Amor doce

A garota loura e magra, casaco de moletom cinza, vinha vindo direto em nossa direção pelo corredor da universidade. Estava sorrindo. Ao meu lado, Avery também abriu um sorriso.

- Olá, Toblerone! - Disse ela num tom entre divertido e carinhoso, olhos verdes cravados em Avery.

- Oi Marion! - Replicou Avery um tanto embaraçado, principalmente porque eu estava ao lado dele.

Marion levou a mão a um bolso da mochila que trazia às costas e dali retirou uma barra de chocolate Toblerone. Balançou-a diante de Avery, como se fosse uma varinha mágica.

- Adivinhe o que eu tenho para você...

- Não precisava... - Avery agora estava bem encabulado; mas assim mesmo, pegou o chocolate que lhe era oferecido.

- Obrigado. Você é muito gentil - murmurou, olhando para os tênis gastos.

- A gente se vê - ela piscou um olho, antes de seguir caminho.

- Toblerone, hein? - Comentei jocosamente, enquanto caminhávamos em sentido contrário.

- Uma vez estávamos almoçando na cantina, e essa garota sentou do meu lado e perguntou qual era o meu doce favorito... Toblerone, claro - discorreu Avery. - Então, vez ou outra nos encontramos pelos corredores e ela sempre me dá uma barra de chocolate.

- Eu vi a sua cara de felicidade quando a viu - ponderei. - Só não sei se era pelo chocolate, pela garota, ou por ambos.

- Já me fiz a mesma pergunta - murmurou Avery. - Bom, ela é simpática, sem dúvida alguma...

- E ela é aluna de qual curso? - Indaguei.

- Psicologia, terceiranista - replicou Avery.

Coloquei a mão no ombro do meu amigo e sorri.

- Avery... pelo visto Marion está praticando o reflexo condicionado em você. Associando o chocolate, que você gosta, à presença dela.

Avery arregalou os olhos, como se subitamente houvesse visto a luz.

- Diacho! Como um cão de Pavlov...

- Isso não é necessariamente algo ruim - avaliei. - Reflete apenas o grau de interesse que Marion tem em relação a você; o que deve avaliar é, se o chocolate for retirado, o seu interesse por ela vai continuar?

A resposta, conforme constatei uma semana depois, foi um rotundo "sim". Marion era realmente uma aluna muito aplicada...

- [20-02-2022]