 😏(Márcia falou desapontada!...
- Tem muita gente que manda pra chegar na véspera mesmo!... (Falei) - Mas o pior é que costuma chegar depois né!..Aí fica pior do que se tivesse chegado antes!..(Fiz um comentário ).
Eu lhas havia mandado cartões também !... Com certeza os meus elas iam receber!... Enquanto conversávamos, rapidinho chegamos no quarteirão próximo da casa delas, Dona gusta, uma senhora da esquina próxima, já me conhecia e brincou comigo quando deixei-as ali:
- Oi Eli tudo bem? tá dando umas voltas pra o lado de cá também???
- Oi Dona Gusta!... Não posso deixar essas minas andarem por aí sozinhas a essas horas não!... Tenho que cuidar delas!...
- Cê tá certo Eli, cuida delas mesmo, cê num vai se arrepender não!...
Despedi-me então de todos, precisávamos de um bom descanso, e enquanto voltava ouvi a Bete falar:
- Marcinha!... a hora que você for no correio me chama lá em casa que eu vou também, há três dias que ninguém busca correspondência lá de casa!... ( disse lhe a Bete quando já caminhavam para casa e Márcia já estava no portão de sua casa!....
A agência de correios do bairro era municipal e não havia entrega normal diária. Então alguns moradores do bairro buscavam suas correspondências pessoalmente na agência.
Tipo 10:00 horas da manhã do dia 24 Márcia e Bete passaram lá em casa para me desejar feliz Natal e agradecer pelos cartões que lhes enviei. Estavam vindo do correio!... Márcia havia recebidos uns dez ou mais cartões e estava com as mãos cheia!...
Brinquei com ela:
- Tá feliz agora?... Tá levando correio todo aí com você?...
- Mais ou menos ela respondeu, com cara de inconformada ??? 😏
- O que ouve? (perguntei) ?
- Prefiro não comentar!!! (Ela respondeu -me).
- Te faço uma pergunta Eli (Falou a Bete).
- O Desejo de amar já é amor???
- Pra mim não!... Amor é amar!... se dar, viver o amor!.. Pode até se amaçar de vez em quando, mas tudo com muito amor!... kkkkk (ironizei)
- Quanto ao desejo de amar! Sei lá!.... É coisa para o futuro!... Eu busco realizações, desejos eu já tenho que chega!... (Falei).
- Tá vendo, as opiniões se divergem!... (Falou a Bete).
- Não entendi nada (Falei).
- Talvez um dia você entenda (Falou Bete).
- Quem sabe, já que você não vai me falar.
(lhe falei).
Fica assim então!... até à noite!...
Bet e Marcinha foram saindo e agradecendo mais uma vez pela lembrança com os cartões e marcando compromisso de pontualidade nos horários para mais a noite.
A ansiedade tomou conta de cada um de nós durante todo aquele restante de dia.
Não víamos a hora para estarmos nos palcos fazendo acontecer a saga daquela peça proposta pelo script a cada um de nós diante da plateia.
A hora estava chegando e cada um de nós ocupava os camarins para pequenos detalhes de maquiagens e figurinos.
No meu caso havia poucos detalhes de figurino e trocas durante a apresentação!...
Em poucos minutos já estava pronto!...
Nesse ínterim chega Bete e Márcia!...e os olhares, elogios e holofotes eram todos para a Marcinha!..
Eu fiz questão de cumprimentá-las com os três beijinhos de praxe, mas na Marcinha dei um quarto beijinho em sua face e expliquei, esse é o do noivo!... A moçada nos camarins chiou...
Ah, não!... Ah, não! isso é marmelada hein, gente!...
Enfim todos a postos e já estava na hora de iniciar o espetáculo.
Toca-se a campanhinha!...
Os atores do primeiro ato se posicionam no palco e... e esperam:
ABREM-SE AS CORTINAS (1o. Ato)
Era um grupo de jovens que caminhavam alegremente pelas ruas da cidade, entre eles estava Márcia, no papel de Atenás, noiva de Hermes.(Atriz coadjuvante.)
Eli, no papel de Hermes (ator protagonista). Eles estavam chegando à casa de Hermes de onde iriam para o centro de convenções, o aerópago da cidade, onde Hermes discursaria em defesa ideológica da nova seita tão discutida nos últimos dias, O cristianismo!..
(Não será narrado aqui todo script).
Enfim Hermes, chega cumprimenta a todos e à sua noiva com um beijinho na face e caminham de mãos dadas, junto a todos do grupo, rumo ao suposto aerópago.
FECHAM-SE AS CORTINAS (fim 1o. ATO)
Todos respiram fundo e se descontraem. Os Atores para o próximo ato se preparam! Acontece também a troca de cenários!
E o espetáculo continua.
Transcorridos aproximadamente 45 minutos todo espetáculo chega ao fim.
No último Ato, Hermes e Atenás já são casados.
E seu filho acometido de doença incurável,
Fôra em fim curado milagrosamente, quando o casal HERMES E ATENÁS,
Em cena:
debruçados no chão lembram de orar a JESUS CRISTO!... lhe implorando com lágrimas pela cura de seu filho.
Quando a criança que estava semimorta tosse, dá sinais de vida, chora e chama papai e mamãe,
Os dois atores se emocionam de verdade por suas prorias falas do script e suas falas improvisadas espontaneamente!
Quebram os protocolos e convenções do script e se abraçam e se beijam diante do auditório que os aplaude de pé!...e assobiam!....
Quando se dão conta então, de que estão em cena!...
Se recompõem, ficam de pé e se inclinam para a plateia, que os aplaude novamente.
FECHAM-SE AS CORTINAS!...
FIM DO ESPETÁCULO
(Obra de Ficção Fantasia)
(Qualquer semelhança de nomes de pessoas,
locais e fatos trata-se de mera coincidência)
E C de Andrade