Depois da amizade

Por Theo

Somos colegas 2021

Você é do time que acha que namorar amigos não dá certo?

Ou é do time que gosta de se arriscar? Afinal qual é a certeza que teremos que a amizade vai perpetuar a vida inteira?

Sempre me perguntaram se eu achava possível ter amizade entre homem e mulher. E vou te dizer eu Theo acredito que existem amigas e amigas.

Vou explicar melhor: existe aquela amiga que você apenas vê como irmã e nunca nenhum dos dois vai ultrapassar a linha da amizade, porque ambos é apenas isso, respeito e carinho.

Tem aquela amizade que os dois vão dar uns beijos, se divertir e depois se dão conta que o melhor era ficar amizade.

Há amizades que começam com um interesse que não é correspondido e depois rende bons papos e os dois ganham novos amigos.

Tem amigos que ultrapassam a linha da amizade, namoram, casam e se tornam o amor da vida um do outro.

E tem o meu caso e da Cecília que tinha química, conexão e sentimentos. Nos conhecemos no segundo ano do ensino médio naquela época éramos apenas bons amigos, embora eu deva ressaltar que eu tive uma leve queda por ela nessa época.

O tempo passou as nossas vidas seguiram nos distanciamos, conhecemos outras pessoas nos envolvemos e quatro anos depois o destino nos juntou a minha ex—namorada conhecia o Jean melhor amigo da Ceci e ela nos apresentou em uma festa e a partir desse momento passamos a conversar e com o tempo nos tornamos amigos. E o Jean me convidou para trabalhar com ele e então eu e a Cecília nos reencontramos e no começo por estarmos em relacionamentos tínhamos uma amizade mais distante com o término dos nossos namoros e a convivência do dia a dia nos reaproximamos e voltamos a sermos melhores amigos que se apoiavam o tempo todo, embora mesmo na minha eu tivesse um crush na Ceci, mas nessa época ela não via com esses olhos e em muitos momentos ela até me esnobou depois de darmos uns beijos.

O tempo passou veio a quarentena e o jogo se inverteu ela ficou mais a fim de mim do que eu dela, eu estava no momento adolescente emocionado tinha vários contatinhos e estava fazendo muito sucesso com as garotas, não é que eu não gostasse da Cecilia eu gostava era apenas que estávamos em momentos diferentes.

Até que resolvemos nos dar uma chance e ultrapassamos de vez a linha da amizade e passamos a ter uma amizade colorida e então fizemos um acordo:

A gente vai ter o que é nosso, mas não temos compromisso, somos livres e ainda podemos ficar e falar com outras pessoas.

— Eu concordo até porque a quarentena mexe muito com a gente. Vamos deixando as coisas acontecerem naturalmente.

Isso não funcionou, passamos a brigar, tinha ciúmes, havia um sentimento surgindo. Isso nos assustou, o medo de nos perdermos em diversos momentos falou mais alto e nos descuidamos do nosso amor e da nossa cumplicidade, no final decidimos seguir rumos diferentes. A amizade colorida agora está na zona cinzenta.

E isso me doeu muito e sei que a Cecília da forma dela também sentiu.

Apesar de eu sempre querer demonstrar a minha plenitude. Passei a conversar com outras garotas, fiz novas amizades, beijei umas três bocas, sugeri que me apaixonei tudo para a Ceci não perceber que ainda tem um grande efeito sobre mim. Embora a vida tenha seguido e eu esteja na pista para negócios.

No caso da Ceci ela sempre deixou claro que para superar um término ela arrumava outro.

Quer saber por três vezes , eu fiz isso e com a última até tentei me enganar, mas hoje vejo que eu Theo precisava de um tempo para mim e para pensar e tudo bem se esse é o seu modo e o da Ceci de seguir em frente, mas conclui que este método não funciona para mim.

Eu continuo seguindo ela nas redes sociais e até curto algumas coisas e Cecília faz o mesmo. Embora já não haja a mesma interação dos verões passados.

Continuamos a trabalhar juntos, já não mais com a mesma frequência, antes nos víamos todos os dias e hoje apenas para trabalhos esporádicos, mas já não existe uma intimidade.

De amigos coloridos passamos apenas para colegas de trabalho, depois do nosso envolvimento e que decidimos seguir rumos diferentes as coisas ficaram estranhas, parece que a magia e a conexão se perderam.

Até tentamos manter o mesmo nível de amizade, mas falhamos quando tivemos uma recaída e nós regredimos para a fase cinzenta de apenas colegas de trabalho.

