O Amor Disse Adeus

Nina era adulta, tinha já os seus trinta e poucos anos de idade e ainda não havia se apaixonado por ninguém, nem mesmo entendia direito essa questão. Como descrever essa mulher? Inteligente, leal, bonita, discreta, educada, sensível, bem relacionada com a família e os amigos, gostava de compor músicas e cantar, até gravou um CD autoral; escrevia poemas e textos em geral, acabou publicando um livro, também. Tinha gosto por leitura, curtia futebol e uma boa conversa, era trabalhadora, organizada e sempre tomava atitudes muito bem pensadas. Ela buscava entender o sentido das coisas; temia a Deus como Ser Supremo, Onisciente, Onipresente e Onipotente, que dava significado e sustentação a sua vida, não abria mão da sua fé.

Num belo sábado, Lorenzo, amigo de Nina, convidou-a para ir a um evento, onde ele iria se apresentar com a sua banda; ela topou de cara; afinal, era um desses lugares onde as pessoas vão para se divertir, curtir boa música, conhecer gente nova, dar aquela azarada; e como Lorenzo sabia que Nina gostava muito de música e de ir a lugares animados, chamou-a para acompanhá-lo. Foi um show muito divertido, e o lugar estava repleto de gente bonita e animada; Nina curtiu muito.

Depois do evento, Lorenzo apresentou Nina a Derek, o tecladista de sua banda, e também aos outros integrantes que ela ainda não conhecia, e todos decidiram finalizar a noite numa pizzaria. Foi uma confraternização bacana, enquanto saboreavam as pizzas, conversaram, riram, comentaram a respeito do evento que haviam participado, e, por fim, se despediram e foram cada um para a sua casa.

Alguns dias depois, Derek e Nina se reencontraram, marcaram um novo encontro, conversaram sobre várias coisas, e acabou pintando um clima entre eles; trocaram beijos e abraços; só que para Nina não foi tão especial assim, provavelmente porque ela esperava que Derek tocasse o seu coração, algo que ainda não havia experimentado, mas como nada disso aconteceu, ela acabou achando aquilo tudo um pouco sem graça.

Derek era muito jovem, tinha só vinte e três anos de idade, gostava de estudar, ler, curtir música, amava viajar, era ambicioso, tinha uma grande admiração por sua família, mas Nina o achava um pouco imaturo e confuso nas questões relacionadas ao sentimento, talvez por conta da idade, pensou.

Derek saiu da banda de Lorenzo meses depois, para ir morar em outro estado, e Nina acabou não o vendo mais.

Como Derek não fez questão de continuar mantendo contato com Nina, ela também não ligou; e ficou por isso mesmo.

Passados uns três anos mais ou menos, Lorenzo comentou com Nina que Derek havia se casado, e ela logo pensou: "MEU DEUS, QUEM FOI A LOUCA QUE SE CASOU COM ESSE CARA?!"; esses pensamentos bobos e quase sem fundamento que todo mundo tem, de vez em quando.

Anos depois, Nina teve que passar por uma cirurgia, por conta de um sério problema de saúde.

Na ocasião de sua licença médica, ficava em casa e como não podia fazer muita coisa, passava horas na internet, conversando com os seus amigos.

Certo dia, ao entrar em sua rede social, viu uma mensagem de Derek, que dizia entre outras coisas estar muito feliz por tê-la reencontrado ali, e pedindo que aceitasse a sua solicitação de amizade. Nina estranhou um pouco, já que há muitos anos não se falavam, mas o adicionou em sua rede social e voltaram a conversar. Derek comentou que não estava mais casado, e que havia voltado para a casa dos seus pais.

Nina e Derek resolveram marcar um encontro para conversarem pessoalmente, então. Foi um pouco estranho para Nina, que achou Derek bem diferente de quando o conheceu e da última vez que o viu - estava bastante introspectivo, com um ar misterioso.

Conversa vai, conversa vem, Derek lamentava o fim do seu casamento, falava das traições sofridas e Nina logo percebeu que ele estava muito triste e depressivo. E dia após dia, ela ouvia os seus lamentos; sempre que conversavam, Nina lhe dava alguns conselhos possíveis, sobre o tempo que cura tudo e coisas do tipo, já que ela não tinha a mínima ideia do quão doloroso era amar alguém e ser traída por essa pessoa. Nina ficou bem próxima de Derek, que começou a dar sinais de preocupação, quando passou a falar em suicídio, algo que Nina abominava veementemente e com vigor o repreendia. Derek mostrou a Nina as cicatrizes dos cortes nos punhos, feitos numa tentativa frustrada de suicídio.

A ideia de Derek quanto a morrer era fixa, dizia não ter mais razão para viver, amava demais a ex-esposa, e não se conformava com a separação.

