SÓ O AMOR RESGATA A FELICIDADE

CONTO ESPECIAL

SÓ O AMOR RESGATA A FELICIDADE

Em meados do ano de 1950, George Fransquine morava na Fazenda denomina Évora, sendo a propriedade herança de seus pais.

Naquele mesmo ano GEORGE , participou da exposição para escolher o melhor gado leiteiro da região, tendo ele levado os melhores animais e saudáveis da Fazenda.

Nesse concurso ocorrido na capital Lisboa ele conheceu a bela jovem EMYLI CANDEIAS de 22 anos, filha de um rico fazendeiro local.

GEORGE ao avistar aquela jovem na platéia logo se apaixonou e se aproximou dela convidando-a para conhecer seus animais que iam participar da exposição.

A jovem ficou encantada com os animais, sendo posteriormente convidada para conhecer sua fazenda na cidade de Évora.

GEORGE com seus 40 anos, com alguns cabelos grisalhos, olhos azuis, alto, aparentava um pouco mais velho para namorar aquela jovem, que também se apaixonou por ele, devido sua elegância e delicadeza.

Após seus familiares serem apresentados, dar início o problema, o fazendeiro Sr. WILLIAM, pai de EMYLI ao tomar conhecimento do interesse de GEORGE pela filha , foi logo se posicionando contra o namoro em virtude da idade de GEORGE , ou seja um homem já maduro, querendo se envolver com uma mulher bem mais jovem.

Mesmo assim, a paixão era tão grande que ficaram se encontrando às escondidas, até que foi descoberto por um dos funcionários da Fazenda, que contou para o patrão Sr. William.

Para separar EMYLI de GEORGE o pai dela Sr.. WILLIAM, levou a jovem para morar e estudar na Bélgica, ficando ela na casa de uma Tia.

Esse fato deixou GEORGE descontrolado, chegando ao ponto de viajar para Bélgica a procura de sua amada, porém não conseguiu localiza - lá.

Após alguns anos GEORGE aos 45 anos casou -se com outra mulher de nome KATARINE , com quem teve um filho, porém KATARINE teve complicações pós parto, vindo a falecer.

Viúvo GEORGE deu o filho para sua irmã Edivan criar, vindo ela morar com ele na citada fazenda.

Por outro lado EMYLI, influenciada pelo pai também aos 25 anos casou- se com FRED Wofmem, filho de um rico fazendeiro da região.

Devido às brigas do casal, talvez pelo fato de EMYLI ter problemas de engravidar, após dez anos de casados se separaram, retornando EMILY a fazenda e passou a morar com os pais.

Com a morte de seus pais EMYLI herdou a fazenda e se tornou uma das maiores fazedeiras da região , sendo também uma mulher cobiçada em virtude de sua elegância e beleza que irradiava os olhares dos homens ricos da região.

Na fazenda EMILY morava com 15 empregados, entre vaqueiros e serventes, tendo ela adotado um filho de nome RICHARD.

O tempo passou e EMYLI continuava cada vez mais rica com sua criação de gado triplicando e agora com a ajuda de seu filho RICHARD, tudo ficou mais fácil, porém com todo esse prazer e riqueza, faltava o principal, estar na companhia de seu amado GEORGE e ser feliz , com o homem que encantou seu coração à primeira vista.

Aos 21 anos de idade RICHARD resolve se casar com uma veterinária que conheceu em Lisboa e tiveram 03 filhos.

Já avó EMILY, certa vez quando esteve em Lisboa, passeando com o filho e os netos, se encontrou com um amigo e através dele soube notícias de GEORGE enviado para ele uma carta.

Só que esta missiva nunca chegou nas mãos de GEORGE, o qual já estava com seus 80 anos.

Desde quando era jovem RICHARD sabia da paixão de sua mãe EMYLI por GEORGE.

Para ver a mãe feliz RICHARD , foi até a fazenda de GEORGE, não o encontrando, haja vista que ele havia vendido a propriedade e cujo paradeiro era desconhecido.

