"Tomeu e Ceboleta"

"Tomeu e Ceboleta"

O Tomate sempre teve uma quedinha pela Cebola. Isso já era do conhecimento de todos. Desde a época da semente que eles eram vistos juntos , mas nunca assumiram essa relação na comunidade vegetal.

Sempre que vinha o cuidador da horta,com sua esposa, ver a plantação eram eles (os dois, Tomate e Cebola)quem recebiam maior atenção. Elogio pra cá, elogio pra lá!

_ Dá tanto gosto cuidar deles que dá até pena ter de colher e vender!

Tomate e Cebola não entendiam o que dizia o casal de agricultores. Eu, que sou uma velha minhoca, é que posso bem contar essa história. A narração é quase sempre a mesma,e isso desde a época de Skaspeare: Tomateiros e Ceboleiras são como Montechios e Capuletos. Romeu e Julieta,Tomeu e Ceboleta nunca acabam juntos. Tadinhos!

Tomate,naquele dia, estava mais bonito e iluminado do que nos outros. Cebola estava tão alva e radiante como eu nunca nem tinha visto antes. Quando o casal entrou no quintal com uma grande sesta foi que eu percebi que uma coisa tinha mudado: a guilhotina e o carrasco tinham ganhado nova roupagem,agora eram um tanto mecanizado. Tomate foi processado, passou a viver nas prateleiras do mercado e até o nome dele mudaram; agora é como se fosse um intruso de tão diferente que está e se chama Catchup. Cebola foi promovida a alguma coisa, não sei se sopa ou creme só sei que por aqui ou lá na feira ninguém mais a vê. E quanto a mim , eu passei a ser menos famosa na conservação do solo. Chegam uns homens com máscaras na cara e com um tipo diferente de água e fazem todo o trabalho. Penso que seja o tal progresso,só não sei é se está dando certo pois a família de Tomateiros e Ceboleiras não são mais bonitos daquele jeito. Uma vez bateu uma baita curiosidade,fui lá, invadi a área que eles borrifavam,mas acho que não estou adaptada com essa coisa de modernidade,pois fiquei sufocada e tratei de voltar para casa,ou seja, para meu quintal natural e aí me tornei nisso: uma velha minhoca conservando o terreno e o solo das histórias.

Valvuladamente (Cristiany Vasconcelos)
Enviado por Valvuladamente (Cristiany Vasconcelos) em 17/11/2022
Código do texto: T7652208
Classificação de conteúdo: seguro