Um conto ucraniano

A mãe a havia chamado e ela sabia que era para fazer algo importante. Parou, na porta do quarto dos pais, que estava aberta, insegura se deveria entrar sem bater. Sua dúvida foi sanada quando a mãe, ao ver seu reflexo pelo espelho da penteadeira na qual estava assentada, fez-lhe um gesto para que se aproximasse.

- Venha, Lesya - complementou.

Larysa - Lesya, como era chamada em casa - aproximou-se. E então, a mãe fez algo inusitado: ergueu-se da banqueta e indicou-lhe o lugar, ficando de pé.

- Você vai sentar aqui, mocinha.

- Vai pentear meu cabelo, mãe? - Indagou Lesya, muito séria, tomando assento.

A mãe pegou uma escova e, antes de responder, passou-a lentamente pelos longos cabelos castanho-dourados da menina. Parou, admirando sua imagem e a da filha mais velha, juntas, no espelho.

- Você vai fazer 6 anos, Lesya... vai ganhar suas primeiras tranças hoje.

Lesya ergueu a cabeça e encarou a mãe.

- Tranças como as moças usam, mãe?

A mãe sorriu, sem desprender os olhos do espelho, escova na mão direita.

- Tranças como as moças do nosso povo usam, Larysa Petrivna Kosach - afirmou com orgulho. - Tranças que digam para todos que a virem: "aí está uma bela garota ucraniana".

E inclinando-se sobre a filha e encostando o rosto no dela, sussurrou:

- A trança está para uma garota assim como o orvalho está para a relva.

Voltou à postura anterior e começou a escovar os cabelos de Lesya em gestos rápidos, mas delicados. A menina apenas acompanhava a movimentação, sem entender o que realmente tudo aquilo significava; só sabia que era importante. O propósito ficou mais claro quando a mãe começou a trançar seu cabelo ao redor da cabeça, como se fosse uma grinalda.

"Não", corrigiu-se Lesya, assombrada. "Uma grinalda não. Uma coroa."

A mãe terminou o trabalho e ficaram as duas em silêncio, encantadas pelo reflexo do espelho.

- Você está linda! - Declarou a mãe, satisfeita com o próprio trabalho.

- Eu vou ter que usar essa coroa, mamãe?

- Em público sim, Lesya. É um símbolo da sua pureza e virgindade. Quando você se casar, suas tranças serão cortadas... ou desfeitas. E você terá que usar um lenço para cobrir a cabeça.

- Por que, mamãe?

A mãe pôs as mãos nas cadeiras, refletindo sobre o que diria em seguida. Depois, acariciou as tranças da filha enquanto falava.

- Nós somos ucranianas, e nossos costumes vêm de muito antes de termos aceito Cristo como nosso Salvador. Mas há pessoas que explicam essa tradição da seguinte forma: na Bíblia, São Paulo diz que apenas Deus possui autoridade sobre uma garota solteira, mas que quando ela se casa, essa autoridade vai para o marido. E o símbolo dessa autoridade é o lenço na cabeça.

Lesya ficou em silêncio, pensando sobre o que acabara de ouvir e sem saber se havia realmente entendido tudo. Mas, uma coisa estava muito clara para ela. Ergueu a cabeça e encarou a mãe.

- Mãe, acho que prefiro usar essa coroa para o resto da vida. Não quero me casar.

A mãe apoiou as mãos sobre os ombros dela. Depois, inclinou-se e beijou-a no alto da cabeça.

- São Paulo não teria nada contra esse desejo, Lesya.

E pegando-a pela mão para que se erguesse, convidou-a:

- Venha, vamos mostrar o seu novo penteado às suas irmãs!

- [02-07-2018]