O Noviço Prologo

Informações básica a respeito de O Noviço.

O Noviço eu escrevi em 2015 e terminei ele em 2017 , a história se passa na Inglaterra no Mosteiro e Orfanato da Ordem Terceira de Santo Agostinho .

Escrevi com muito carinho o Noviço e espero que gostem , vai chorar , vai passar nervoso com os dois mas a história vai surpreender todos vocês .

_ Irmão Ryan do milagre de nosso senhor, receba os votos de obediência ,castidade e pobreza por um ano pelas mãos de seu Superior ?

-Sim eu aceito de livre e espontânea vontade meus votos,serei obediente ,seguirei a castidade e servirei a santa pobreza.Aos olhos do meu senhor e que o meu superior reze pelo meu noviciado.

Os irmãos da ordem de Santo agostinho pegaram o hábito preto e vestiram por cima do outro hábito que Ryan despiu quando era apenas um postulante,o Padre desdobrou com todo cuidado a túnica preta que veio logo em seguida uma capa curta e colocou sobre a cabeça do noviço um capuz preto,logo em seguida pegou um terço que se prendia a cintura é uma cinta de couro em volta de sua cintura.

Ao término de se apoderar das vestimentas o Padre superior olhou para o jovem Ryan e os demais jovens que faziam seus votos junto dele e perguntou.

_ Filhos o que pedis ?

-Pedimos que nos deixeis fazer a experiência da vossa for

-ma de vida e, depois de aprovados por vós, nos admitais

nesta família

para seguirmos mais de perto a Cristo.- Respondeu todos ajoelhados diante do Padre Superior.

_ O senhor vos conceda a sua ajuda.

Todos- Amém.

_ Superior .Deus de misericórdia vos ajude com a sua graça

e o divino Mestre nos ilumine com a sua luz.

_ Todos respondem. Ajudai-nos a viver os preceitos do Evangelho

todos os dias da nossa vida,

a conhecer a vossa Regra

e a guardar a lei da caridade fraterna.

Todos- Amém.

-Esse é o sinal de pertença da congregação por um ano,receba a cruz de nosso senhor e a palavra de Deus para alimentar seu coração e a alma.

Ryan tomou a bíblia e a cruz na mão e o beijou em sinal de respeito ,os olhos do pequeno irmão estava em prantos,ele não continha as lágrimas ,aquele era um momento muito importante para ele.

Olhou para seus coirmãos que também chorava com ele de alegria ,e ficou lembrando quando chegou no convento a 3 anos atrás como o tempo passou rápido e Ryan tinha certeza que ele queria dedicar-se totalmente a Deus ,mas sua família principalmente seu pai não estava feliz com a decisão do filho,pois não era essa vida que ele desejava ao filho, em sua mente admirando suas vestes religioso lembrou a ameaça que teu pai tinha feito a 3 anos atrás quando entrou na ordem dos agostinianos e pensava nas duras e ofensas palavras que teu pai disse ,ao deixar a casa .

‘’ NÃO É ESSA VIDA QUE ESCOLHI PARA VOCÊ JIN ,UM MONGE ,UM INSIGNIFICANTE FRADE ,O QUE EU FIZ DE ERRADO PARA MERECER ISSO ,OLHA SUA MÃE ESTÁ DESGOSTOSA DE VOCÊ ,FILHO POR FAVOR REPENSE SUA DECISÃO ,QUERO VOCÊ NA EMPRESA .

- NÃO MEU PAI ,EU SINTO MUITO ,POIS JÁ TOMEI MINHA DECISÃO ,EU QUERO SERVIR A DEUS ,SERVIR UNICAMENTE A ELE

_ VOCÊ NÃO É MAIS MEU FILHO ,EU TE AMALDIÇOOU SEU INGRATO ,NÃO QUERO VÊ-LO MAIS SAIA DA MINHA FRENTE ,ESQUEÇA QUE TEVE PAI É UMA MÃE…

Dada a essas lembranças tão dolorosa ele sorriu com lágrimas nos olhos ,via seus irmãos e com seus familiares comemorando junto ,sentiu um aperto no coração em não ter seus pais e seu irmão mais velho ,ele olhou para um de seus amigos agora também o irmão Matheus da perfeita alegria ,sim era um nome memorável ,trazia a alegria perfeita para os irmãos no convento ,o abraçou muito alegre ,comemorando os votos juntos.

