DIFÍCIL RENÚNCIA
       
      A paixão, nasce de uma semente que por acaso foi semeada na mente de alguém, através de um lindo sorriso; de um olhar despretensioso; de um tênue beijo; de um encontro em meio a passarela da vida. É assim que tudo acontece e sem que percebamos nos envolvemos em uma atração intensa que termina virando um afeto mais sério que costumeiramente chamamos de amor. Que faz renegar todo e qualquer conceito ético que compõe a existência humana.
     Cidade de Positano, uma das mais lindas da Itália, situada na costa Amalfitana, foi lá que nasceram os principais personagens desse conto: Filippo Conti e Enzo Rinaldi, cresceram juntos, estudaram no mesmo colégio e faziam parte da seleta casta da aristocracia dos nobres da região. Filhos de famílias tradicionais, logo trocaram o paraíso encantado, o mais famoso balneário do verão europeu, pela metrópole, Milão, a capital mundial da moda e do design.
    Eram amigos inseparáveis prestaram exames para a principal Universidade de Milão (Universitá degli studi di Milano) para o curso de Ciências Médicas e foram aprovados. Frequentavam os ambientes mais requintados da sociedade milanês, sempre muito bem acompanhados com modelos belíssimas que lhes rendiam presença constantes nas redes sociais. À noite de Milão era um atrativo à parte, o berço da moda europeia, e atraía mulheres fascinantes de todas às partes do mundo. Mas os corações de Filippo e Enzo, já estavam comprometidos com às suas exuberantes colegas de turma acadêmica, Giullia Rossi e Gabriele Ricci, respectivamente. Era uma paixão antiga, desde o início das aulas que aos poucos os envolviam cada vez mais. Após a conclusão do curso os dois jovens casais de médicos resolveram contrair núpcias. Filippo Conti e Giulia Rossi, Enzo Rinaldi e Gabriele Ricci, se casaram em uma cerimônia única. Foi um evento esplendoroso com a presença marcante da elite da sociedade italiana.
      O tempo, senhor da nossa história, passou rápido, já haviam transcorridos 10 anos, que Filippo Conti e Giullia Rossi e Enzo Rinaldi e Gabriele Ricci tinham se casados. Profissionalmente tinham realizado seus sonhos, médicos famosos, nas suas especialidades, Filippo, era PhD, em Neurocirurgia e Enzo PhD em Cirurgia Geral. Levavam uma vida norteada pelo luxo e glamour, eram sempre destaques nas colunas sociais Milanês. Mas, tudo na vida tem o seu preço e ninguém sabe explicar, como é que de uma hora para outra, o curso natural das coisas vira pelo avesso.
           Afeitos a festas e congressos sempre se encontravam nas diversas regiões da Europa, mais como ninguém é senhor do seu próprio destino e que jamais poderemos prever o nosso futuro, estava previsto que algo iria mudar na rotina das vidas dos dois casais.
         Filippo passou a perceber que nos rotineiros encontros, existia um brilho diferente no olhar de Gabriele Ricci, para ele, e não era à primeira vez que isso acontecia, ele apenas tratava o assunto como uma mera coincidência, no entanto, o fato foi se tornando cada vez mais evidente e ele sem saber porque passou também a corresponder a troca de olhares numa reação despretensiosa, mais aos poucos foi se envolvendo, intrinsecamente ele achava que estava enganado, não era nada do que estava pensando e que jamais poderia existir entre ele e Gabriele Ricci, um outro sentimento, a não ser uma grande amizade que já perdurava desde tempos de Faculdade, além dela ser a esposa do seu melhor amigo, Enzo Rinaldi.
           O assédio de Gabriele se tornava cada vez mais perceptível, Filippo já não conseguia mais disfarçar a reciprocidade que começava a brotar de dentro dele. Ele lutava com todas as forças para se libertar dessa sensação, pois amava à sua esposa, Giullia Rossi, e jamais trairia o voto de casamento que fez quando a desposou.
     A amizade com o casal, Enzo e Gabriele, já não era a mesma às tradicionais reuniões que aconteciam nas belas noites e madrugadas, regadas aos melhores vinhos e Whisky, já não eram mais tão frequentes e sempre que era convidado, justificava o não comparecimento, alegando o excesso de trabalho. O seu comportamento estranho chamou à atenção de Giullia, que quando o questionava pela brusca mudança, ele se desculpava que precisava descansar, porque o dia no hospital tinha sido muito cansativo.
        Aos poucos o distanciamento de ambos foi aumentando, já não estavam mais presentes nos tradicionais congressos, uma vez, que Filippo evitava comparecer aos eventos em que Enzo tinha se escrito. Conduta essa, que o fazia sofre muito, pois sabia que magoava o amigo, quase irmão, mas jamais poderia revelar o motivo pelo qual ele agia dessa maneira. A verdade era dura demais e destruiria para sempre a vida de ambos.
