RUBIA E JAIRO
Ela cursava Enfermagem, ele Odontologia.
Rúbia era uma garota de família muito simples, dessas famílias que moram na zona rural desde muitas gerações, mas seus pais sempre fizeram questão que os filhos estudassem. Tinha dois irmãos, o mais velho era formado em Agronomia, o mais novo cursava o primeiro ano de Direito. Ela nasceu e se criou na fazenda, mas não tinha timidez, era uma pessoa bastante agradável e de fácil relacionamento com os demais. Sempre foi muito dedicada aos estudos. Com tranquilidade terminou os estudos iniciais e chegou ao Curso Superior, já estava no último ano quando conheceu Jairo, que estava também terminando a sua graduação. Ele era filho único, de família rica, porém, muito simpático e brincalhão.
Jairo estava observando Rúbia há algum tempo, mas ela ainda não o havia notado, até que um dia, na biblioteca, seus olhares se encontraram, ela gostou, e durante o tempo que permaneceram ali não pararam de olhar um para o outro.
Ela terminou seu trabalho primeiro e saiu, ele saiu algum tempo depois e se encontraram na cantina, ali se apresentaram e ficaram conversando. Era o mês de novembro, e naquela noite haveria uma festa de confraternização de final de ano, e também de encerramento de cursos, os dois combinaram de se encontrar naquela festa.
Rúbia se produziu toda linda e foi pra festa muito animada. Chegando ao local teve uma decepção – Jairo não estava lá – logo vieram os pensamentos e as indagações de praxe; o que será que aconteceu? Por que ele não veio? Será que se arrependeu de combinar comigo? Mesmo assim, ela entrou e se divertiu, mas não deixava de pensar numa explicação dele sobre aquele incidente.
Terminada a festa ela foi para casa e não soube dele durante todo o final de semana. Na segunda-feira de manhã, ela chegou à faculdade, e ele não estava. Ela deixou pra lá, afinal era o último ano, e muita coisa ainda precisava ser feita até o dia da formatura.
À tarde quando já ia para casa, ela o encontrou no portão, ele a esperava com uma justificativa por não ter comparecido à festa conforme combinaram. Seu pai sofrera um pequeno acidente de carro, e ele precisou socorrê-lo, levou o pai ao hospital e ficou esperando pelo resultado dos exames. O casal não havia trocado o número de telefone, por isso ele não teve como avisá-la que não compareceria ao evento.
Desculpas aceitas, os dois seguiram para o apartamento onde ela morava com duas amigas. Os pais de Rúbia ainda moravam na fazenda, e as duas amigas eram de outra cidade.
Rúbia e Jairo jantaram e ficaram algumas horas contando sobre suas vidas, seus sonhos e seus projetos. O clima de romance estava no ar. Combinaram de ir ao cinema na noite seguinte, ela convidou as duas amigas que também foram com seus namorados. A noite foi agradável, e eles se programaram para saírem juntos novamente.
No final de semana ele a convidou para ir a casa onde morava com seus pais, ela aceitou o convite; foi apresentada como amiga e muito bem recebida pela família. Era domingo, ela almoçou com eles e passou momentos memoráveis, bem à vontade, se sentindo em casa.
Na segunda-feira voltaram aos afazeres de estudantes, porém, nas horas vagas se encontravam ali mesmo na Universidade.
O tempo foi passando, e os dois se entendiam cada vez melhor, ela estava muito entusiasmada, se sentindo apaixonada. Durante os quatro anos de curso teve algum relacionamento afetivo, mas nunca sentira o que sentia quando estava com Jairo.
Com o corre-corre do final do ano e das últimas atividades dos estudos, eles se distanciaram um pouco.
Uma noite, ela e uma das suas amigas foram a um restaurante. Elas aguardavam o garçom para fazer o pedido, quando viram Jairo entrar acompanhado de outra moça, ele viu Rúbia e se dirigiu à mesa onde ela estava. No início houve certo desconforto entre todos, entretanto, ele apresentou uma à outra como suas amigas, e o clima foi melhorando.
Ficaram todos juntos ali, e falaram sobre diversos assuntos, a moça que chegou com Jairo também estava se formando em Odontologia, e era sua colega de turma. Embora ele a tivesse apresentando como amiga, Rúbia não teve como não se sentir insegura, ela estava realmente envolvida emocionalmente com ele.
Depois disso, eles continuaram se vendo, e parecia que o laço que os envolvia continuava firme. Ficavam juntos, passeavam quando sobrava algum tempo, ele a levou novamente à sua casa, mas nada de falar em um relacionamento mais sério, um compromisso.
O mês de dezembro estava na metade, a formatura seria dentro de alguns dias, antes do Natal.
Quando tudo terminou, o casal se despediu, e ele disse a ela que sentiria a sua falta, e que a visitaria na casa de seus pais. Ele parecia sentir por ela algo forte, especial, mas como não se declarava ela partiu de férias para a fazenda na certeza que ele cumpriria a promessa que fez de visitá-la. Porém pairava no ar a dúvida se o amor que ela sentia era correspondido na mesma intensidade. e Rúbia escreveu um soneto.
SONETO DO AMOR INCERTO
Será que é mesmo paixão?
Ou será que é transferência?
Talvez seja uma ilusão
Provocada por carência!
Mas é bom ficar esperto,
E tomar muito cuidado.
Isso pode não dar certo
E alguém sair machucado.
Ferida no coração
Demora a cicatrizar
E às vezes deixa sequela.
Mas viver uma emoção
Sem medo de se arriscar
É atestar que a vida é bela
Zezé Freitas – 12/06/2013