Mito de lesbos: entre duas mulheres é totalmente seguro

Eu entendo que o "não dito" é massa. Mas o "dito" para mim é importantíssimo. Daí, sinto necessidade de escrever um texto de despedida. Despedida não de alguém, de uma pessoa, mas da dor e da mágoa.

Eu acredito que a melhor forma de matar os agouros que nos deparamos nessa vida é com arte. Poesia, poesia em prosa, canto, batuque, pintura, expressão, extensão dos sentidos.

Um amigo, daqueles de passagem, me entregou um presente. Ele me contou sobre o não frágil. O não frágil se contrasta com o que é frágil e com o que é resiliente. Aquilo que é frágil, como uma taça, ao primeiro desequilíbrio, bastando uma ruptura, termina por quebrar-se, permanentemente. Aquilo que traz resiliência, tem a beleza da fênix. Pessoas resilientes conseguem se reestruturar após rupturas em sequência, conseguem renascer mesmo depois de uma morte grave.

Contudo, em outro tom, o não frágil assemelha-se à natureza. Quando você corta uma árvore no tronco, ela depois cresce com um tronco mais grosso, mais forte. Há certas plantas que só florescem após um estresse hídrico. É, "natureza é mãe". Pois sim, tira-se o não frágil pela força e ira da natureza, que responde com tsunamis, terremotos, pragas. Ela morre, volta e retorna, com força maior.

Depois que ele me entregou esse presente, abracei por acreditar que sou um alguém não frágil. Não voltarei com ira nem com pragas. Voltarei ainda melhor, mais forte, florida. Como onda alta de maré cheia.

Nem terminei o texto, e a mágoa já se esvai. Apreendi muito com esse relacionamento. Nem sempre acertaremos. Nem sempre amaremos e nos entregaremos para alguém que também sinta o mesmo ou que esteja com disposição para a entrega. Nem sempre amaremos alguém que se entregue de corpo, alma e coração. Certa pessoa pode entregar o corpo e só o corpo. Certa pessoa pode parecer entregar o coração, apesar de na verdade calibrar palavras postas em um arco de ilusão para te acertar e, ao te capturar, vendar seus olhos, te deixando sozinha e presa nessa.

Sem esquecer que essa pessoa pode te iludir por pura confusão dela mesma.

Há torvelinhos nos rios, e é necessário seguir.

E eu ando desapegando de tamanha mágoa, que tanto gritava pra mim: – Agora você passe a conhecer melhor as pessoas antes de tudo. Principalmente antes de se entregar.

Pois sim, a Senhora Mágoa não está errada. Porém, o bom sentimento chegou ao meu peito, e eu só quero perdoar, seguir em frente.

Caranguejos também podem seguir até de andada.

Mas voltemos. Sempre será bem-vindo, e até necessário, falar o óbvio, de obviedades. Relacionamento abusivo. Ao pronunciar, nos vem à cabeça a ideia imagética do casal hétero. O garoto enlouquecendo a mina. Infelizmente, tod@s nós estamos passíveis de viver um, mesmo naqueles em que não há uma hierarquia aparente. Sim, pode acontecer entre duas mulheres. Alguém pode manipular, manusear fatos, confundir ideias, virar o jogo, jogo esse em que não importa quem está certo ou quem está errado, depois de uma mentira ou de um choro repentino, só haverá um único culpado. Nesse jogo, o loser cai como culpado, o errado, mesmo sem ter jogado, mesmo que tendo apenas contestado algo que não lhe soou correto.

Não podemos deixar de falar sobre sexualidade no relacionamento abusivo. O sexo, a atração lasciva.

Acorde de manhã, ou no meio da noite, ou a qualquer hora e se afaste. Se afaste dessa pessoa que está ali do seu lado quando a única coisa realmente gostosa que sobrou do relacionamento são aqueles momentos esmolentos, de quando um está dentro do outro. Um vazio dentro do vazio no meio do vazio. São horas de transa, que mais parecem de transe.

Não vale a pena se submeter a ser escrava de desejo assim, sem sanidade, sem responsabilidade emocional. Seu corpo e seu emocional vão gritar depois. Só saia de perto. O tempo leva, organiza, esteriliza.

Você não é louca.

Você não é desequilibrada.

Você não é machista (lê-se "você não reproduz o machismo).

Você não é uma ciumenta doentia.

Você não é escrota nem abusiva.

Suas crises de ansiedade não são naturais.

Contudo, enquanto você tiver dentro desse ciclo de loucura e depreciação, são esses agouros que vão borbulhar na tua mente e nos teus atos. E você vai acabar como lixo. Não fuja da superação. Só saia dessa e resista até o fim.

Ak
Enviado por Ak em 09/12/2019
Código do texto: T6814885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.