Conversa de amor

-Eu te amo. Qual a sensação de ser amado?

-Não sei. Por que devo acreditar que você me ama? Eu não fiz nada de importante, só nasci.

-Você existe e isso é importante pra mim e suficiente pra eu te amar.

- Mas eu ainda posso te incomodar, te irritar, te enlouquecer e você pode desistir de me amar.

- Só que eu já te amo e nada do que você fizer vai me fazer te amar menos.

- Mas e se eu não te amar de volta?

- É provável que eu fique triste, mas isso não vai mudar o amor que eu sinto por você.

- Por que não? Todo mundo quer ser amado também?

- Concordo, mas se eu exigisse que você me amasse de volta, isso não seria amor, seria um egoísmo em alto grau. Amor é desejar felicidade desinteressadamente. Se você me amar, vai ser ótimo, mas se não, está tudo bem.

- Então você nunca vai brigar comigo, vai concordar com tudo o que eu faço e digo?

- Bem, não é bem assim que o amor funciona. O fato de eu querer sua felicidade, não significa que vou concordar com tudo. Implica justamente em querer o seu bem e, pra isso, serei durona algumas vezes. Quando eu tiver certeza que você está errado, vou te mostrar sim o que é o certo, porque eu te amo e quero que você cresça. Da mesma forma que vou te ouvir quando eu tiver dúvidas e assim vamos crescer juntos.

- Por me amar você vai estar sempre certa?

- Não. Muitas vezes irei errar também. O amor ainda nos deixa humanos, logo, não está livre de falhas. No entanto é provável que eu reconheça e tente acertar. Te peço se possível, paciência.

- Se eu te magoar você nunca mais vai querer saber de mim?

- Vou me entristecer, mas entenderei que não é proposital. E não importa a situação, eu vou querer saber de você sempre.

- Já que você me ama, você nunca vai me magoar?

- Por mais que eu não queira magoá-lo, pode ser que aconteça. E se eu perceber que o fiz, vou me arrepender no exato momento. Tentarei reparar, se você conseguir me perdoar e relevar vou me sentir melhor, se não, vou respeitar, mas fique certo que estarei me sentindo mais triste que você mesmo.

- E se eu não quiser mais saber de você? Você vai ficar insistindo com a sua presença?

- Se eu sentir que minha ausência é importante para sua felicidade, darei um jeito de me afastar mesmo contra minha vontade.

- Você se afastaria de mim pra sempre?

- Me afastaria pelo tempo em que você necessitasse, mas te cuidaria de longe. Se sentisse que você precisasse, eu estaria contigo onde fosse.

- O que você seria capaz de fazer por mim?

- Tudo o que estiver ao meu alcance, incluindo coisas extremamente inéditas pra mim e que eu nunca imaginei fazer por alguém. Você será a maior descoberta sobre mim mesma.

- Você me trancaria em um potinho pra me proteger e ficar perto de você?

- Realmente seria a minha maior vontade. Mas o amor que eu tenho por ti não permite outra coisa, a não ser liberdade. Te trancar num potinho te protegeria do mundo, mas te impediria de viver. E você meu amor, veio ao mundo pra viver.

- E se nessa liberdade eu escolher outra pessoa pra amar e não você?

- É inevitável que no primeiro momento eu fosse impactada com a maldição do ciúme. Mas lutaria com muita força contra isso e, ao menor sorriso no seu rosto, seria tudo o que eu precisaria para aprovar sua escolha. Pois no fim, a sua felicidade é também a minha.

- Você vai me falar o quanto me ama?

- Se tivermos oportunidade e segurança de poder viver esse sentimento, sim. Mas caso contrário, encontrarei apenas formas de te demonstrar. Na maioria das vezes, dizer não é o mais importante.

- E se eu nunca perceber nada disso, esse amor valeu a pena?

- Não existe no mundo um amor que não vale a pena. O que não vale a pena é não amar. Se você perceber vai ser lindo, porque é natural que a gente queira que a pessoa que a gente ama, saiba o quanto ela é amada, mas se não perceber, isso não será o mais importante.

- Você algum dia irá me cobrar por eu não ter percebido?

- Amor não é cobrança de nenhuma forma. É sentir e aceitar o sentimento que vier. Se eu te cobrasse seria qualquer coisa, menos amor.

- Você parece ciente sobre o amor. Seguiu algum manual de instrução para saber amar?

-Segui meu coração e fui aceitando o sentimento que invadiu, dentro dos limites que a vida foi me oferecendo. Mas como tudo na vida, não se pode aprender sem praticar. Sou aprendiz na arte de amar e você é que está me ensinando o que eu sei até aqui. Ainda sou muito “amadora” e acredito que viemos no mundo só para aprender a amar e depois vamos voltar pra casa. Então, amar é o que me da sentido a vida. Eu não sei como você se sente sendo amado, mas eu te amando me sinto viva!