Os irmãos abraçaram seus mais novos Noviços e todos estavam convidados para o banquete no salão principal.

O Instituto dos Frades de santo Agostinho na Irlanda era bem conhecido pelo excelente desempenho de educação primária e do ensino médio ,era um orfanato e escola para crianças abandonadas ,no total morava 20 frades 5 postulantes e 5 noviços ,os irmãos sempre ajudava os mais necessitados faziam feiras de banco de alimentos, doação de roupas, lá dentro trabalhava homens e mulheres entre coordenadores e professores ,o convento era dividido em duas alas ,uma para os alunos e professores entre os funcionários e a ala da clausura onde ficam os irmãos ,não era permitido a entrada dos demais profissionais ,só os irmãos podiam frequentar o lugar.

O padre superior o irmão Javier Domingos um senhor de 68 anos ,professou seus votos na Espanha ,tinha carisma e apego aos pequenos e sempre quis ajudar os órfãos ,pois ele sabia bem como era a vida difícil de um órfão vivendo em um abrigo, então decidiu se dedicar a vida religiosa e ajudar as crianças ,reconhecido pelo seu carisma e trabalhos grandioso ,foi chamado pelo bispo emérito Dom Peter a tomar conta do convento dos irmãos da sagrada face de Jesus a 30 anos atrás na Inglaterra ,dedicando sua vida aos pequenos e aos seus irmãos ,quando viu o jovem Ryan sabia que ele seria um grande religioso e o acolheu no monastério .

Angelo quando entrou no convento tinha apenas 18 anos ,perdido sem rumo mas confiante e decidido a servir a Deus ,nunca teve um amor ,não sabia o que era isso ,nunca teve uma namorada ,pois dentro de si sentia o chamado forte de Deus, mas isso não significava que ele não fosse atraente pelo ao contrário, Ryan tinha uma beleza de um rei e chamava bastante atenção ,esbelto sua familia era conhecida pelos homens bonitos ,muitas mulheres o cantava e fazia várias propostas de casamento, namoro ate sexo casual .

Mesmo ele usando as vestes religiosas ,ele saia pelas ruas e era muito conhecido ,mas ele levava tudo isso numa boa .

Ao ser aceito na ordem começou seus estudos em filosofia e teologia ,mas gostava de dar aulas aos pequenos e acabou se tornando professor de Inglês e espanhol dentro do convento ,mas havia um grande problema dentro do convento que era um modelo de escola na cidade ,estava faltando um professor de Inglês que desse conta da turma do 2 ano ,pois ninguém conseguia fazer com que os alunos tomassem gosto pelo estudo, sempre tiravam notas baixas e os outros professores não conseguia dar conta, teve vários professores que achou muito rígida as condições do frade Domingos acharam os alunos mal educados sem escrúpulo nenhum.

Domingos estava cansado já não aguentava mais as reclamações dos vizinhos pela falta de decoro e travessuras dos alunos ,pois eles botavam o terror no lugar.

Mais um certo dia a professora de História a senhora Kyung Soon ouviu falar de um excelente professor de matemática e de idiomas ,lecionava inglês , todas as escolas que ele passou nenhum aluno conseguiu ficar sem aprendizagem, e aqueles que eram mais arruaceiros ele conseguiu mudá-los os tornando bons alunos com nota máxima pela diretoria de ensino.

-Me deram ótimas recomendações sobre ele Frade ,o senhor deveria contratá-lo.

O Frade olhou a ficha dele por completo não deixando que a professora terminasse de falar ,o documento não tinha foto ,mais viu que era um excelente profissional ,tinha um currículo invejável, ele olhou para a professora e disse.

-Pode ligar para o senhor Brendon Darci ,e diga que está contratado ,vejo que tem ótimas recomendações ,não teria o porque de eu não contratá-lo ,é um caso de emergência precisamos ajudar esses alunos, eu estou tão cansado ,sinto minha morte chegar, não durarei muito tempo aqui.

-Não diga isso Padre ,precisamos do senhor conosco.

-Ele sabe bem qual é minha missão aqui, e não ligue para que eu disse, ele também precisa de mim aqui.

