30 segundos

Sexta-feira à noite, a pista da danceteria do bar badalado estava cheia. Pedro não era exatamente fã de música eletrônica, mas o local lhe pareceu perfeito para tentar encontrar companhia - e mulheres desacompanhadas, havia muitas. Ficou circulando pelo ambiente, mais observando do que dançando, até que percebeu uma morena de cerca de 30 anos de idade, cabelos longos, vestido preto justo, requebrando num grupo de três garotas, quase tão bonitas quanto ela. Após fazer contato visual - e não ser rejeitado - resolveu que era hora de arriscar uma abordagem.

- Oi, eu sou o Pedro! - Apresentou-se, sorriso aberto, mão no peito.

- Oi Pedro! - Exclamou ela, para se fazer ouvir acima da música bate-estaca.

- Me acompanha num drinque?

A morena olhou para as amigas, como que pedindo ajuda. Ambas riram.

- Prometo que só vou levá-la até o mezanino, não vou fugir com ela! - Prometeu Pedro, erguendo as mãos.

As duas riram ainda mais.

- Vai, Paula! - Gritou outra morena, que parecia irmã da primeira.

Paula hesitou por talvez 10 segundos. Finalmente, virou-se para ele, ar determinado.

- Vamos! Aqui não dá pra conversar!

Subiram rapidamente para o mezanino pela escadaria interna, e ele a conduziu para fora, onde havia um grande terraço com mesas ao ar livre. Um garçom arranjou-lhes lugar e entregou dois cardápios.

- Já pedimos! - Avisou Pedro, dispensando o garçom. E, voltando-se para a acompanhante:

- Então, você é a Paula...

- Pois é. Somos quase uma dupla bíblica - riu-se ela.

- Você segue alguma religião? - Ele indagou, curioso.

- Nenhuma que me impeça de frequentar danceterias... não, então. E você?

- Nasci em uma, mas... também não.

- E o que você faz, Pedro? - Perguntou ela, muito séria.

- Eu ajudo pessoas - respondeu ele, ar matreiro.

- Ajuda pessoas a...?

- A realizarem seus sonhos com um investimento mínimo.

- Puxa vida, tirei a sorte grande! - Paula gracejou. - Tenho um monte de sonhos que nunca realizei porque custavam muito caro... seja mais específico, por favor.

- Meus clientes me pagam para vender suas ideias aos consumidores...

Paula encarou-o surpresa.

- Publicitário?

- Bingo! - Exclamou ele. - Você é esperta, Paula.

- Esperta e trabalho com marketing... outra coincidência, poderia dizer. Parabéns pela boa apresentação do seu produto!

E diante da cara de interrogação dele, explicou:

- Você, claro!

Pedro riu.

- Só espero que não seja propaganda enganosa - acrescentou ela em tom mordaz.

- Trabalhamos pela satisfação total do cliente - respondeu ele, juntando as mãos como em oração.

Paula ergueu o cardápio:

- E agora, vamos finalizar esse comercial com uma inserção da marca. Qual cerveja você bebe?

- [09-05-2018]