Quando ultrapassamos a linha da amizade já não era possível voltar para onde tudo se iniciou. Você tinha razão no que me disse:

— Que a nossa amizade seria afetada e que jamais seria igual, pois sempre seríamos sombras um para o outro.

Hoje entendo que não era no sentido de posse, mas sim no da importância. Eu sempre vou me importar com a Ceci e sempre vou a amar e ter carinho por ela, apenas não deu certo. Ou melhor será que essa é uma desculpa que damos quando complicamos as coisas?

Nunca faltou sentimento, mas sim entendimento e diálogo, falamos de tantas coisas que nos esquecemos de falar como nos sentíamos.

Somos tão complicados que parecíamos que sempre estamos em tempos diferentes quando a questão era namorar.

Talvez o problema fosse eu ou nós, ou melhor o nosso acordo.

O fato é que a vida seguiu e no momento você está conhecendo uma outra pessoa e eu até já esbarrei com os dois na casa Jean e nos barzinhos é a Cidade de Sonho Cor-de-Rosa é pequena. E tudo bem, nos cumprimentamos, trocamos algumas palavras e vida que segue. Cá entre nós mantenho a plenitude, mas isso ainda me chateia mesmo quando eu grito aos quatro cantos do vento que não, mas ninguém precisa saber. Afinal no silêncio de um coração cabem muitos segredos e eu sempre desejei que a Ceci fosse feliz ela merece. Acima de tudo eu tenho um carinho enorme por ela e respeito às suas escolhas. Nossos momentos bons sobressaem de longe, os ruins e as nossas vidas para sempre estarão ligadas, são muitas histórias e momentos inesquecíveis que são únicos e memoráveis.

Eu admiro muito quem consegue depois de um envolvimento manter o nível de amizade. Comigo é a Cecília não funcionou e desde o princípio sabíamos disso.

Depois que seguimos rumos diferentes ela conheceu o Alex e passaram a conversar e naquele momento era apenas isso os dois conversavam. No meio disso, eu e a Cecília tivemos uma recaída quando viajamos com alguns amigos, ali era a nossa despedida embora não tenha havido um ponto final apenas o distanciamento e agora sim ele realmente se concretizava.

Eu e Ceci voltamos a nos reencontrar dois meses depois na casa do Jean e ainda trocamos algumas alfinetadas quando ela insinuou que eu queria banhar biscoito com os nossos amigos por ter respondido em uma caixinha de perguntas no meu Instagram sobre nós.

Eu não queria biscoito, o fato é que até para mim é complicado desvencilhar a nossa imagem juntos já que foram quase cinco anos de convivência diária, mas estou aprendendo e decidi que nem vou postar nada no aniversário dela será o melhor.

Ainda nesse reencontro na casa do nosso amigo me questionei depois da sua alfinetada me dizendo que eu queria biscoito em cima de você. Você repara em mim e por alguns segundo fixa o seu olhar no meu rosto e fala da minha barba que está por fazer?

— Na sua casa não tem lâmina de barbear em casa?

— Você tirou o dia para me criticar Ceci?

— Está tão deprimido que estou com outra pessoa que parou de se cuidar?

— Estou tranquilo.

Me limitei a dizer isso a pergunta dela que me pegou de surpresa. A Ceci aguardou a resposta me olhando diretamente me deu a impressão de que assim como eu ela ainda guarda resquícios de fragmentos da amizade colorida em algum lugar ainda há sentimento, porém, a vida seguiu.

A única coisa que ainda me chateia um pouco é que às vezes me dá a impressão de que Ceci quer apagar toda a nossa história, mas isso também faz parte.

Apesar de não termos a mesma proximidade ela sabe que se precisar a qualquer hora pode me chamar que eu vou correndo ao seu encontro e eu também sei que ela faria o mesmo por mim. No momento precisamos de espaço. Acho que as coisas e a nossa amizade nunca voltaram a ser como antes., no entanto penso que com o passar do tempo as coisas possam parecer menos estranhas nos nossos reencontros.

A vida é um ciclo e às vezes é necessário encerrar alguns ciclos para que outros comecem.

De tudo isso conclui que depende muito de quem for o ex para que exista a possibilidade de a amizade ficar intacta quando envolve sentimentos é complicado e às vezes o melhor a se fazer é dar espaço um para o outro. Está é a minha experiência é cada tem a sua no meu caso sei que foi o certo a ser fazer passar de amigo colorido — para amigo e por fim colega.

E você consegue ter a mesma amizade de antes com o seu ex? As coisas não ficaram estranhas entre vocês?

Claudia Matos
Enviado por Claudia Matos em 07/12/2021
Código do texto: T7401830
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.