Possessiva

Muitos anos atrás, ela havia pego o livro emprestado com ele e ainda não o havia devolvido. O dia havia chegado.

- Essa é mesmo a minha cópia de "O Crime do Século"? - Indagou Roberto para Arlene com os sobrolhos erguidos ao receber o livro.

- Claro que é! - Assegurou ela, abrindo na folha de rosto onde se via uma dedicatória escrita em tinta azul.

- "De Claire para Roberto, no seu 19º aniversário" - leu ele em voz alta. - Sim, é esse mesmo.

Fechou o volume e o balançou na mão, enquanto olhava para Arlene.

- Você sabe que vai ter que pagar um preço alto pelo atraso, não é?

- Conto com a sua magnanimidade - ela afirmou em tom contrito, mãos atrás das costas.

- Bem, você poderia começar me contando porque levou tanto tempo para ler o livro... cinco anos, não é?

Arlene fez uma careta.

- Na verdade, eu o li na mesma semana em que você me emprestou.

- Lembro que você estava com tanta pressa, que sequer me deu tempo de ler - replicou Roberto, sobrolhos erguidos.

- A intenção era essa mesma - admitiu Arlene. - Eu não queria que fosse depois ir conversar sobre ele com a Claire.

Roberto pôs a mão no queixo, lançando-lhe um olhar inquisidor.

- E ela ficou realmente decepcionada porque não o fiz, deve ter pensado que não dei a menor bola para o presente.

Arlene apenas balançou a cabeça, sorrindo.

- Continuamos amigos, apesar disso? - Indagou.

Roberto balançou a cabeça, tentando conter o riso.

- Você é uma pessoa horrível, Arlene.

E dando-lhe um beijo no rosto:

- Mas ainda assim eu continuo seu amigo.

- [03-11-2020]