A professora abraçou o frade e a deixou sozinho ,o frade chamou o irmão Ryan pelo interfone que saiu de sua cela terminando as vésperas sua leitura de oração e foi até o frade ,quando chegou no escritório ficou de frente para ele atento.

-Meu filho, está feliz?

-Sim irmão Javier ,me sinto feliz e em paz.

-Você é só uma noviço a um dia e já se sente em paz, cuidado meu pequeno com a tentação, eu sofro com ela até nos dia de hoje.

Ryan abaixou a cabeça envergonhado com sua postura e não disse uma palavra .

_ Minha criança não se aflige ,e uma nova etapa na sua vida, só fique atento e vigie.

_Sim Frade .

_Pega para mim aquele caderno dos funcionários, hoje chegará um novo professor em nosso instituto.

Ryan foi até o armário e pegou o caderno com os nomes dos funcionários e entregou ao frade Superior.

Finalmente a turma do 2 ano terá um professor a altura.

_Sim meu irmão ,teremos e ele foi bem recomendado ,a professora Kyung Soon que indicou ,ele chegará hoje a tarde depois do almoço, quero que o receba e mostre toda a escola.

_Sim Frade,pode deixar comigo que irei recepcioná-lo ,como e o nome dele ?

_Hum deixe me ver na lista ,é Bredom Darcy ,pena que não temos uma foto dele ,mas não a problema ,do jeito que estamos ,precisamos urgentemente de um professor, desde o último professor a 3 meses atrás não recebemos mais interesse de novos candidatos,o que me surpreendeu neste professor e que ele aceitou na hora, então ele saberá dar conta.

_Com certeza Frade, então o esperarei depois do almoço, em que posso mais ser útil.

_ Descanse um pouco, deve estar cansado as 15 da tarde o professor chegará, pode se retirar.

Ryan saiu do escritório do Frade e foi até a capela menor ,ele gostava de estar em oração diante do crucifixo ,pois não queria descansar ,temia cair em tentação da preguiça, mais quando entrou na capela menor se ajoelhou e ficou em silêncio orando e sem perceber acabou adormecendo ,vencido pelo cansaço .

As horas passou como um raio ,Ryan ouviu um barulho estrondoso que o fez acordar num susto, a capela menor estava um pouco escura ,ele olhou no relógio do pulso marcava quase 15 horas e se lembrou da chegada do professor, ele saiu correndo da capela fazendo o sinal da cruz e estranhou não ter uma alma viva naquela escola, só estava ele ali ,ele ouviu novamente o barulho algo como se estivesse debatendo ,Tobby o cachorro dos frades começou a latir feito um louco e rosnava para algo em frente ao banheiro masculino ,mais o Noviço não conseguia ver o que era, foi quando ele entrou sorrateiramente afastou Tobby e entrou no banheiro e levou um grande susto, ele e a pessoa deram um encontrão fazendo Ryan cair no chão em cima da pessoa, as vestes quase cobrindo o rosto do loiro quase o sufocando quando Ryan ,tentou sair de cima do rapaz ,seus olhos se cruzaram em questão de segundo ,os dois ficaram parados .

Eu fiquei sem reação ao ver aquele rapaz me encarando ,e depois veio pra cima de mim caindo ,o que eu poderia pensar ,era um assassino talvez ,roubar de nos pobres Frades sem posses nada de valor ou dinheiro ,eu queria naquele momento pegar uma vassoura e tacar na cabeça dele, mas era impossível, o sujeito estava em cima de mim e ficava difícil eu me mover, por dentro eu estava a ponto de explodir de raiva e quanto mais eu tentava sair dos braços dele ele era mais forte que eu ,não teve jeito eu comecei a gritar e foi nessa hora que o segurança apareceu.

-Que esta acontecendo aqui, irmão Ryan quem é esse cara?

Mal dando tempo de responder sua pergunta, o sujeito se levantou tentando se explicar ,mais o segurança não permitia ele falar, foi tirando o cara pelos braços para fora do banheiro que até me deu do dele não precisava daquilo, o jovem rapaz era novo os olhos misterioso, os cabelos curtos em tons um pouco alaranjado ,parecia um Irlandês com os olhos verdes cor de jade .

-Vamos seu pervertido vou leva-lo para a sala do superior você vai se ver com ele.

