Fora de alcance

Estávamos sentados nas escadas em frente ao colégio, depois das aulas do dia, fazendo hora antes de voltarmos para nossas respectivas casas.

- Sabe qual foi a primeira coisa que me chamou a atenção para você, quando começamos a conversar? - Perguntei para Minakshi.

- Não faço ideia - ela me encarou com seus grandes olhos negros, em expectativa.

- Que assim como eu, você não estava em nenhuma rede social.

- Ah, isso - ela abriu um sorriso. - Eu sou discreta, não gosto de me expor para o mundo.

- Eu também, mas as redes sociais são muito mais do que vitrines para narcisistas... elas existem para nos tornar escravos das grandes corporações - assegurei. Eu tinha lido alguns artigos sobre o tema na internet, e ficara realmente muito impressionado.

- Meu pai falou alguma coisa sobre controle do governo sobre as redes sociais - admitiu Minakshi, pensativa. - De como as usavam para nos espionar, se os apoiávamos ou não...

- Acho que isso acontece mais em ditaduras, como na China... ou na Rússia - comentei, para me mostrar bem informado. Na verdade, eu ouvira aquilo do meu próprio pai, e muito provavelmente era algo que ele tinha ouvido no rádio ou na TV.

- Sejam as grandes corporações ou o governo, melhor mesmo é ficar fora dessas arapucas da internet - avaliou ela.

- Estamos livres dessas interferências - repliquei com orgulho.

- As meninas da sala acham estranho eu não ter Instagram - confessou Minakshi.

- Elas estão no Instagram porque querem aparecer - assegurei. - Muitas namoram dois ou três caras ao mesmo tempo.

- Que absurdo! - Espantou-se Minakshi.

- Mas com você, eu sei que vai ser diferente - afirmei, olhando para ela.

- Por que abrimos mão das redes sociais? - Indagou.

- Porque somos pessoas que vivem o aqui e o agora - concluí, estendendo a mão para ajudá-la a se erguer. - Vamos, que o nosso ônibus chegou!

- [05-06-2020]