Em meio a toda essa turbulência, Nina começou a perceber que um sentimento diferente brotava em seu coração, estava se apaixonando por Derek, e fazia de tudo para vê-lo bem. E o sentimento foi crescendo e inquietando Nina, que resolveu se declarar a Derek. Ele ficou um pouco perplexo com a declaração de amor que Nina fez, e reagiu dizendo que gostava muito de estar com ela, mas que entre eles não poderia existir nada além de amizade.

Foi então que Nina começou a sentir saudades do tempo em que não gostava de ninguém, que toda essa questão de amor lhe era completamente desconhecida.

Mas, para o seu suplício, o amor por Derek foi crescendo de tal forma, a ponto de ela pedir a Deus que tirasse aquele sentimento do seu peito, sentimento esse que já estava fazendo com que sofresse demais.

Os dias se passaram, e Derek, na tentativa de refazer a sua vida, acabou esquecendo de vez esse negócio de suicídio. Terminou o doutorado, mudou o foco, começou a namorar de novo; não com Nina, para a sua frustração.

Vez ou outra, Derek postava fotos nas redes sociais das viagens que fazia com sua nova namorada, algo que machucava Nina, que angustiada chorava de tristeza.

Só que mais uma vez o relacionamento não deu certo, e Derek procurou Nina para "CHORAR AS PITANGAS"; e ela, de bom grado, ouvia os seus lamentos e era feliz ao seu lado, mesmo não sendo amada por ele como desejava.

Sempre que Nina se encontrava com Derek, falava do amor que sentia por ele, mas Derek não queria saber disso, era algo que Nina tinha que resolver sozinha.

Derek tinha um sonho, se dar bem profissionalmente, ter uma família, ter filhos, um cachorro... Esses sonhos simples que muitos têm na vida, mas que nem todos conseguem realizar.

E Nina só queria ter o seu amor por Derek, correspondido.

O tempo foi passando e Nina tentando esquecer Derek. Havia escrito poesias pra ele, fez canções, amou Derek com todo o seu coração, mas agora queria esquecê-lo. Nina viu que não adiantava tentar algo com ele, isso não lhe interessava. E Nina acabou tomando a decisão mais difícil da sua vida, sumir da vida de Derek, vez por todas.

Derek ficou muito triste com essa decisão de Nina; afinal de contas, eles eram bons amigos, mas entendeu que isso era a melhor coisa pra ela, e sossegou.

E depois de oito longos anos de amor não correspondido, Nina se deu conta de que todo aquele amor que sentia por Derek havia se esgotado. Entendeu então que, como qualquer bem, o amor só cresce se houver investimento, caso contrário, definha, acaba!

Embora bem diferente agora, Nina se viu novamente com o coração tranquilo, sem nenhuma paixão, sem nenhum pensamento de amor que a atormentasse, conseguira esquecer Derek, e isso era muito bom.

O amor chegou em seu coração, e foi crescendo devagar, trouxe prazer do sentimento pelo sentimento, era uma sensação diferente e extraordinária, mas por não ser correspondido, fazia sofrer, machucou o coração de Nina por um bom tempo, só que em tempo oportuno disse adeus!

Embora o amor seja um sentimento nobre, de bem querer, não é possível ser feliz, amar sem ser amado; é angustiante querer estar com alguém que não te quer, também.

Depois de algum tempo, Nina encontrou Derek, assim por acaso, ele estava com uma boa aparência, parecia tranquilo, casou-se novamente, teve um filho, estava feliz, estabilizado. Era tudo o que ele queria, e Nina só pôde sentir alegria por vê-lo bem!

Essas coisas que acontecem na vida são difíceis de entender, porque tantos desencontros?!

Nina nunca mais se apaixonou, mas deixou a sua história de amor registrada num poema, de forma bem humorada:

Um dia eu amei... Ah eu amei

Estive muito apaixonada.

Mas, como tudo na vida passa,

Hoje, eu não tô "TINTINDO" nada!

Tive convicção dos meus sentimentos,

Como é certa a madrugada.

Fiz poesia, canção...

Enlouqueci de paixão...

Hoje, eu não tô "TINTINDO" nada!

Quis me casar, constituir família...

Até em ter filhos, eu pensava.

Me transformei por amor,

Hoje, eu não tô "TINTINDO" nada!

Já chorei como criança,

Tentando entender o que se passava...

Mas como a resposta não veio,

Hoje, eu não tô "TINTINDO" nada!

Tentei de novo e outras vezes...

Foram tentativas frustradas!

O que pode acontecer:

Com quem não tá "TINTINDO" nada?

Não sei se é bom ou se é ruim...

Se eu tô certa ou tô errada!

A única certeza que tenho no momento,

É que eu não tô "TINTINDO" nada!!!

Marina Vertuani em 10/04/2022