    Foi então, que Filippo Conti, descobriu o que jamais queria que acontecesse, ele também estava amando, Gabriele Rossi, não adiantava se enganar, os flertes, os carinhosos abraços, os despretensiosos elogios e a sensualidade de Gabriele Ricci, haviam lhe conquistado. Embora o silêncio perdurasse da parte dela, ele tinha a certeza de que o seu coração estava dividido. Qual era o amor verdadeiro? Giullia ou Gabriele, seu relacionamento com a mulher da sua vida, Giullia Rossi, começava a dá sinais de que o seu castelo de sonhos estava desmoronando. Mas o que fazer? Qual a decisão a ser tomada, qualquer que fosse deixaria profundas marcas no seio da família, e tudo o que foi construído ao longo de todo esse período ruiria como às geleiras em época de verão.
      Era um final de tarde de primavera típico da belíssima Itália, à temperatura já caía e estava em torno dos 15 graus, soprava uma brisa suave e fagueira que trazia dos parques e jardins o perfume das flores que aromatizava todo o ambiente. Filippo, estava na varanda do seu luxuoso apartamento, o edifício, Bosco Verticale, uma verdadeira floresta vertical, conhecido, como o arranha-céu mais bonito e mais inovador do mundo. Meditava, parecia que tudo era um pesadelo e que logo passaria e a vida retornaria à sua normalidade e a rotineira trajetória de paz voltaria a seguir seu curso.
     Seus pensamentos foram interrompidos pelo mensageiro com às correspondências do dia. Olhou, como sempre fazia e já ia descartá-las, quando um envelope com os selos dos Estados Unidos, endereçado a ele, chamou à sua atenção, tinha sido remetida pela Mayo Clinic, o mais importante hospital do mundo, situado no EUA.
          Dr. Filippo Conti, era um dos maiores especialista em neurocirurgia da Europa, já tinha proferido palestra em quase todos países da região, portanto, era natural o fluxo de postagens que recebia.
       Abriu o envelope e ficou surpreso com texto, tratava-se de um convite para ele comparecer a uma reunião emergencial na Mayo Clinic, para tratar de assuntos do seu interesse. A viajem deveria acontecer já no dia seguinte. De imediato ligou para à sua secretaria para que providenciasse às passagens e reserva de hotel.
    Ao chegar à sede da empresa, em Jacksonville, na Flórida, foi encaminhado imediatamente para à sala de reuniões onde toda diretoria do hospital já o aguardava. Dr. Filippo foi convidado para assumir a direção do Departamento de Neurocirurgia do conglomerado hospitalar. Pediu um tempo para pensar e posteriormente confirmaria se aceitaria ou não.
        Retornando a Milão reuniu-se com sua esposa, Giullia Rossi, que deixou em suas mãos a decisão de aceitar ou não assumir o cargo. Caso aceitasse era uma mudança radical em sua vida, pois tudo que tinha; seus investimentos, seus laços afetivos, estavam na terra Milanês. Mais por outro lado, talvez fosse a única chance que teria para tirar a imagem de Gabriele de sua memória e evitar um sofrimento maior, que traria consequências imensuráveis para todos. Após, noites e noites mal dormidas, não encontrava outra saída se ficasse destruiria para sempre não só o seu lar mais também o de Enzo, e jamais queria que isso viesse acontecer. Não lhe restaria outra escolha a não ser, aceitar a proposta.
      Filippo Conti, chegou ao Aeroporto Internacional – Malpensa, de Milão, dentro do horário marcado. Quando estava prestes a embraçar, seu corpo estremeceu ao ouvir uma voz que tão bem conhecia – Filippo! Preciso falar com você. Quando ele se virou, encontrou àqueles belos olhos azulados que ele vinha evitando contemplá-los, ela estava linda − Gabriele, você aqui? – Eu vim lhe pedir para você não partir, pois eu o amo, sempre lhe amei, desde que nos conhecemos, mas nunca tive à coragem de confessar o meu amor, pois sabia que você era perdidamente apaixonado por Giullia e não queria acabar com à sua felicidade, e terminei casando com o homem errado. Não vá por Deus não vá! Os olhos do famoso médico, acostumado a salvar tantas vidas estavam cheios de lágrimas e por mais que tentasse articular às palavras não conseguia. – Gabriele, eu também a amo, é um amor louco que não pude evitar. Você não entende que à minha permanência aqui irá arruinar às nossas vidas, Giullia e Enzo, não merecem esse desgosto, foi muito difícil para mim, mas não tinha uma alternativa. Volte para os braços do seu marido, ele a ama mais do que tudo nesse mundo. Quanto a mim, esqueça que um dia nos conhecemos. Infelizmente Jamais deveríamos ter trilhados os mesmos caminhos, é melhor assim, tudo entre nós acabou antes de começarmos. Deixe-me ir, meu voo está preste a sair ADEUS.

NOTA DO AUTOR: Esta é uma obra de pura ficção qualquer semelhança é mera coincidência.

Autor – José Valdomiro Silva
















 
JValdomiro
Enviado por JValdomiro em 15/07/2020
Reeditado em 15/07/2020
Código do texto: T7006711
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.