Valéria nas Flores

Valéria não tinha o senso de humor mais sofisticado do mundo. Isso a levou a realmente estranhar as estranhas piadas de Thiago para ela.

Respondia com um sorriso bobo para manter a simpatia, mas logo mudava de assunto.

Thiago pensava que era demasiadamente infantil na opinião dela, e em um determinado momento se convenceu de que não tinha chances alguma com a garota.

Um dia após o culto ele comentou:

- Val, acho que vou ter que sair da igreja...

- Sério? Por que?

- É porque agora já é 21:30, mas domingo que vem volto pra outro culto...

Ela o olhou sem entender que se tratava de uma piada. Sua mente procurava ainda o sentido daquilo.

Ele voltou a falar após o clima ficar sério:

- Tô zuando pow kkkk, por que você ainda me leva a sério?

- Ata, você fez uma piada... Desculpas é que sou um pouco lenta. Pensei que você iria parar de frequentar os cultos...

- Bom. Pra ser sincero, nesses dias estive pensando em realmente parar de ir na igreja. Ou pelo menos procurar uma nova pra frequentar.

- E quanto a mim?

- Como?

- Mas você chegou a conversar com o pastor sobre isso? Pra onde você vai?

- Não, o que você disse aí antes?

- Antes do quê? - disse Valéria tentando disfarçar que acabou de entregar o jogo. Thiago ficou bem curioso sobre o motivo de tal frase e continuou a questionar:

- Você está preocupada se eu sair de perto de você né?

- Eu? Não estou lembrada de ter demonstrado preocupação. O que eu tenho haver com sua vida?

- Falando assim nem parece que é apaixonada por mim...

Valéria se assustou diante de tal afirmativa. Somente ela sabia de tal sentimento e não havia revelado para ninguém. Por isso sua mente começou a tentar lembrar se havia demonstrado sem querer alguma coisa.

E ainda sob o efeito do susto, ela deixou escapar seus sentimentos denovo ao dizer abruptamente:

- Quem foi que te contou isso? - Ela percebe o erro que comete, e leva a mão a boca sem acreditar no que disse. Thiago por sua vez, cai na gargalhada enquanto dá um abraço nela.

- Eu sabia, você é péssima em esconder os sentimentos.

Valéria era muito talentosa em manter a compostura, mas acabou se embolando ao tentar se justificar, e ficou ainda mais tímida com o abraço de Thiago.

- Eiii, eu não disse que gosto de você, só perguntei quem te inventou tal mentira. - Diz ela enquanto se livra do abraço apertado dele. - E já te disse pra não me abraçar perto das pessoas

Ela ficou com uma cara bem séria para tentar reverter a situação. Sua postura fez efeito em Thiago que nesse momento começou a questionar se não tinha feito bobagem. Por não ter nada a perder, e por estar ansioso a muito tempo por uma resposta definitiva, decidiu colocar suas cartas em jogo e dizer para ela o que sentia.

- Você pode até esconder, mas é impossível que no fundo você não sinta pelo menos alguma coisa. Poxa Val, eu tenho te demonstrado há séculos e você sempre me trata com desprezo. Não sei porquê você faz isso, sinceramente me deixa muito confuso.

Ele a olhou para ver se suas palavras faziam efeito, mas ela continuava imóvel. Nisso resolveu falar pela última vez para ver se ao menos a fazia sentir alguma coisa.

- A grande verdade é que eu gosto de você, o que não é nenhum segredo. Eu gosto do seu jeito, inteligência e simpatia, além de ser linda. A mais linda garota que meus olhos já viram...

Mas como eu disse, você não parece se importar em como me sinto. Então não adianta gostar de você, se você realmente não quer nada...

Depois dessa frase Valéria parecia hesitar em manter aquela máscara de indiferença. Mesmo com ela relutante, a única coisa que ele ganhou foi silêncio. Virando as costas para ela, ele se despediu dizendo:

- Bom, finge que não eu disse essas coisas. Tchau tchau, te vejo semana que vem, Valéria.

Ele escondia atrás de si uma expressão decepcionada, e um coração partido. Totalmente certo de que realmente não era correspondido.

Na verdade, até se impressionou em como blefou tão bem e em como deixou ela ficar desconcertada. Mas no fim esse show não valeu de nada, pois Valéria parecia imutável quanto a ele.

Enquanto Thiago se afastava com passos lentos, Valéria entrou em um profundo dilema mental:

"Eu não acredito que ele se declarou assim, tão de graça. Ele realmente não tem nada a perder? Ele basicamente entregou o jogo todo e deixou a bomba explodir na minha mão... Mas será mesmo que eu devo continuar com essa farsa? Não seria melhor eu revelar de uma vez o que eu sinto?"

Valéria então concluiu após refletir rapidamente, que Thiago merecia saber toda a verdade em relação aos sentimentos dela. E que postergar sequer mais um minuto isso era inadmissível.

Ela começou a andar em direção a ele, sem pensar muito bem em como chamaria sua atenção. Quando o alcançou, tocou em seu ombro para que ele virasse para trás. Ele se virou e ela viu uma feição de tristeza e decepção, como que se quisesse sumir o mais rápido possível dali. Antes que pudesse se declarar, ele se adiantou dizendo:

- Você veio porquê sentiu pena? Não precisa me confortar, nós somos adultos Valéria. Você não precisa se justificar, você não é obrigada a corresponder ninguém. Fica tranquila, eu não estou chateado. Tudo vai continuar como sempre foi...

- Não assuma coisas precipitadamente Thiago. Você não sabe por quê eu vim aqui realmente...

- Oh... Então você pensou no que eu te disse?

- Sim, mas antes preciso saber algo de você. Por que se declarou assim tão de repente? É a primeira vez que faz isso?

- Ué, não estou entendendo sua pergunta, só disse o que me deu na cabeça.

Foi nesse momento que Valéria se deu conta que Thiago não pensava antes de fazer as coisas. Diferente dela que refletia sobre cada frase que falava.

Nisso ela voltou a perguntar.

- Eu quero entender o porquê de você ter aberto o jogo assim, em vez de ter sido mais reservado...

- Ah, isso? Eu só estava cansado de ficar com esse sentimento sem resposta. Eu queria algo definitivo.

- Então era isso... Você quer ouvir então minha resposta?

- Fala.

- Acho que a gente devia sair juntos amanhã. Cinema, parque, shopping... Você decide.

- Espera, você está me convidando para sair?

- Não. Eu estou dizendo que você deveria me chamar para sair.

- Você ama bancar a difícil né?

- ...

- Quer sair comigo então? Ou vou ter que te levar a força?

- Nossa, cadê o romance?

- Valéria...

- Siiim, vamos sim. Me busca em casa às 3 da tarde, e me elogie da mesma forma como fez ali atrás que eu garanto até casamento.

Thiago abriu um sorriso que dificilmente conseguia esconder. Abriu os braços e disse:

- Permissão pra te abraçar apertado?

- Certo, mas só um.

Ele a abraçou como fez antes, e ela, jogou os braços ao redor dele em confirmação ao pedido.