Tema Número Cinco

- Estou montando uma grade de palestras sobre atualidades, - disse-me Lígia, num momento em que estávamos sozinhos na sala dos professores - e todos os dez temas são polêmicos. Mas o nº 5 pode ser uma casca de banana...

- Aborto? Pena de morte?

- Amor e sexo - respondeu, me encarando por sobre os óculos.

- Mas é um tema bastante popular... - ponderei - há até programas de TV sobre isso.

- Esse é o problema... é um tema tão vasto que temo que possamos perder o foco numa palestra de uma hora para adolescentes.

- Então vamos restringir a abordagem - sugeri. - Que tal... expectativas sobre o tema entre homens e mulheres... as influências sociais, culturais e religiosas... a mudança da mentalidade com o passar do tempo...

Parei de falar. Lígia riu.

- Viu como é difícil? Amor e sexo daria uma série de dez palestras, no mínimo... e só temos um dia para abordar o tema.

- Então vamos utilizar Erich Fromm e resumir tudo com: "amor é a força que impede a humanidade de se autodestruir, apesar de todas as tentativas em contrário". Lançamos o debate a partir daí.

- É um ponto de partida... - admitiu ela. E, ajeitando os óculos no rosto:

- Grata pelo cuidado.

- Quem ama, cuida - foi a minha resposta.

Lígia ficou me encarando, querendo sorrir, mas se contendo.

- Desde que essa não seja apenas uma forma de fugir da solidão e do medo da morte... - disse por fim.

- Estamos juntos nesse projeto, não estamos? - Insisti. - Se eu passo tanto tempo com você, é porque quero conhecê-la melhor.

Ela balançou a cabeça, vagarosamente.

- Esse é um bom ponto de partida.

E, juntando as mãos sobre a mesa:

- Vamos ver como você vai defender o seu ponto de vista perante um bando de adolescentes...

- Você vai assistir? - Foi a minha vez de sorrir.

- Vou estar na primeira fila - assegurou-me ela.

- [12-05-2018]