Flor de Cerejeira
A lenda da flor de Cerejeira - adaptação feita por Bia Souza disponivel no https://lamenteesmaravillosa.com/sakura-una-leyenda-japonesa-sobre-el-amor-verdadero
Há mais de cem anos, o Japão vivia um tempo de batalhas. Eram raros os momentos de paz e as pessoas viviam em profunda tristeza.
Contudo, havia um lindo bosque que permanecia intocado pela guerra. Ele era cheio de árvores que exalavam um perfume delicado, e sua beleza servia de consolo em meio a adversidade.
Naquele bosque, no entanto, havia uma árvore que apesar de jovem, nunca florescia. Assim, não haviam folhas para que os animais viessem se aconchegar à sua sombra; a grama não brotava ao seu redor e não era atrativa para os olhos, o que a deixou cada vez mais sozinha.
Foi olhando a solidão daquela árvore que uma fada se comoveu e fez então, uma proposta: Ela faria um feitiço que permitiria que a árvore se transformasse em homem.
Tal encantamento duraria 20 anos, tempo suficiente para que a árvore conhecesse as emoções que sente o coração humano. Talvez assim, conseguiria florescer. Porém, se continuasse apática após esse tempo, a árvore morreria.
Sem esperanças, a árvore aceitou a oferta e a fada assim o fez. De fato, a árvore poderia se tornar homem e vegetal, e permanecer no estado que quisesse, pelo tempo que quisesse.
Com a nova habilidade, a árvore buscava uma motivação para permanecer entre os homens, porém só via ódio e guerra à sua volta. Como poderia querer ficar em meio a seres tão cruéis?
Passaram dias, meses e anos, e a árvore não encontrava nada entre os humanos que a tirasse do seu estado.
Um dia, ao chegar na margem de um lago, viu uma jovem que buscava água com certa dificuldade. A árvore convertida em homem, se aproximou da garota para ajudá-la. Sakura, além de linda era muito simpática.
Eles conversaram bastante, e a garota demonstrou grande tristeza por estarem em guerra, mas também disse que acreditava que dias melhores estavam por vir.
“Qual é o seu nome?”
Inspirado pela menina, a árvore respondeu “Yohiro”, que significa “esperança”.
O encontro se transformou em uma linda amizade, e Yohiro passava o dia inteiro esperando a hora de encontrar Sakura na margem do rio. Os dois conversavam por horas e liam livros de histórias inspiradoras.
Quanto mais Yohiro conhecia a jovem, mais queria estar com ela, e aos poucos, aquela amizade se transformou em amor.
Em uma certa tarde, às vésperas do fim do feitiço, Yohiro revelou a sua história para a jovem: que era uma árvore que não conseguia florescer, que o encantamento estava chegando ao fim, e que logo morreria. Ele confessou também os seus sentimentos pela garota, que muito surpresa e confusa, foi embora.
Na tarde seguinte, Sakura se aproximou de Yohiro e disse que o amava também e que não queria que ele morresse.
Nesse momento, a fada apareceu. Seu coração estava triste, por ver que a árvore não conseguia florescer.
A fada viu que existia amor entre os dois jovens, e apesar de não poder desfazer o feitiço, havia uma forma de mudá-lo:
“Sakura, se for da sua vontade, poderá se juntar a Yohiro e se tornar suas flores de cerejeira.”
A fada havia dito isso devido ao significado do nome da garota. Sakura significa “flor de cerejeira”, mas Yohiro não sabia disso.
Olhando à sua volta, a garota observou como a guerra tinha trago tristeza, e refletiu sobre como o bosque era importante para o povo. Ela percebeu que além de estar com o seu amado, a sua escolha tocaria a vida de muitas pessoas.
E assim, se juntou a Yohiro.
Desde então, o amor dos dois perfuma todo o Japão..