EMYLI, já com seus 65 anos de idade, foi a uma exposição de gado na Bélgica e reconheceu um amigo de GEORGE, o qual na época era seu vaqueiro, tendo ele dado informações do paradeiro de GEORGE, o qual já estava com seus 81 anos de idade.

Diante dessa boa notícia EMYLI, rica e poderosa, contratou dois investigadores para localizar seu amado GEORGE.

Após seis meses de investigação, GEORGE foi localizado em uma fazenda em Bruges no interior bem afastados da Cidade de Bruxelas na Bélgica.

Então EMYLI já com seus 64 anos, viajou para a Bélgica na companhia de seu filho RICHARD, que sonhava com esse reencontro.

Na ocasião EMYLI usava um lindo vestido de cor branca, parecido como um vestido de noiva , um chapéu lindíssimo.

Chegando na Bélgica alugou uma charrete e juntamente com o filho RICHARD, foram para fazenda , onde provávelmente estaria GEORGE.

Era um lindo dia, havia chuvido muito a noite, porém era uma primavera com o campo cheio de flores, cenário propício para um reencontro.

Ao se aproximar da Fazenda , onde GEORGE estava morando de longe EMYLI avistou aquele vulto todo de branco com um chapéu preto na cabeça e com uma mangueira na mão regando as plantas do jardim do casarão.

A charrete puxada por aquele lindo cavalo branco, se aproximava lentamente, tendo ela deparado com um homem alto, elegante , porém, era nada mais nada menos do que seu amado GEORGE o seu príncipe que um dia foi embora para nunca mais voltar.

Quando EMYLI chegou perto de GEORGE ele a reconheceu, seus olhos brilhavam como as estrelas, tendo dado um sorriso e gritado..."GEORGE...GEORGE meu amor é você".

Ela desceu da charrete correu ao seu encontro e lhe deu um abraço fraterno, enquanto as lágrimas escorriam em seu rosto.

RICHARD, filho de EMYLI, ficou parado sem entender aquela paixão, que ficou anos e anos guardado no baú da felicidade.

Ele emocionado disse para mãe, agora entendi, minha querida mãe, porque anos e anos vi a senhora chorando sozinha em seu quarto e nunca dizia o motivo.

Agora eu sei era o amor de sua vida que estava perdido na imensidão do tempo e agora a senhora o reencontrou o meu desejo é que sejam felizes para sempre.

Naquele mesmo ano familiares do casal GEORGE e EMYLI, fizeram uma grande festa para oficializar o casamento o qual foi realizado no Bosques da Fazenda de EMYLI em Portugal.

Na época várias manchetes de jornais dava a notícia como o "casamento do ano", face a relevância do fato.

Porém, somente alguns amigos portugueses mais próximos compareceram ao enlace matrimonial, tanto por parte do noivo como também da noiva.

Após o casamento o casal realizaram várias viagens a países da Europa, aonde eles chegavam eram festejados por colônias portuguesas em memória de sua linda história.

GEORGE e EMYLI, ficaram morando na fazenda Rancho Bonzano de propriedade de EMYLI , onde permaneceram até o falecimento de GEORGE aos 97 anos de idade.

Após o falecimento de seu esposo a viúva EMYLI vendeu a fazenda e dividiu com o filho RICHARD e a parte que lhe cabia doou para um orfanato em Portugal, onde foi morar com as irmãs do Convento, até sua morte aos 91 anos.

Como era seu desejo , EMYLI foi sepultada ao lado do esposo GEORGE, sendo colocado por familiares na sepultura a seu pedido em vida os dizeres :

"** EMYLI CANDEIAS: Aqui, fixar quero meu eterno repouso e desta carne lassa do mundo sacudir o jugo das estrelas funestas.

Olhos, vê-de mais uma vez.

Braços, permiti-vos o último abraço.

E lábios,vós que sois a porta do hálito com um beijo legítimo selai este contrato com a morte exorbitante"**

William Shakespeare*

Esta é uma história de ficção na ótica do autor, qualquer semelhança com fato real, será mera coincidência.

Conto de Edilberto Nobre

20.07.2021.

...