Um pai ensinava o filho a jogar xadrez.

Um pai ensinava o filho a jogar xadrez.

-Filho, perceba que apesar de todos os movimentos possíveis, o objetivo é simples: tornar a morte do rei inimigo inevitável. Mas por ser simples não significa que será fácil.

-Entendo pai. Mas é certo jogar com as peças brancas ou com as negras?

-Se estiver jogando com as peças brancas, permitirá que seu Rei seja morto?

-Jamais. Tentarei a todo custo evitar isso.

-E se jogar com as peças negras?

-Também não permitiria isso.

Então disse o pai:

-E por acaso seria esse o objetivo do jogo? Acredita que evitar que o seu Rei seja morto é o que fará o rei adversário ser morto?

O filho pensou por um instante e disse:

-Não havia pensado nisso.

O pai segurando Rei em sua mão e disse:

-Filho, jamais esse Rei poderia entrar em disputa, se a vontade de permanecer intocável fosse realmente verdadeira. Assim que se dispõe a duelar, busca algo que ainda quer possuir.

-E o que seria pai?

-Pense um pouco. O que poderia levar um Rei a colocar em jogo a sobrevivência de todas as peças, a ponto de correr o risco de no final, ficar apenas Ele, um aliado e o rei inimigo, este último encurralado, no tabuleiro? O que é tão importante que faz todas as outras peças aceitarem o destino de serem destruídas para atingir esse objetivo?

-Vencer!

-E por que isso é importante?

-Por que se não você seria derrotado e destruído.

-Se fosse por isso bastaria não duelar e conviver juntos em harmonia, sem avançar nem atacar.

-Ser o único Rei do tabuleiro.

-E por que isso é importante?

-Por que é justo a Ele ser o único Rei a ter todo o poder. É Dele por direito.

-E porque, se esse poder é importante, as peças não atacam o seu próprio Rei, para assim elas serem reis?

-Bem, o pião pode ser promovido a dama, mas se virasse rei, as outras peças teriam que proteger dois reis, dividindo as suas forças. E se todas elas fossem reis, rapidamente seriam mortas pelo inimigo.

-Disse bem filho. Mas após o fim do inimigo o Jogo acaba. E o Rei vencedor ainda permanece Rei e vencedor. E as outras peças poderiam tentar ser o rei?

-Poderiam.

-E por que o Rei não as mata no final do jogo?

-Pai, quando o Rei entra em batalha, ele não tem medo de nada. Ele sabe de seu poder mesmo parecendo ser fraco. Mas ele não é. Ele tem todo o poder. E é isso que faz todas as peças amarem Ele. Ele já era vencedor antes do jogo começar. Pois o inimigo nunca foi rei de nada.