NÃO SERIA MAIS FÁCIL SER FIEL?

NÃO SERIA MAIS FÁCIL SER FIEL?

Mais uma vez Liam chegou tarde em casa, como muitas noites em seus anos de casamento. Qual seria a desculpa que usaria dessa vez? Fechou a porta, foi até seu quarto e contemplou sua esposa dormindo. Ela parecia um anjo, tão doce, tão linda, tão sua, tão servil.

Aquele estranahamento que tomou conta do seu ser, era tão inquietante. Liam, tomou seu banho, foi até a cozinha, viu aquele mesmo bilhete, que tantas vezes encontrou na mesa: “seu jantar está no micro-ondas”. Jantou, sentou na sua poltrona favorita e acendeu um cigarro.

Ali, naquele momento tão singular, viu um filme passar em sua memória, aquelas reminiscências quase arrancaram dele um arrependimento. Acendeu outro cigarro, foi até a janela, observou por alguns instantes o movimento da rua, voltou e novamente sentou na sua poltrona.

Cerrou as pálpebras e recostou a cabeça. Começou a pensar naquela rotina de infidelidades, nas conversas que diariamente deletara do seu telefone, antes de voltar para casa, das desculpas que usara para deixar uma senha em seu celular, dos truques necessários para não chegar em casa com cheiro de motel, dos carros emprestados, alugados que tornaram seus encontros errantes possíveis e tantas e tantas vezes que arriscara a paz de seu lar por causa de mulheres, simplesmente outras mulheres. Melhores, piores que a sua? Diferentes, apenas diferentes, no sentido que lhe convém vê-las.

Naquele mergulho interior, Liam, olhou tão profundamente para dentro do seu “eu” e se questionou: NÃO SERIA MAIS FÁCIL SER FIEL? Levar uma vida leviana é muito trabalhoso, é muito arriscado e é muito cruel com aquela que rotineiramente faz com que eu me sinta o homem mais amado, mais desejado, mais cuidado. E se um dia ela se cansasse de tudo isso? Não, não poderia imaginar viver sem sua esposa maravilhosa. Só de pensar em tal hipótese sentia com se uma espada transpassasse sua alma. Não viveria em mundo no qual ela não existisse.

Se era amor que Liam sentia, não sei. Talvez fosse, a sua maneira, se é que existem maneiras de amar. O fato é que Liam, apesar de todos os seus encontros levianos, idolatrava sua esposa, sua companheira, aquela com quem frequentava todos os lugares da sociedade, com quem sentia orgulho de andar de mãos dadas e apresentar como sua doce e admirável esposa.

Sua vida me parece tão controversa, tão indecifrável, me sinto incapaz de fazer qualquer julgamento, porém de uma coisa tenho certeza: depois do exame de consciência que Liam fez naquela noite, certamente não seria o mesmo. Se ainda trairia sua esposa? Não arriscaria dizer.

Liam terminou de dar a última tragada, escovou os dentes, deitou ao lado de sua bela e angelical esposa e dormiu com ela bem agarradinho, o sono dos amantes. Era só mais uma noite normal.

Josy Matos
Enviado por Josy Matos em 04/04/2020
Código do texto: T6906670
Classificação de conteúdo: seguro