Enquanto o segurança arrastava o pobre eu ia atrás tentando acalmar o segurança, quando olho para a cara do rapaz ele distribuía o olhar sério e preocupado para mim, ele parecia muito mal e estava branco como papel e eu so abaixava a cabeça e a medida que se aproximávamos da sala de meu superior aquilo me preocupava ,o que ele poderia pensar, o que os meus irmãos pensariam de mim ,um encontro as escondidas no banheiro com um rapaz, mesmo eu sendo a vítima ,eu não queria ser mal falado não naquele momento mais importante da minha vida ,meu noviciado.

Meus pensamentos foram interrompidos quando ouço a voz da professora Kyung Soon atrás de mim me perguntando.

_O que está acontecendo ,porque esta essa barulheira, quem é aquele que o segurança...Minha nossa senhora.

A professora mal conseguia falar ,olhei para ela sem entender nada e o rapaz fazia gestos para ela como se a conhecesse ,mais o segurança o empurrou dentro do escritório do Superior,entrando eu e a professora Kyung Soon.

_Mas que bagunça é essa Irmão Ryan ,e o senhor como ousa entrar em minha sala sem a minha autorização.

O segurança se recompôs tirou o chapéu com o emblema da corporação e disse.

_Me desculpe Padre, mas foi preciso ,peguei esse meliante atacando um de seus irmãos no banheiro masculino ,acredito que ele veio para roubar algo .

Eu não sabia onde enfiar minha cara ,eu queria que um buraco se abrisse ali bem embaixo dos meus pés de tamanha vergonha.

_Me desculpe Padre a um grande mal entendido...eu

_ Cala-se ,você está muito encrencado rapaz.

_ Não Padre a um grande engano eu...

_ Calem-se todos por favor-Ordenou o Padre seriamente olhando para o rapaz.- Vamos meu jovem primeiro me diga quem e voce e o que faz aqui num convento ?

O segurança o soltou ,ele se ajeitou olhou em minha direção e começou a falar.

_ Primeiramente Padre ,meu nome é Bredon Darcy ,sou o professor de matemática e Inglês ,e vim para a entrevista que estava marcada hoje com a senhor, segundo peço desculpas ao Padre por ter arranjado tamanha confusão, eu sofro de crise asmática ,então acabei passando mal é cai em cima dele..

O Padre se aproximou dele tomou-lhe a mão do jovem e disse.

_ Eu peço mil desculpas pelo constrangimento que passou, peço humildemente que perdoe nosso segurança e nosso noviço pelo mal entendido.,você está bem vejo que está pálido, me chamo Padre Javier Domingos ,mas pode me chamar de Padre Domingos .

Ele me encarou nos olhos sério e eu tentava sustentar o olhar pelos menos forçar um pequeno sorriso a ele mas não conseguia e continuei com a cabeça baixa.

_ Não tudo bem Padre ,vamos esquecer o que aconteceu.

O segurança a olhou de cima para baixo ajeitou os cabelos um tanto sem graça e pediu mil desculpas para o jovem.

_ Bom errr...eu me desculpe pelo meu jeito ,se fui grosso se o machuquei.

_ Tudo bem , vamos esquecer.

O Superior se levantou da cadeira voltou seu olhar para mim,a professora Kyoung o apresentou ao jovem professor é depois veio em minha direção.

_ Bredon Darcy como você já conhece quase todo mundo a professora Kyoung Soon que leciona História ,o nosso segurança que supervisiona o instituto e por final quero lhe apresentar nosso Noviço irmão Ryan Oconnor .

Eu estendi minha mão para ele todo nervoso por dentro nunca ,ele se aproximou em passos lentos estendendo as mãos e o apertei firme dizendo.

_ Muito prazer ,seja bem vindo ao nosso Instituto é peço desculpas pelo mal entendido.

Ele sorriu e eu imediatamente soltei de sua mão ,eu não me continha de vergonha ,porque foi eu o causador de seu constrangimento ,por minha culpa exagerei confundi-o com um ladrão ,ali por diante fiquei pensando em meus votos ,que espécie de Frei eu seria ,onde ficava minha generosidade ,a caridade ali tinha passado longe com minha atitude ,era assim que eu queria servir aos pobres a santa pobreza ,discriminando o irmão,por eu ter confundido ele com um homem delinquente.

Miyagilu
Enviado por Miyagilu em 24/06/2020
Reeditado em 30/11/2020
Código do texto: T6986316
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.