De saída

Quando Phillip Gallagher chegou em casa naquela noite, depois do trabalho, encontrou a companheira, Norma, na sala à espera dele. Estava vestida para sair, e as três malas junto à poltrona onde estava sentada, deixavam claro que tratava-se de uma despedida.

- Você vai embora? - Indagou ele aturdido, tentando contatenar os pensamentos enquanto se sentava na outra poltrona da sala, em frente à ela.

Ela balançou afirmativamente a cabeça, antes de falar.

- Pensei muito, enquanto fazia as malas, no que seria melhor: ir embora antes de você chegar e deixar um bilhete, ou esperar e ter essa conversa pessoalmente. Como vê, decidi esperar; você merece isso, ao menos.

- Eu agradeço, mas... por quê?

Ela entrelaçou as mãos no colo.

- Eu não me reconheço na pessoa que você ama, apenas isso.

Phillip lançou-lhe um olhar intrigado.

- Eu te amo do jeito que você é!

- Não - interrompeu-o ela secamente. - Você ama uma pessoa idealizada, que só existe na sua cabeça; essa pessoa não sou eu, e nem sei se gosto dela, para ser inteiramente sincera. Quando nos conhecemos, e eu ainda estava casada com o Ezra, essa sua devoção me pareceu tocante. Nesse ponto, você e Ezra são dois opostos; ele nunca me dava atenção, sempre priorizava os próprios problemas, que ele chamava de "nossos". Contigo, por outro lado, não havia "nós", apenas essa deusa que você pôs num pedestal e venera. Não sou uma deusa, mas uma mulher de carne e osso, com fraquezas, limitações, nem um pouco acima da média; se acha que sou diferente, então creio que há um problema com você.

A expressão de Phillip agora era de dor.

- Então, sou culpado por amar você demais?

- Eu vou repetir, pois parece que ainda não entendeu: você ama alguém que não existe. Não sou essa pessoa, e não quero me transformar nela. Portanto, não me resta outra saída que não terminar nosso relacionamento.

Olhou para o relógio de pulso e disse:

- Vou chamar um táxi. Sigo para Nova Iorque no trem das 20 h.

Phillip pareceu surpreso.

- Você não vai ficar na cidade?

- Para quê? - Retrucou ela. - Aqui não fui feliz, nem com Ezra, nem com você. Melhor mesmo esquecer Buffalo...

Ergueu-se, celular na mão, e completou:

- Nova Iorque é bem grande, vocês não vão me achar.

- [08-02-2020]