Jantar de negócios

[História anterior: "Os preteridos"]

Adi Putera bin Izzat arregalou os olhos quando Jia-Xin Wang entrou no Little Saigon, restaurante vietnamita onde haviam combinado se encontrar pela primeira vez. A moça não era particularmente bonita, mas tinha porte e sabia se vestir com classe: um tradicional qipao de seda lilás, estampado com orquídeas cor-de-rosa. Adi Putera ergueu-se para recebê-la; trocaram um aperto de mão e ela abriu um imenso sorriso. "Simpática", ele pensou.

- Então, é você, o irmão caçula de Yati - comentou ela ao sentar-se.

- Agradeço pela oportunidade de conhecê-la - replicou Adi Putera, e estava sendo sincero.

- Vou interpretar seu comentário como um elogio - ponderou ela, pegando o cardápio sobre a mesa. - O que vai querer?

- Bom, eu não sou exatamente um especialista em comida vietnamita, pode escolher o que quiser; eu acompanho - sugeriu o rapaz. - Embora entenda que ter marcado um encontro no Little Saigon deva ter algum significado especial para você...

Ela balançou a cabeça, encarando-o com atenção.

- Muito boa análise, Adi - aprovou. - Pense neste restaurante como um campo neutro: nem chinês, nem malaio. E que nós estejamos aqui, para conversar sobre um possível relacionamento, já é algo extraordinário.

Aquilo parecia um jantar de negócios, pensou Adi Putera. Mas ele estava começando a ficar interessado na moça; queria ouvi-la falar mais.

- Continue - incentivou.

- Casamentos interétnicos não são comuns em Singapura - prosseguiu ela, percorrendo o menu com um dedo enquanto falava. - Provavelmente, iremos enfrentar resistência tanto por parte da minha família - principalmente - quanto da sua, imagino.

- Você me parece ser uma boa mulher, Jia-Xin. Não creio que haverá oposição da minha família, se chegarmos à conclusão de que podemos dar certo juntos.

- Gostaria de poder dizer o mesmo da minha - lastimou-se ela. - Sorte que não dependo financeiramente deles; nem você da sua, pelo que sua irmã me disse.

- Tenho uma lojinha de conserto de computadores, perto da praça de alimentação da rua Amoy - explicou o rapaz. - Gostaria de ter estudado eletrônica...

- Você é jovem - avaliou ela. - Se realmente gosta de eletrônica, por que não organiza seu tempo e vai estudar?

- Que incentivo teria eu para fazer isso? - Questionou ele, semicerrando os olhos.

Jia-Xin fez um gesto indicando a si mesma, dando-lhe um sorriso cativante.

- Eu, é claro. Ou acha que pretendo me casar com alguém que não terminou o ensino médio?

- Você é franca e direta - aprovou ele.

- E você vai gostar do "khoai mon va ca rot" daqui - declarou ela, fazendo sinal para um garçom. - Inhame, arroz e cenoura com molho de feijão preto vietnamita e chili.

- Se você está recomendando, deve ser bom - assentiu o rapaz.

- [09-04-2020]